As exposições de Arte Latino-americana no Riverside Museum de Nova York em 1939 e 1940
PDF

Palavras-chave

Exposição
arte brasileira
arte latino-americana
Feira de Nova York
Museu Riverside.

Como Citar

CARDOSO, Renata Gomes. As exposições de Arte Latino-americana no Riverside Museum de Nova York em 1939 e 1940: Trâmites da organização da seção brasileira. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 09–24, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i1.4114. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662924. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O Brasil participou de duas exposições coletivas de arte latino-americana, nos Estados Unidos, nos anos de 1939 e 1940. Tais exposições foram realizadas no Museu Riverside, de Nova York, e estavam vinculadas ao grande evento desses anos, a “Feira de Nova York”, organizada pelo governo dos Estados Unidos, com a participação de diversas nações. Este artigo apresenta e analisa a dinâmica da organização da seção brasileira nas duas mostras, observando os resultados em sua configuração final, em uma perspectiva ainda inicial de pesquisa, que parte dos catálogos e dos relatórios publicados pelo governo brasileiro, sobre os eventos.

https://doi.org/10.24978/mod.v3i1.4114
PDF

Referências

ALMEIDA, P. M. de. O Portinarismo. O Estado de S. Paulo – Suplemento Literário, 10 nov. 1962, p. 42.

_____. O Antiportinarismo. O Estado de S. Paulo – Suplemento Literário, 5 jan. 1963, p. 38.

ANDRADE, M. de. Esta Paulista Família. O Estado de S. Paulo, 2 jul. de 1939a, p.4.

_____. Obras novas de Cândido Portinari. Suplemento em Rotogravura de O Estado de S. Paulo, n. 134, 1939b.

BATISTA, M.R. Os artistas brasileiros na Escola de Paris – Anos 20. São Paulo: Ed. 34, 2012.

CARDOSO, R. G. A Exposição de Arte Brasileira no Roerich Museum de Nova Iorque, 1930. In: Anais do Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Uberlândia-UFU/CBHA, 2014, p. 1027-1035.

CARDOSO, R.G. Arte da América Latina na crítica de arte de Raymond Cogniat, 1926. Revista Eletrônica da ANPHLAC, n. 19, jul./dez., 2015, p. 252-267.

COMAS, C. E. Feira Mundial de Nova de York de 1939, Pavilhão Brasileiro. ARQTEXTO (UFRGS), v. 16, 2010, p. 56-97.

FALBEL, Anat. Espaço e interações na historiografia da arquitetura moderna brasileira. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 18, n. 29, Jun. 2011, p. 34-52.

GREET, M. Occupying Paris: The First Survey Exhibition of Latin American Art. Journal of Curatorial Studies, v. 3, issue 2 e 3, 2014, p. 212–236.

MARTINS, L. Carlos Drummond de Andrade, Portinari e o Touro Ferdinando. Dom Casmurro, 26 ago. 1939, p. 7 e 11.

MENEGUELLO, C. Sigaud, operário da pintura. Revista História (São Paulo), vol. 33, n. 1, Jan.-Jun. 2014, p. 27-49.

RIBEIRO, Cecília. Robert Smith, diálogos e pesquisas no Brasil. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo - PUCMinas, v. 21, n. 28, 1º sem. 2014, p. 87-99.

ROWE, L.S. Latin American Exhibition of Fine and Applied Arts. Catálogo de Exposição. New York: Riverside Museum, 1939.

_____. Latin American Exhibition of Fine Arts. Catálogo de Exposição. New York: Riverside Museum, 1940.

SQUEFF, L. Originalidade e modernidade na arte Latino-Americana: a Exposição de Arte Latino Americana [Exposition d'Art Américain-Latin] de Paris (1924). In: MAGALHÃES, A.G. Colóquio LABEX Brasil-França – Uma história da arte alternativa: outros objetos, outras histórias – Da história colonial ao pós-modernismo. São Paulo: MAC USP, 2016, p. 250-268.

SMITH, Robert C. Brazilian Painting in New York. Bulletin of Pan American Union, September 1939, p. 500-506.

VIDAL, A. Circular aos Srs. Interventores Federais – Anexo 4. In: VIDAL, Armando. O Brasil na Feira Mundial de Nova York de 1939 – Relatório Geral. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1941, p. 77.

VIDAL, A. O Brasil na Feira Mundial de Nova York de 1940 – Relatório Geral. 1.a Parte. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.

ZANINI, W. Exposições coletivas brasileiras no exterior. In: BRITES, Blanca; CATTANI, Iclea; KERN, Maria Lúcia Bastos (orgs.). Anais do Comitê Brasileiro de História da Arte. Porto Alegre: UFRGS, FAPERGS, CNPq, 1991, p. 175-180.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.