Montagem como processo: Espaços, poética artística e a curadoria
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Palavras-chave

Fotografia
exposições de arte
processo de criação
cultura afro-brasileira.

Como Citar

Montagem como processo: Espaços, poética artística e a curadoria. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 182–191, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i1.949. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663351. Acesso em: 22 maio. 2025.

Resumo

Este relato traz as cadeias de reações subjetivas e objetivas consideradas para a montagem da exposição fotográfica E o silêncio nagô calou em mim, realizada no Museu Nacional dos Correios em Brasília, no Centro Cultural Correios em Salvador e no Museu de Artes de Santa Catarina em Florianópolis, por onde a exposição faz itinerância desde 2013. Ao acolher a poética de processo imposta pelos percursos da pesquisa artística e considerar determinações previamente pactuadas no projeto elaborado para o edital de patrocínio com a Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, a curadoria, assinada por Diógenes Moura, opera com diferentes camadas de sentidos, ora derivadas de seu próprio processo criativo, ora em resposta às condições oferecidas por aqueles espaços expositivos.

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Referências

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