Resumo
A imprensa foi um dos principais veículos de divulgação da imagem do artista. Nas décadas de 1840 a 1860, a construção de sua identidade, a promoção de suas habilidades e suas funções transcorreram de forma crescente nos jornais e periódicos, onde a descrição destas características por meio da escrita era elemento fundamental para a sua apresentação e reconhecimento perante o público. Neste campo, os artistas franceses residentes no Rio de Janeiro e que não integravam a Academia Imperial de Belas Artes foram grandes protagonistas. Pretende-se, neste artigo, a partir de uma pequena amostra de seis artistas – Louis Boulanger, Gros de Prangey, Alfred Martinet, os irmãos Moreaux e Sébastien Sisson -, analisar como estas descrições eram realizadas na imprensa a fim de construir sua autoimagem e promoção.
Referências
BALDASARRE, Maria Isabel. La imagen del artista. La construccion del artista professional a través de la prensa ilustrada. In: MALOSETTI COSTA, Laura; GENE, Marcela (compiladoras). Impresiones porteñas: imagen y palabra en la historia cultural de Buenos Aires. Buenos Aires: Edhasa, 2009.
________. Retratos de atelier entre Europa y América. In VALLE, A.; DAZZI, C.; PORTELLA, I. (orgs.). Oitocentos. Tomo IV: O ateliê do artista. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, Dezenovevinte, 2017.
BONNET, Alain. La transformation de l’artiste. In: Catalogue l’artiste en représentation. Lyon: Fage Éditions, 2012.
CAMPIOFIORITO. História da pintura brasileira no século XIX. Vol. 3. A pintura posterior à Missão Francesa. 1835-1870. Rio de Janeiro: Edições Pinacotheke, 1983.
CATALOGUE SALON. Explication des ouvrages de peinture et dessins, sculpture, architecture et gravure des artistes vivants. Paris, 1838.
DIAS, Elaine. Paisagem e Academia. Félix-Émile Taunay e o Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
ESNER, Rachel. Nos artistes chez eux. L’image des artistes dans la presse illustrée. In: Catalogue l’artiste en représentation. Lyon: Fage Éditions, 2012.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e letra. São Paulo: Edusp, 1994.
FERREZ, Gilberto. A fotografia no Brasil. 1840-1900. Rio de Janeiro: Funarte, 1985.
HALLWELL, Lawrence. O Livro no Brasil: sua história. São Paulo: Edusp, 2005.
MACIEL LEVY, Carlos. Exposições Gerais da Academia Imperial e da Escola Nacional de Belas Artes. Período monárquico. Catálogo de Artistas e obras entre 1840 e 1884. Rio de Janeiro: ArteData, 2003.
MAUAD, Ana Maria. Imagem e autoimagem no Segundo Reinado. In: ALENCASTRO, L. F. História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MARQUES DOS SANTOS, Francisco. Dois artistas franceses no Rio de Janeiro: Armand Julien Pallière e Luiz Aleixo Boulanger. In: Revista do SPHAN, n. 3, 1939.
SANTOS, Renata. A imagem gravada. A gravura no Rio de Janeiro entre 1808 e 1853. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SCHWARCZ, Lília. As barbas do imperador. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
SILVA, Rosangela. O espaço do criador em um espaço de criação: a imprensa ilustrada oitocentista e o artista na América Latina. In: VALLE, A.; DAZZI, C.; PORTELLA, I. (orgs.). Oitocentos. Tomo IV: O ateliê do artista. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, Dezenovevinte, 2017.
SIMIONI, Ana Paula. Profissão artista. Pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: Edusp, 2008.
VALLE, Arthur. A imagem do artista na imprensa carioca entre fins do século XIX e início do XIX. In: Catálogo da exposição Trabalho de artista: imagem e autoimagem (1826-1929). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 MODOS