Resumo
A partir do convite à participação na exposição Lugares do Delírio (Museu de Arte do Rio, 2017), que propôs a retomada da colaboração com Clóvis Aparecido dos Santos, o relato acompanha os trabalhos desenvolvidos com ele em exposição na galeria do Espaço Sérgio Porto (2002) e na 26ª Bienal de São Paulo (2004), apontando condições e implicações deste percurso.
Referências
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1996.
CUNHA, Marcelo A. No olho da rua: a vida na Fazenda Modelo, um dos maiores abrigos de mendigos do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
DERRIDA, Jacques. “Anne Dufourmantelle convida Jacques Derrida a falar Da Hospitalidade”. São Paulo: Escuta, 2003.
FLORES, Livia; MELLO, Marisa; MELLO, Luiza (orgs.). Livia Flores. Coleção Arte Bra. Rio de Janeiro: Automatica, 2013.
FLORES, Livia. “Sob o signo do vagalume: artistas observadores de cidades”. In: Redobra n.13, Salvador: UFBA, 2014.
MEIRELES, Cildo. “Cruzeiro do Sul”. In: Cildo Meireles. HERKENHOFF, Paulo; MOSQUERA, Geraldo; CAMERON, Dan. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
MEIRELES, Cildo. In: SCOVINO, Felipe (org.). Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.
OITICICA, Hélio. “Bases fundamentais para uma definição do Parangolé”. In: Cat. Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1996.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes”. In: Novos Estudos n. 79, São Paulo: Cebrap, 2007.
SCHWARCZ, Lilia M. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
SOMMER, Michelle F. “Nós, os bugres das baixas latitudes e adjacências”, In: BORGES, F.; BERTOLOSSI, L.; SOMMER, M. Desterros, terreiros – pós cadernos 2 (coletâneas). Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2017.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 MODOS