As artes visuais sob vigilância
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Palavras-chave

Regime civil-militar. Censura. Resistência. Arte de vanguarda.

Como Citar

SCHROEDER, Caroline Saut. As artes visuais sob vigilância: Censura e repressão nos anos de ditadura. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 45–59, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i3.4300. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663187. Acesso em: 5 nov. 2024.

Resumo

Tendo como ponto de partida os documentos referentes ao dossiê Non à la Biennale de São Paulo, dispositivo impresso que contribuiu para alavancar o boicote coletivo e internacional à Bienal de São Paulo, em 1969, em reação à política autoritária do regime civil-militar, este artigo propõe uma discussão sobre a vigilância, censura e repressão às manifestações artísticas desde os primeiros anos da ditadura até a efetivação do boicote à bienal, com o intuito de avaliar seus efeitos e os desacordos em torno dos julgamentos da arte. Ao impor critérios políticos e morais, desqualificando o pensamento crítico, o autoritarismo do regime interferiu no circuito e nos sentidos da arte.

https://doi.org/10.24978/mod.v3i3.4300
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Documentos

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