Um adendo moderno
PDF

Palavras-chave

Modernismo
Arte e política
Iugoslávia
Bienais de São Paulo
MAC USP.

Como Citar

PUH, Milan; PITOL, André. Um adendo moderno: A delegação iugoslava nas Bienais de São Paulo (1953-1961). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 27–48, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i3.1303. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663227. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo examina as relações entre arte e política presentes nas exposições da representação da Iugoslávia nas Bienais Internacionais de Arte de São Paulo nas décadas de 1950 e 1960, e parte de um enfoque específico: o grupo de pinturas e gravuras apresentadas entre a segunda e a sexta edição da mostra e que foram adquiridas por meio dos prêmios de aquisição para as coleções do MAM São Paulo e de Ciccilo Matarazzo-Yolanda Penteado, doadas em 1963 à USP como parte do acervo que originou o Museu de Arte Contemporânea. O conjunto de 16 trabalhos realizados por oito artistas de seis países da então República Socialista Federativa Iugoslávia são indicativos de um importante episódio do modernismo nas artes plásticas, e abrange os debates relacionados ao embate figuração e abstração, arte fantástica, arte naïf e referências folclóricas. Esta também é uma oportunidade de compreender melhor as configurações institucionais entre Brasil e Iugoslávia e as maneiras pelas quais a política cultural iugoslava se fez presente no Brasil no pós-Segunda Guerra Mundial, período do qual perdura hoje a narrativa de polarização entre as potências da Guerra Fria.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.1303
PDF

Referências

ABRAMO, Rhada. Nasceu num campo de futebol a escola modernista iugoslava. O Mundo. Rio de Janeiro, 04 set. 1955.

ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana. Bienais de São Paulo: da era dos museus à era dos curadores. São Paulo: Boitempo, 2004.

AMARAL, Aracy. Para Galerija Graba Zagreb. São Paulo, 30 mai. 1985. SDC/MAC USP. Carta.

______. A história de uma coleção. In: ______ (org.) Perfil de um acervo. São Paulo: MAC-USP: Technit, 1988.

AMARANTE, Leonor. As Bienais de São Paulo: 1951 a 1987. São Paulo: Projeto, 1989.

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. São Paulo: Banco Safra, 1990.

BERIĆ, Gojko. Zbogom dvadeseto stoljeće. Sjećanja Ive Vejvode. Zagreb: Profil International, 2008.

BERKOWITZ, Marc. Iugoslávia. Revista Leitura. Rio de Janeiro, set. 1959.

CAMPOFIORITO, Quirino. Nota. O Jornal. Rio de Janeiro, 12 nov. 1953.

CELEBOVIĆ, Aleksa. Sala geral. VI Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Catálogo Geral. São Paulo: MAM, 1961, p. 271-273.

CIGLENEČKI, Marjeta. “…new content will require an appropriate form …” The Slovene Painter and Graphic Artist France Mihelič (1907 – 1998). MODOS. Revista de História da Arte. Campinas, v. 1, n.3, set. 2017, p.26-46.

CORREIO DA MANHÃ. Nota. Rio de Janeiro, 26 set.953.

______. Rio de Janeiro, 16 jan.1955.

______. Nota. Rio de Janeiro, 13 jul.1961.

CORREIO PAULISTANO. Nota. São Paulo, 17set.1959.

______. Nota. São Paulo, 23 abr.1961.

COUTO, Ruy Ribeiro. Para Secretaria do Estado dos Negócios Estrangeiros. Belgrado, 09 mar. 1953. Arquivo Wanda Svevo/SP. Carta.

O DIA. Nota. Rio de Janeiro, 15 nov. de 1953.

DIÁRIO CARIOCA. Nota. Rio de Janeiro, 11 Nov. 1953.

DOKNIĆ, Branka. Kulturna politika Jugoslavije 1946–1963, Službeni glasnik, Beograd, 2013, 335 str.

O ESTADO DE SÃO PAULO. Nota. São Paulo, 07 out. 1953.

______. Nota. São Paulo, 28 jul.1959.

______. Nota. São Paulo, 01 nov.1959.

______. Nota. São Paulo, 08 set.1961.

______. Os iugoslavos figurativos na Bienal. São Paulo, 19 dez.1961.

FOLHA DA MANHÃ. Nota. São Paulo, 11 set. 1955.

FOLHA DA NOITE. Serão expostas telas de Vidović. São Paulo, 14 fev. 1953.

PROFILI, Artur. Para Exmo. Sr. Embaixador Ivan Vejvoda. São Paulo, 05 mar.1954.

______. Para Embaixada da Iugoslávia. São Paulo, 11 out. 1955.

______. Para Prof. Krsto Hegedušić. São Paulo, 18 out. 1955.

A GAZETA. Nota. São Paulo, 20 jan.1959.

O GLOBO. Nota. Rio de Janeiro, 11 out.1953.

______. Nota. Rio de Janeiro, 24 jul.1955.

______. Nota. Rio de Janeiro, 19 jan.1959.

HEGEDUŠIĆ, Krsto. Para Artur Profili. Belgrado, 01 jan. 1955.

HUYSSEN. Andreas. Geografias do modernismo em um mundo globalizante. In: Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. São Paulo: Contraponto, 2014.

JAKOVINA, Tvrtko. Historical success of schizophrenic state: modernisation in Yugoslavia 1945-1974. In: Socialism and modernity: art, culture and politics 1950-1974. Zagreb, 2012, p. 7-43.

JORNAL DO BRASIL. Nota. Rio de Janeiro, 01 jul.1959.

JORNAL DO COMERCIO. Nota. Rio de Janeiro, 13 jun.1961.

______. Nota. Rio de Janeiro, 07 set.1961.

KOLEŠNIK, Ljiljiana. Confliting visions of modernity and the post-war modern art. In: Socialism and modernity: art, culture and politics 1950 -1974. Zagreb, 2012, p. 107-179.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Arte e crítica de arte entre o Brasil e a Itália: pintura italiana do entreguerras nas Coleções Matarazzo e as origens do acervo do antigo MAM. Tese de livre-docência – MAC-USP. 2014.

MAJSTOROVIĆ, Stevan. Cultural Policy in Yugoslavia. Paris: UNESCO, 1972.

MARTINS, Vera. Roteiro da Bienal. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 29 set.1961.

MAURÍCIO, Jayme. Correio da manhã. Rio de Janeiro, 24 jun. 1955.

MATARAZZO SOBRINHO, Francisco. 17 set.1952. Arquivo Wanda Svevo/SP. Carta.

______. Para Dr. Ruy Ribeiro Couto. São Paulo, 10 mar. 1953. Arquivo Wanda Svevo/SP. Carta.

TRIBUNA DA IMPRENSA. Nota. Rio de Janeiro, 20 ago.1957.

TRIBUNA DE SANTOS. Nota. Santos, 23 ago.1959.

ZANINI, Walter. A Iugoslávia no Brasil. O Tempo. São Paulo, 13 dez.1953.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.