Resumo
O ensaio interroga os modos como a mais recente produção fotográfica exposta na XVII Bienal de Fotografía da cidade do México (2016) se articula com a proposta da curadoria da exposição e com a função social do Centro de la Imagen como instituição pública empenhada em abandonar posições restritivas e adotar discursos inclusivos. A partir dos múltiplos desvios que colocam em crise a fotografia documental, a autora busca entender a fotografia contemporânea no México como experiência imersiva que circunscreve as profundas mudanças no imaginário social. Para elucidar tal problemática, busca articular a crítica aos apontamentos teóricos e conceituais.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2004.
_________, O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. Tradução: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo, 2008.
BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Traducción: Gonzalo María Vélez Esinosa. Buenos Aires: Katz Editores, 2007.
BRIZUELA, Natalia. Depois da fotografia: uma literatura fora de si. Tradução: Carlos Nougué. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
CUEVAS, Vesta Mónica Herrerías. O escandaloso caso do retrato fotográfico da burguesia mexicana e suas convenções desalmadas. In: CARVALHO, Ana Maria Albani de; SANTOS, Alexandre. Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, pp.65-76. Tradução: Rodrigo Montero
DEBROISE, Olivier. Fuga mexicana: un recorrido por la fotografia eí México. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2005.
DEUTSCHE, Rosalyn. A arte de ser testemunha na esfera pública dos tempos de guerra. Revista Concinnitas, ano 10, volume 2, número 15, dez. 2009, p. 174-183.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
FABRIS, Annateresa. Fotografia e memória: teses em confronto. In: Em torno da imagem e da memória. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2016.
FLORES, Laura González. Instantáneas del fin de la fotografia mexicana. In: CARRERAS, Claudi. Conversaciones con fotógrafos mexicanos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.
FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
___________. Bad new days: art, criticism, emergency. New York: Verso, 2017.
GARZA, Amanda de la; DOMÍNGUEZ, Irving. Anacronismos de las imágenes: documentos y otras recuperaciones. In: CATÁLOGO da XVII Bienal de Fotografía 2016. Ciudad de México: Centro de la Imagen de la Secretaría de Cultura, 2016, pp. 13-21.
GUASCH, Anna Maria. El momento archival (Los modos del archivo). In: El arte del siglo XX en sus exposiciones. 1945-2007. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2009, p. 436-448.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto: Museu de Arte do Rio, 2003.
MOLINA, Fulvia. Arte, memória e direitos humanos. Lua Nova Revista de Cultura e Política. In: A memória (ativa) da arte, 2015, n. 96, p.101-115.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. Tradução: Ari Roitman e Paulina Whacht. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
RANCIÉRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução: Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WFM Martins Fontes, 2012.
RULFO, Juan. Luvina. In: RULFO, J. Obras. Barcelona: Editorial RM & Fundación Rulfo, 2014.
RUSSELL, Jacoby. Imagem imperfeita: pensamento utópico para uma época antiutópica. Tradução: Carolina de Melo Araújo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
SCHMELZ, Itala. Introducción. In: CATÁLOGO da XVII Bienal de Fotografía 2016. Ciudad de México: Centro de la Imagen de la Secretaría de Cultura, 2016, p. 9-12.
TELL, Verónica e RUIZ, Iván. La fotografia y lo fotográfico: cuestionamientos mediales. In: Caiana. Revista de Historia del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigaciones en Arte (CAIA), n. 7 / 2do Semestre 2015, p.121-123.
TRUEBA, César Carrillo. El racismo en México. México: Fundación W. K. Kellogg, 2016.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS