A antropologia política da imagem na XVII Bienal de Fotografia da Cidade do México
PDF

Palavras-chave

Fotografia contemporânea
antropologia
políticas da imagem
exposições fotográficas
México.

Como Citar

ARAUJO, Virginia Gil. A antropologia política da imagem na XVII Bienal de Fotografia da Cidade do México. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 138–154, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i3.2372. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663218. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O ensaio interroga os modos como a mais recente produção fotográfica exposta na XVII Bienal de Fotografía da cidade do México (2016) se articula com a proposta da curadoria da exposição e com a função social do Centro de la Imagen como instituição pública empenhada em abandonar posições restritivas e adotar discursos inclusivos. A partir dos múltiplos desvios que colocam em crise a fotografia documental, a autora busca entender a fotografia contemporânea no México como experiência imersiva que circunscreve as profundas mudanças no imaginário social. Para elucidar tal problemática, busca articular a crítica aos apontamentos teóricos e conceituais.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.2372
PDF

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2004.

_________, O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Traducción: Gonzalo María Vélez Esinosa. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.

BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Tradução: Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

CUEVAS, Vesta Mónica Herrerías. O escandaloso caso do retrato fotográfico da burguesia mexicana e suas convenções desalmadas. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de; SANTOS, Alexandre. Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp.65-76. Tradução: Rodrigo Montero

DEBROISE, Olivier. Fuga mexicana: un recorrido por la fotografia eí México. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.

DEUTSCHE, Rosalyn. A arte de ser testemunha na esfera pública dos tempos de guerra. Revista Concinnitas, ano 10, volume 2, número 15, dez. 2009, p. 174-183.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

FABRIS, Annateresa. Fotografia e memória: teses em confronto. In: Em torno da imagem e da memória. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016.

FLORES, Laura González. Instantáneas del fin de la fotografia mexicana. In: CARRERAS, Claudi. Conversaciones con fotógrafos mexicanos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

___________. Bad new days: art, criticism, emergency. New York: Verso, 2017.

GARZA, Amanda de la; DOMÍNGUEZ, Irving. Anacronismos de las imágenes: documentos y otras recuperaciones. In: CATÁLOGO da XVII Bienal de Fotografía 2016. Ciudad de México: Centro de la Imagen de la Secretaría de Cultura, 2016, pp. 13-21.

GUASCH, Anna Maria. El momento archival (Los modos del archivo). In: El arte del siglo XX en sus exposiciones. 1945-2007. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2009, p. 436-448.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2003.

MOLINA, Fulvia. Arte, memória e direitos humanos. Lua Nova Revista de Cultura e Política. In: A memória (ativa) da arte, 2015, n. 96, p.101-115.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução: Ari Roitman e Paulina Whacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução: Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WFM Martins Fontes, 2012.

RULFO, Juan. Luvina. In: RULFO, J. Obras. Barcelona: Editorial RM & Fundación Rulfo, 2014.

RUSSELL, Jacoby. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica. Tradução: Carolina de Melo Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

SCHMELZ, Itala. Introducción. In: CATÁLOGO da XVII Bienal de Fotografía 2016. Ciudad de México: Centro de la Imagen de la Secretaría de Cultura, 2016, p. 9-12.

TELL, Verónica e RUIZ, Iván. La fotografia y lo fotográfico: cuestionamientos mediales. In: Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigaciones en Arte (CAIA), n. 7 / 2do Semestre 2015, p.121-123.

TRUEBA, César Carrillo. El racismo en México. México: Fundación W. K. Kellogg, 2016.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.