Apresentação. O artista em representação
PDF

Palavras-chave

Representações de artistas
representações da história da arte
alegorias do ofício
vida dos artistas.

Como Citar

CAVALCANTI, Ana; PITTA, Fernanda. Apresentação. O artista em representação: Imagens de artistas através da História da Arte. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 96–101, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i2.4213. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662978. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Com o objetivo de indagar a respeito das construções históricas da imagem do artista, trazendo a reflexão para o contexto brasileiro e latino-americano, propomos, neste dossiê, o tema “o artista em representação”. Explorado na literatura artística de língua francesa e inglesa, esse objeto de pesquisa adquire pertinência especial nesse universo geográfico específico, marcado pelas distinções sociais relativas ao trabalho manual e à formação tardia do meio de arte no sentido moderno. Os modos como compreendemos essa figura na história da arte resultam dos discursos visuais e textuais construídos sobre ela. Suas representações estão presentes em retratos e autorretratos, esculturas, pinturas e gravuras. Ela também é construída através da crítica artística, na imprensa, na caricatura, em peças de literatura, em biografias ou autobiografias. Nosso ponto de partida foi a seguinte questão: de que modos as transformações da percepção sobre os artistas e suas significações (sociais, culturais, simbólicas e políticas) marcaram as escritas da história da arte? 

https://doi.org/10.24978/mod.v3i2.4213
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.