Notas sobre o amor
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Palavras-chave

Pedro Escosteguy
Encontros de Arte Moderna
vanguarda
arte brasileira
regime.

Como Citar

FREITAS, A. Notas sobre o amor: Pedro Escosteguy em Curitiba. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 127–143, 2017. DOI: 10.24978/mod.v1i1.734. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662258. Acesso em: 24 fev. 2024.

Resumo

Este artigo aborda a passagem de Pedro Escosteguy por Curitiba em 1972, quando o artista, participando do IV Encontro de Arte Moderna, apresentou obras de sua autoria realizadas entre 1967 e 1972. O objetivo central consiste em compreender algumas das alterações no imaginário da arte de vanguarda mobilizadas pela promulgação do AI-5, de dezembro de 1968, evento que institucionalizou a repressão autoritária durante o regime militar. Para tanto, serão analisadas as seguintes obras de Escosteguy apresentadas em Curitiba: o filme Arte pública, a performação da obra Juillet-14 (Liberté) e a instalação pública dos objetos participativos Ar (Arma) e Do amo ao amor.

https://doi.org/10.24978/mod.v1i1.734
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