A antropologia política da imagem na XVII Bienal de Fotografia da Cidade do México
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Fotografia contemporânea
antropologia
políticas da imagem
exposições fotográficas
México.

Cómo citar

ARAUJO, Virginia Gil. A antropologia política da imagem na XVII Bienal de Fotografia da Cidade do México. MODOS, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 138–154, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i3.2372. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663218. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumen

O ensaio interroga os modos como a mais recente produção fotográfica exposta na XVII Bienal de Fotografía da cidade do México (2016) se articula com a proposta da curadoria da exposição e com a função social do Centro de la Imagen como instituição pública empenhada em abandonar posições restritivas e adotar discursos inclusivos. A partir dos múltiplos desvios que colocam em crise a fotografia documental, a autora busca entender a fotografia contemporânea no México como experiência imersiva que circunscreve as profundas mudanças no imaginário social. Para elucidar tal problemática, busca articular a crítica aos apontamentos teóricos e conceituais.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.2372
PDF (Português (Brasil))

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2004.

_________, O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.

BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Traducción: Gonzalo María Vélez Esinosa. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.

BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Tradução: Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

CUEVAS, Vesta Mónica Herrerías. O escandaloso caso do retrato fotográfico da burguesia mexicana e suas convenções desalmadas. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de; SANTOS, Alexandre. Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp.65-76. Tradução: Rodrigo Montero

DEBROISE, Olivier. Fuga mexicana: un recorrido por la fotografia eí México. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.

DEUTSCHE, Rosalyn. A arte de ser testemunha na esfera pública dos tempos de guerra. Revista Concinnitas, ano 10, volume 2, número 15, dez. 2009, p. 174-183.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

FABRIS, Annateresa. Fotografia e memória: teses em confronto. In: Em torno da imagem e da memória. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016.

FLORES, Laura González. Instantáneas del fin de la fotografia mexicana. In: CARRERAS, Claudi. Conversaciones con fotógrafos mexicanos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

___________. Bad new days: art, criticism, emergency. New York: Verso, 2017.

GARZA, Amanda de la; DOMÍNGUEZ, Irving. Anacronismos de las imágenes: documentos y otras recuperaciones. In: CATÁLOGO da XVII Bienal de Fotografía 2016. Ciudad de México: Centro de la Imagen de la Secretaría de Cultura, 2016, pp. 13-21.

GUASCH, Anna Maria. El momento archival (Los modos del archivo). In: El arte del siglo XX en sus exposiciones. 1945-2007. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2009, p. 436-448.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2003.

MOLINA, Fulvia. Arte, memória e direitos humanos. Lua Nova Revista de Cultura e Política. In: A memória (ativa) da arte, 2015, n. 96, p.101-115.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução: Ari Roitman e Paulina Whacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução: Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WFM Martins Fontes, 2012.

RULFO, Juan. Luvina. In: RULFO, J. Obras. Barcelona: Editorial RM & Fundación Rulfo, 2014.

RUSSELL, Jacoby. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica. Tradução: Carolina de Melo Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

SCHMELZ, Itala. Introducción. In: CATÁLOGO da XVII Bienal de Fotografía 2016. Ciudad de México: Centro de la Imagen de la Secretaría de Cultura, 2016, p. 9-12.

TELL, Verónica e RUIZ, Iván. La fotografia y lo fotográfico: cuestionamientos mediales. In: Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigaciones en Arte (CAIA), n. 7 / 2do Semestre 2015, p.121-123.

TRUEBA, César Carrillo. El racismo en México. México: Fundación W. K. Kellogg, 2016.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2018 MODOS

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.