O riso de artistas feministas nas décadas de 1970/80
PDF

Palavras-chave

Arte Feminista
Humor
Womanhouse
The dinner party
Guerrillas Girls.

Como Citar

MAFRA, Juliana Silveira. O riso de artistas feministas nas décadas de 1970/80. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 84–109, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i1.860. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663356. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Questionando posições como a de Minois (2008) segundo a qual as mulheres são incapazes de elaboração humorística ou irônica, este trabalho trata o humor das artistas norte-americanas das décadas de 1970/80 que se identificam como feministas. Discuto aqui a incompreensão desse humor, assim como o modo pelo qual ele é utilizado pelas mulheres, não só como elaboração intelectual, mas também como fonte de prazer e arma pedagógica contra a injustiça de gênero no campo da arte.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i1.860
PDF

Referências

ARISTÓTELES. El hombre de gênio y la melancolia (problema XXX). Trad. Cristina Serna. Barcelona: Acantilado, 2007.

BAKHTIN, M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. 6.ed. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1987.

BAUDELAIRE, C. Da essência do riso e, de um modo geral, do cômico nas artes plásticas. In: BAUDELAIRE. Escritos sobre arte. Organização e tradução Plínio Augusto Coelho. São Paulo: Imaginário / Edusp, 1991.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Fatos e mitos. v. 1. 4. ed. Trad. Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Europeia do livro, 1970.

BENJAMIN, W. O autor como produtor. Conferência pronunciada no Instituto para o Estudo do Fascismo, em 27 de abril de 1934. In: ______. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. vol.1. São Paulo: Ed Brasiliense, 1987. (Obras escolhidas. v. 1).

BERGSON, H. O riso: ensaio sobre a significação da comicidade. 2. ed. Trad. Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (Tópicos).

BROUDE, N; GARRAD, Mary. The power of feminist art. The american movement of the 1970’s, history and impact. New York: Harry N. Abrams, INC. Publishers, 1994.

CASTAGNINI, L.; ISAAK, J.; MC INNES, V. BACKFLIP: Feminism and humour in contemporary art. Australia: Monet Press, 2013. (Catálogo).

CASTAGNINI, L. Why guerrilla girl’s dont have to be naked to get into the Met. In: HEAGNEY, D. Contemporary art of Australia and Asia-Pacific. Experiment. v. 32, n. 3. September, 2012. (Magazine).

COMTE-SPONVILLE, A. Dicionário Filosófico. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

DEBRAY, C.; LAVIGNE, E. Elles: mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou. Centro Cultural Banco do Brasil. Rio de Janeiro/Belo Horizonte: Arte3/BEI Editora, 2013.

ESCARPIT, R. El humor. v. 24. Trad. Delfín Leocadio Garasa. Buenos Aires: Editorial Universitária de Buenos Aires, 1962. (Lectores de Eudeba).

FLAUBERT, G. Bouvard e Pécuchet. Trad. Galeão Coutinho e Augusto Meyer. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981. (Grandes romances).

FREUD, S. O humor (1927). In: Edição standard brasileira das obras psicológicas de Sigmund Freud. Trad. do alemão e do inglês sob a direção geral de Jayme Salomão. v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

ISAAK; J. Feminism and contemporary art. The revolutionary power of women's laughter. London/New York: Routledge, 1996.

ISAAK, J. Whoever wants to understand is invited to play. In: WELCHMAN, J. Black Sphinx: on the comedic in modern art. Zurich: JRP/Ringier. SoCCAS Symposium Vol. IV, 2010.

JANSON, H.W.; The history of art: A survey of the major visual arts from the dawn of history to the present day. Englewood cliffs, N.J.: Prentice Hall, 1962.

McGILL, D C. Janson's son revises classic art text. 12/03/1986. Disponível no site http://www.nytimes.com. Acesso: 8 jun 2017.

MINOIS, G. A história do riso e do escárnio. Trad. Maria Elena O. Ortiz Assumpção. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

NOCHLIN, L. Starting from scratch: Of feminist art history. In: BROUDE, Norma; GARRAD, M. The power of feminist art. The american movement of the 1970’s, history and impact. New York: Harry N. Abrams, INC. Publishers, 1994.

NOCHLIN, L. Why are there no great women artists? In: GORNICK, V.; MORAN, B. Woman in Sexist Society: Studies in Power and Powerlessness. New York: Basic Books, 1971.

RAVEN, A. Womanhouse. In: BROUDE, N.; GARRAD, M. The power of feminist art. The american movement of the 1970’s, history and impact. New York: Harry N. Abrams, INC. Publishers, 1994.

WOOLF, V. O valor do riso e outros ensaios. Trad. Leonardo Froés. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.