Atlântica Moderna: a natureza feita de crochê e vidro
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Palavras-chave

Ana Maria Tavares. Lina Bo Bardi. Arte Brasileira Contemporânea. Artesanato. Design.

Como Citar

SOLFA, Marilia; MACHADO, Vanessa Rosa. Atlântica Moderna: a natureza feita de crochê e vidro: Produção artística e saber artesanal em Ana Maria Tavares e Lina Bo Bardi. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 250–270, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i2.4585. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662834. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

A produção da artista Ana Maria Tavares é lembrada pelo diálogo crítico que estabelece com a construção do espaço contemporâneo, especialmente com a arquitetura e o design. Se nas décadas de 1990 e 2000 suas propostas colocavam em questão a configuração dos espaços de trânsito e consumo e suas bem arquitetadas “armadilhas”, a última década marca uma redefinição em sua trajetória. Através da análise da exposição Atlântica Moderna: Purus e Negros, realizada em 2014 no Museu da Vale em Vitória-ES, investigamos o significado da incorporação de peças feitas em crochê em sua produção. Tomando como referência importante a obra da arquiteta Lina Bo Bardi, e em especial seu encontro com o “pré-artesanato” nordestino, Tavares atribui novas camadas à visão política e antropológica que a arquiteta tinha frente ao popular nos anos 1960, incorporando questões que envolvem as relações entre arquitetura, paisagem e natureza.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i2.4585
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