Produção cultural indígena e história da arte no Brasil
PDF

Palavras-chave

Artes indígenas. Exposições. Mário Pedrosa. Darcy Ribeiro. Alegria de Viver
Alegria de Criar.

Como Citar

REINALDIM, Ivair. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: Exposições e seus enunciados (parte I – Alegria de Viver, Alegria de Criar). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 135–151, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i3.4303. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663184. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Apresenta-se neste texto o primeiro movimento de uma reflexão que objetiva articular revisão historiográfica, pesquisa documental e análise de diferentes concepções sobre as artes indígenas no Brasil, tendo como objeto de investigação exposições brasileiras dedicadas ao tema. De modo a recortar o problema proposto, optou-se neste momento (parte I) por considerar um estudo de caso em sua singularidade: a mostra Alegria de Viver, Alegria de Criar (1977-1978), idealizada por Mário Pedrosa, mas não concretizada. Pretende-se considerar as abordagens teórico-metodológicas referentes à concepção e ao planejamento da proposição, averiguando-se de que modo o universo conceitual da mostra permite observar a relação direta entre o pensamento curatorial e/ou institucional e indícios da persistência de certa visão histórica sobre a produção cultural dos povos indígenas no país. Este ensaio objetiva igualmente articular a relação entre “objetos” de (investigação em) arte, teorias da arte e antropologia, a partir dos estudos curatoriais.

https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4303
PDF

Referências

CARVALHO, E. O encontro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 fev. 1997. Disponível em: ˂http://www.tupinambah.com.br/1977-o-encontro-entre-glauber-darcy-gullar-e-pedrosa/˃. Acesso em: maio de 2019.

CORRÊA, P. Arte indígena e arte brasileira: justaposições críticas com Mário Pedrosa. VIS, Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, Brasília, vol. 15, n. 2, p. 319-338, jul.-dez. 2016.

GELL, A. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ, Rio de Janeiro, ano VIII, n. 8, pp. 174-191, 2001.

PAPE, L. Catiti Catiti, na terra dos Brasis. Rio de Janeiro, 1980. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – IFCS-UFRJ, Rio de Janeiro, 1980.

PAPE, L. Mário Pedrosa – fragmentos de uma conversa. In: PEDROSO, Franklin; VASQUEZ, Pedro. Mário Pedrosa: arte, revolução, reflexão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 1991, p. 21-22.

PEDROSA, M. Mário Pedrosa: confissões de um livre pensador. Entrevista concedida a Cláudio Kahns, Sergio Gomes e João Marcos Pereira. Folha de S. Paulo, Ilustrada, São Paulo, 20 dez. 1977.

_____. Mário Pedrosa. A Arte não é fundamental. A profissão do intelectual é ser revolucionário... Pasquim, ano XIII, Rio de Janeiro, n. 646, p. 7-11, 12 a 18 nov. 1981. Republicado em: Arte & Ensaios, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ, Rio de Janeiro, n. 34, p. 206-213, dez 2017.

_____. Discurso aos Tupiniquins ou Nambás. In: FERREIRA, Glória (org.). Crítica de arte no Brasil: temáticas contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006, p. 467-471.

QUINTELLA, P. C. Mário Pedrosa entre os tupiniquins ou nambás: uma perspectiva primitivista para a arte pós-moderna. Rio de Janeiro, 2018. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, Rio de Janeiro, 2018.

REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: a problemática do deslocamento/descolamento. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO EM HISTÓRIA DA ARTE, 36. Anais... Campinas: CBHA, 2016, p. 530-539.

_____. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico. MODOS, Revista de História da Arte, Campinas, v. 1, n. 1, p. 25-39, jan. 2017.

REINALDIM, I; SOMMER, M. F. Experimentar o experimental: onde a pureza é um mi(s)to. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE RELAÇÕES SISTÊMICAS DA ARTE, 1. Anais... Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018, p. 74-84.

RIBEIRO, D. Arte índia. In: ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. vol. 1. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983, p. 46-87.

_____. Arte índia. In: RIBEIRO, Darcy et alii. Suma etnológica brasileira. vol. 3. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Finep, 1986, p. 29-64. Disponível em: ˂www.etnolinguistica.org/suma˃. Acesso em: maio de 2019.

STREVA, Sonia. As vanguardas já nascem cansadas. GAM, Rio de Janeiro, set. 1977. Republicado em: OITICICA FILHO, César (org.). Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013, p. 116-119.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.