Hiperorgânicos

Do cubo branco ao tesserato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24978/mod.v2i1.943

Palavras-chave:

Hiperorgânicos, laboratório aberto, Transmediale, C-base.

Resumo

O presente artigo apresenta as motivações que deram origem a criação do evento Hiperorgânicos e argumenta pela necessidade de se pensar novos modos expositivos e dialógicos para exibição de trabalhos de arte sob a ótica de organismos estéticos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Moreira da Nóbrega, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente e pesquisador do Núcleo de Artes e Novos Organismos /  Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ASCOTT, R. Behaviourist art And cybernetic vision. In: ASCOTT, Roy. Telematic embrace: visionary theories of art, technology, and consciousness. Cybernetica: Journal of the International Association for Cybernetics, v. 9; 10, nº 4; 1. 1966; 1967.

______. Towards a field theory for post-modernist art. Leonardo, v. 13, nº 1, 1980 pp. 51-52.

______. Is there love in the telematic embrace? Art Journal. Computer and Art: Issues of Content, v. 49, nº 3, 1990, pp. 241-247.

______. Behaviourist art And cybernetic vision. In: ASCOTT, Roy. Telematic embrace: visionary theories of art, technology, and consciousness. In: SHANKEN,E.A. (Ed.). ASCOTT, R. Telematic embrace: visionary theories of art, technology, and consciousness. London: University of California Press, LTD, 2003.

BURNHAM, J. SYSTEMS ESTHETICS Disponível em: http://www.arts.ucsb.edu/faculty/jevbratt/readings/burnham_se.html. Acesso em: 12/06/2008.

CANGUILHEM, G. Machine and organism. In: CRARY, J.; KWINTER, S. (eds.). Incorporations. New York: MIT Press, 1992.

DUCHAMP, M. The creative act. In: PETERSON, M. S. E. (ed.). The essential writings of Marcel Duchamp. London: Thames and Hudson, 1975.

FRAGOSO, M. L. P. G. Não vamos ao Hiper, nos mudamos para o Hiper (e lá permanecemos por quatro dias). Arte & Ensaios, nº 33, 2017.

HO, M. W. The rainbow and the worm: the physics of organisms. Singapore; River Edge, NJ: World Scientific, 1993.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. Autopoiesis and cognition: the realization of the living: Springer, 1980.

NÓBREGA, C. A. M. Art and technology: coherence, connectedness, and the integrative field. (PhD in Interactive Arts). Planetary Collegium - School of Art and Media, University of Plymouth, Plymouth - UK. 2009.

______. Thinking hyperorganisms. Art, technology, coherence, connectedness, and the integrative field. Saarbrücken, Germany: LAP Lambert Academic Publishing. 2010.

______. Bot_anic. Acoplamentos estruturais entre plantas, homens e máquinas. ARS, nº 22, 2011, pp. 145-153.

POPP, F. A. On the coherence of ultraweak photonemission from living systems. In: KILMISTER. C. W. (Ed.). Disequilibrium and Self-Organization. Dordrecht: D. Reidel Publishing Co., 1986, pp. 207-230.

Downloads

Publicado

2018-01-15

Como Citar

NÓBREGA, C. A. M. da. Hiperorgânicos: Do cubo branco ao tesserato. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 170–180, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i1.943. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663352. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Montagem: a condição expositiva