Apresentação. Intersecções do exílio
PDF

Como Citar

OLIVEIRA, Leonor de; COUTO, Maria de Fátima Morethy. Apresentação. Intersecções do exílio: Redes artísticas transnacionais, associações e colaborações. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 86–90, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i1.4526. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662874. Acesso em: 2 dez. 2024.

Resumo

No campo das artes, processos de migração, voluntários ou forçados, desempenham papel crucial na criação e difusão de ideias, conceitos e novas formas de expressão artística, rompendo barreiras entre "centro" e "periferia", estilhaçando cânones e modelos. A circulação e mobilidade de artistas e agentes culturais nas mais diferentes regiões do globo promoveu a constituição de redes criativas e de coletivos artísticos que cruzaram, por isso, diferentes experiências de desenraizamento cultural, experimentalismo bicultural, projetos artísticos individuais e programas de solidariedade política e social. A associação entre artistas e galeristas, curadores e colecionadores (muitas vezes também eles em migração) nos países de destino deu visibilidade e estruturou essas colaborações criativas, tornando o seu papel relevante em contextos distintos, os de partida e de chegada, articulando deste modo múltiplas realidades e práticas artístico-culturais. Este dossiê sublinha o impacto de projetos colaborativos transculturais na (re)definição de contextos artísticos locais, no agenciamento político e social e no diálogo intercultural, dando particular atenção a grupos formais ou informais que desafiaram narrativas historiográficas, sobretudo as produzidas no universo europeu e norte-americano, diversificaram formas de intervenção e exposição e definiram novas geografias de intercâmbio.  

https://doi.org/10.24978/mod.v4i1.4526
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.