Resumo
Neste artigo, analisamos a presença de obras de Letícia Parente (1930-1991) e Sonia Andrade (1935) na exposição La Vanguardia Feminista de los años 70. Obras de la Verbund Collection, Vienna, sediada no Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, entre 2019 e 2020. Para tanto, estabelecemos como objetivo identificar intencionalidades no projeto curatorial, a partir da análise dos vídeos Preparação 1 e Tarefa 1, de Letícia Parente, e do vídeo sem título de Sonia Andrade, percorrendo também algumas das produções que compartilham o espaço expográfico com as obras das artistas brasileiras. Por procedimento metodológico, recorremos a investigações sobre videoarte brasileira; à análise de fotografias e diários de campo produzidos durante visitas à exposição e ao catálogo Sammlung Verbund: The Verbund Art Collection, Vienna, sobre a coleção de arte feminista a partir da qual a exposição foi elaborada. Por resultados, explicitamos contradições e potencialidades que atravessam a participação de Letícia Parente e Sonia Andrade na exposição La Vanguardia Feminista de los años 70.
Referências
CENTRO DE CULTURA CONTEMPORÂNEA DE BARCELONA (CCCB). Disponível em: < https://www.cccb.org/es/exposiciones/ficha/feminismos/231713>. Acesso em 15 dez. 2019.
COSTA, C. T. da. Videoarte no MAC. In: MACHADO, Arlindo (org). Made in Brasil. Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2007.
CRUZ, R. M. S. Cortes e recortes eletrônicos. In: MACHADO, Arlindo (org). Made in Brasil. Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2007.
hooks, b. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos tempos, 2018 [recurso digital].
MACHADO, A. As linhas de força do vídeo Brasileiro. In: MACHADO, A. (org). Made in Brasil. Três Décadas do Vídeo Brasileiro. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2007.
OLIVEIRA, M. M. de. Letícia Parente. The body and the opus as a witness of time. In: SCHOR, Gabriele. Feminist Avant-Garde. Art of the 1970s. The Sammlung Verbund Collection, Vienna. Munich, London, New York: Prestel, 2015.
PARENTE, A. Alô, é a Letícia? In: PARENTE, A.; MACIEL, K. (orgs.) Leticia Parente. Rio de Janeiro: +2 Editora, 2011.
SAMMLUNG VERBUND, 2020. Disponível em: <https://www.verbund.com/en-at/about-verbund/responsibility/art-collection>. Acesso em 03 jan. 2020.
SCHROEDER, C. S. As artes visuais sob vigilância: censura e repressão nos anos de ditadura. MODOS. Revista de história da arte. v. 3, n. 3, p. 45-59, 2019.
SCHOR, G. Feminist Avant-Garde. Art of the 1970s. The Sammlung Verbund Collection, Vienna. Munich, London, New York: Prestel, 2015.
TRIZOLI, T. Atravessamentos feministas: um panorama de mulheres artistas no Brasil dos anos 60/70. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo: São Paulo, 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 MODOS