As exposições de Arte Latino-americana no Riverside Museum de Nova York em 1939 e 1940

Trâmites da organização da seção brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24978/mod.v3i1.4114

Palavras-chave:

Exposição, arte brasileira, arte latino-americana, Feira de Nova York, Museu Riverside.

Resumo

O Brasil participou de duas exposições coletivas de arte latino-americana, nos Estados Unidos, nos anos de 1939 e 1940. Tais exposições foram realizadas no Museu Riverside, de Nova York, e estavam vinculadas ao grande evento desses anos, a “Feira de Nova York”, organizada pelo governo dos Estados Unidos, com a participação de diversas nações. Este artigo apresenta e analisa a dinâmica da organização da seção brasileira nas duas mostras, observando os resultados em sua configuração final, em uma perspectiva ainda inicial de pesquisa, que parte dos catálogos e dos relatórios publicados pelo governo brasileiro, sobre os eventos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Gomes Cardoso, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Artes, na área de História da Arte e Mestre em História, na área de História da Arte, com graduação em Artes Plásticas, títulos obtidos na Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALMEIDA, P. M. de. O Portinarismo. O Estado de S. Paulo – Suplemento Literário, 10 nov. 1962, p. 42.

_____. O Antiportinarismo. O Estado de S. Paulo – Suplemento Literário, 5 jan. 1963, p. 38.

ANDRADE, M. de. Esta Paulista Família. O Estado de S. Paulo, 2 jul. de 1939a, p.4.

_____. Obras novas de Cândido Portinari. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, n. 134, 1939b.

BATISTA, M.R. Os artistas brasileiros na Escola de Paris – Anos 20. São Paulo: Ed. 34, 2012.

CARDOSO, R. G. A Exposição de Arte Brasileira no Roerich Museum de Nova Iorque, 1930. In: Anais do Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Uberlândia-UFU/CBHA, 2014, p. 1027-1035.

CARDOSO, R.G. Arte da América Latina na crítica de arte de Raymond Cogniat, 1926. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 19, jul./dez., 2015, p. 252-267.

COMAS, C. E. Feira Mundial de Nova de York de 1939, Pavilhão Brasileiro. ARQTEXTO (UFRGS), v. 16, 2010, p. 56-97.

FALBEL, Anat. Espaço e interações na historiografia da arquitetura moderna brasileira. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 18, n. 29, Jun. 2011, p. 34-52.

GREET, M. Occupying Paris: The First Survey Exhibition of Latin American Art. Journal of Curatorial Studies, v. 3, issue 2 e 3, 2014, p. 212–236.

MARTINS, L. Carlos Drummond de Andrade, Portinari e o Touro Ferdinando. Dom Casmurro, 26 ago. 1939, p. 7 e 11.

MENEGUELLO, C. Sigaud, operário da pintura. Revista História (São Paulo), vol. 33, n. 1, Jan.-Jun. 2014, p. 27-49.

RIBEIRO, Cecília. Robert Smith, diálogos e pesquisas no Brasil. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo - PUCMinas, v. 21, n. 28, 1º sem. 2014, p. 87-99.

ROWE, L.S. Latin American Exhibition of Fine and Applied Arts. Catálogo de Exposição. New York: Riverside Museum, 1939.

_____. Latin American Exhibition of Fine Arts. Catálogo de Exposição. New York: Riverside Museum, 1940.

SQUEFF, L. Originalidade e modernidade na arte Latino-Americana: a Exposição de Arte Latino Americana [Exposition d'Art Américain-Latin] de Paris (1924). In: MAGALHÃES, A.G. Colóquio LABEX Brasil-França – Uma história da arte alternativa: outros objetos, outras histórias – Da história colonial ao pós-modernismo. São Paulo: MAC USP, 2016, p. 250-268.

SMITH, Robert C. Brazilian Painting in New York. Bulletin of Pan American Union, September 1939, p. 500-506.

VIDAL, A. Circular aos Srs. Interventores Federais – Anexo 4. In: VIDAL, Armando. O Brasil na Feira Mundial de Nova York de 1939 – Relatório Geral. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1941, p. 77.

VIDAL, A. O Brasil na Feira Mundial de Nova York de 1940 – Relatório Geral. 1.a Parte. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.

ZANINI, W. Exposições coletivas brasileiras no exterior. In: BRITES, Blanca; CATTANI, Iclea; KERN, Maria Lúcia Bastos (orgs.). Anais do Comitê Brasileiro de História da Arte. Porto Alegre: UFRGS, FAPERGS, CNPq, 1991, p. 175-180.

Downloads

Publicado

2019-01-18

Como Citar

CARDOSO, R. G. As exposições de Arte Latino-americana no Riverside Museum de Nova York em 1939 e 1940: Trâmites da organização da seção brasileira. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 09–24, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i1.4114. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662924. Acesso em: 6 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Colaborações