Sonia Andrade e Letícia Parente, duas videoartistas brasileiras em uma exposição de arte feminista de vanguarda dos anos 1970
DOI:
https://doi.org/10.24978/mod.v4i2.4553Palavras-chave:
Artistas mulheres. Arte feminista. Exposições de arte feminista. Videoarte brasileira. Vanguarda dos anos 1970.Resumo
Neste artigo, analisamos a presença de obras de Letícia Parente (1930-1991) e Sonia Andrade (1935) na exposição La Vanguardia Feminista de los años 70. Obras de la Verbund Collection, Vienna, sediada no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, entre 2019 e 2020. Para tanto, estabelecemos como objetivo identificar intencionalidades no projeto curatorial, a partir da análise dos vídeos Preparação 1 e Tarefa 1, de Letícia Parente, e do vídeo sem título de Sonia Andrade, percorrendo também algumas das produções que compartilham o espaço expográfico com as obras das artistas brasileiras. Por procedimento metodológico, recorremos a investigações sobre videoarte brasileira; à análise de fotografias e diários de campo produzidos durante visitas à exposição e ao catálogo Sammlung Verbund: The Verbund Art Collection, Vienna, sobre a coleção de arte feminista a partir da qual a exposição foi elaborada. Por resultados, explicitamos contradições e potencialidades que atravessam a participação de Letícia Parente e Sonia Andrade na exposição La Vanguardia Feminista de los años 70.
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