Bernard Berenson, Lionello Venturi e a crítica de arte italiana
PDF

Palavras-chave

Lionello Venturi. Bernard Berenson. Crítica de arte. Renascimento. Modernismo.

Como Citar

MARINHO, Fernanda. Bernard Berenson, Lionello Venturi e a crítica de arte italiana: Uma introdução ao epistolário (1907-1957). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 189–204, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i1.4283. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662882. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A formação da crítica de arte italiana dá-se ao longo do complicado período do entre guerras, marcado pelas dificuldades socioculturais geradas pela política fascista. Dois protagonistas desse cenário foram Bernard Berenson, americano que fixa endereço na famosa Villa I Tatti e se dedica devotamente ao Renascimento italiano, e Lionello Venturi, que introduz o método da crítica de arte por meio de uma perspectiva anticlássica que muito incomodava a ortodoxia acadêmica. O epistolário Berenson-Venturi apresenta mais de 100 cartas trocadas entre eles ao longo de 50 anos. Este artigo apresenta uma breve análise dos assuntos contemplados no epistolário e principalmente da relação entre seus protagonistas. Aproximados pelo comum interesse pela arte veneziana, Berenson e Venturi encontrarão um no outro não apenas a amizade, mas também um apoio intelectual fundamental àquele que nunca deixou de se sentir estrangeiro na Itália e também ao próprio italiano, que sempre precisou enfrentar os conterrâneos para promover seus ideais de modernidade. O epistolário nos fornece uma interessante fonte aos estudos sobre as relações entre a estética renascentista e aquela moderna no cenário de formação da crítica de arte italiana.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i1.4283
PDF

Referências

BERENSON, Bernard. The Study and Criticism of Italian Art. London: Second Series, 1902.

_____. Une ‘Madone’ d’Antonello de Messine. Gazette des Beaux-Arts, Paris, 55º année, 1913.

_____. Lorenzo Lotto: an essay in constructive art criticism. London: George Bell and Sons, 1905.

_____. I pittori italiani del Rinascimento. Milano: Hoelpi, 1948. (1°ed. 1936)

CALO, Mary Ann. The ‘Protean Acrobat of Painters’ and the ‘Ostentation of the Obvious’: Bernard Berenson on Modern Art. Archives of American Art Journal, New York, vol. 34, n.2, 1994.

DAMIANI, Elena. Il ruolo dei primi contatti epistolari tra Bernard Berenson e Lionello Venturi nella riscoperta critica di Antonello da Messina. In: VALERI, Stefano (a cura di). La Fucina di Vulcano. Studi sull’arte per Sergio Rossi. Roma: Lithos Editrice, 2016, p. 207-217.

FIOROT, Massimo. Lionello Venturi: da Venezia a Firenze. In: VALERI, Stefano (a cura di). La Fucina di Vulcano. Studi sull’arte per Sergio Rossi. Roma: Lithos Editrice, 2016, p. 219-225.

GARBOLI, Cesare et MONTAGNAMI, Cristina (a cura di). Bernard Berenson e Roberto Longhi. Lettere e scartafacci. 1912 – 1957. Milano: Adelphi Edizione, 1993.

GINZBURG, Carlo. Appendice III. Berenson, Longhi e la riscoperta di Piero (1912-1914). In: Indagini su Piero. Torino: Biblioteca Einaudi, 2001.

IAMURRI, Laura. Adolfo Venturi e Bernard Berenson. In: D’ONOFRIO, Mario (a cura di). Adolfo Venturi e la Storia dell’Arte oggi. Modena: Franco Cosimo Panini, 2008.

LONGHI, Roberto. Piero dei Franceschi e lo sviluppo della pittura veneziana. L’Arte, Milano, anno XVIII, 1914.

MINARDI, Mauro. Morelli, Berenson, Proust. ‘The art of Connoisseurship’. Berenson e la Francia. Studi di Memofonte, Firenze, n. 14, 2015.

VENTURI, Antonello. Dal nazionalismo familiare all’esilio. Nuova documentazione su Lionello Venturi, la guerra e la politica italiana, 1910-1932. In: VARALLO, F. (a cura di). Dal nazionalismo all’esilio. Gli anno torinesi di Lionello Venturi (1914-1932). Torino: Nino Aragno Editore, 2016, p. 23-113.

VENTURI, Lionello. Le origini della pittura veneziana: 1300-1500. Venezia: Istituto veneto di arti grafiche, 1907.

_____. La pala d’Antonello da Messina a Palazzolo Acreide. L’Arte, Milano, 1906.

_____. Studi Antonelliani. L’Arte, Milano, anno XI, fasc. I,1908.

_____. La critica e l’arte di Leonardo da Vinci. Bologna: Zanichelli editore, 1919.

_____. Il gusto dei primitivi. Torino: Einaudi, 1972. (1°ed. 1926)

_____. Gli schemi del Woelfflin. In: Pretesti di critica. Milano: Hoelpi, 1929.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.