It’s about the way you look

The art of Danh Võ’s exhibitions as told by his invitation cards

Autores

  • Jonathan Maho Sorbonne Paris Cité University

DOI:

https://doi.org/10.24978/mod.v3i2.4217

Palavras-chave:

Danh Võ, Estudos curatoriais, exposição, cartão de visita, arte conceitual.

Resumo

Frequentemente consideradas “enigmáticas” por críticos de arte e profissionais de museus, as exposições de Dahn Võ têm sido regularmente apresentadas de modo a construir uma “rede de relacionamentos” que, a princípio, parece difícil de decifrar. Tão enigmáticas quando suas próprias obras (feitas com artefatos que podem ser descritos como contraditórios entre si), suas exposições são organizadas com uma seleção eclética de peças que, de fato, parecem mal arranjadas. Este artigo se propõe a compreender este tema a partir dos cartões de visita de Danh Võ e dos materiais efêmeros de suas exposições. Argumenta-se que, em muitos casos, as ferramentas utilizadas pelo artista para anunciar suas mostras oferecem dicas valiosas, que nos ajudam a melhor compreender o processo de criação que o levou a propor esses arranjos não convencionais de obras de arte. Com foco em duas exposições representativas (Go Mo Ni Ma Da, em Paris, e Autoerotic Asphyxiation, em Nova York), o texto a seguir convida a abraçar um método de interpretação original e a reexaminar a maneira como a “rede de relacionamentos” acionada suas exposições foi analisada até o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Maho, Sorbonne Paris Cité University

Jonathan Maho is an art historian and editor based in Berlin. He holds a Ph.D. in American visual and cultural history from the Sorbonne Paris Cité University. He has written on issues related to censorship, performative images and interpretation methods. The present article is based on the research made in preparation of a book that he is currently writing (Danh Võ / Indochina. A new take on art and history, 2020)

Referências

BETZ, J. Bartholdi. Paris: Les Éditions de Minuit, 1954.

BRINSON, K. (ed.). Danh Võ: Take my breath away. New York: Guggenheim Museum Publications, 2018.

BROVALL, S. Jagten På Danh Võ. Politikien, “Kultur” section, 1 June 2013.

CHAILLOU, T. Danh Võ: an interview. Flash Art Online, 24 September 2013, ˂http://-www.flashartonline.com/2013/09/danh-vo-24-09-2013-interview/˃ (consulted 3 April 2019).

EICHLER, D. Danh Võ, in conversation with Dominic Eichler. In: DZIEWIOR, Y. (ed.). Wessen Geschichte – Vergangenheit in der Kunst der Gegenwart, Cologne, König, 2009.

HARRIS, S. Later for others: Danh Vo at artists Space. Idiom, 25 September 2010, ˂http://idiommag.com/2010/09/later-for-others-danh-vo-at-artists-space/˃ (consulted 3 April 2019).

MAERKLE, A. Danh Võ: (Autoerotic Asphyxiation), art-it.asia, 4 February 2011, ˂http://www.art-it.asia/u/admin_ed_feature_e/fNzRjd5SrUcQ9whmx0Ho˃ (consulted 2 April 2019).

MAERKLE, A. Danh Võ: (Cruising), art-it.asia, 4 February 2011, ˂https://www.art-it.asia/en/u/admin_ed_feature_e/jDTrUbsO8lkV6XvMe2gi˃ (consulted 2 April 2019).

MORRISROE, P. Mapplethorpe: a biography. New York: Random House, 1995.

SCHERF, A. (ed.). Danh Võ: Go Mo Ni Ma Da. Paris: Dilecta / Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, 2013.

TAYLOR, N. The document as event: vietnamese artists’ engagements with history. Art Journal, vol. 77, n. 4, Winter 2018.

VÕ, D. Phụng Võ 2009–2012. Bregenz: Kunsthaus Bregenz, 2012.

ZION, A. Ascetic desire, Fillip, n. 14, Summer 2011, ˂https://fillip.ca/content/ascetic-desire˃ (consulted 2 April 2019).

Downloads

Publicado

2019-05-18

Como Citar

MAHO, J. It’s about the way you look: The art of Danh Võ’s exhibitions as told by his invitation cards. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 09–26, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i2.4217. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662974. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Colaborações