Almoços partilhados, amores não correspondidos e conversas inacabadas
PDF

Palavras-chave

Arte Contemporânea
Quotidiano
Daniel Spoerri
Sophie Calle
Tino Seghal.

Como Citar

BRITO ALVES, Margarida; MARQUES, Bruno Sousa. Almoços partilhados, amores não correspondidos e conversas inacabadas: Quotidiano e arte contemporânea. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 71–82, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i1.797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663358. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A tentativa de fixar o trivial, de dar visibilidade ao aparentemente banal e de, assim, recusar que o quotidiano se dilua no esquecimento é um dos traços que podemos identificar em muitas das propostas artísticas que têm vindo a ser desenvolvidas, sobretudo desde o segundo pós-guerra. Esta produção privilegia um renovado contacto com a realidade e traduz-se através da apropriação, utilização e problematização das suas matérias, dos seus objectos e dos seus gestos - como se tornou particularmente evidente na Pop Art ou no Nouveau Réalisme, mas também nas diferentes dinâmicas performativas que se consubstanciaram ao longo das décadas seguintes e que continuam a ser exploradas na actualidade. Partindo da década de 1960, e tomando como referência a produção de diferentes artistas que recuperaram acções muitas vezes consideradas como anónimas ou residuais (Lefebvre 1947), este artigo procura problematizar o quotidiano nas práticas artísticas contemporâneas.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i1.797
PDF

Referências

BARTHES, R. Mythologies. Paris: Les Lettres Nouvelles, 1957.

BAUDRILLARD, J. Le système des objets. Paris: Gallimard, 1968.

BAUDRILLARD, J. La societé de consommation. Paris: Éditions Denöel, 1970.

BISHOP, C. Antagonism and relational Aesthetics. October (Fall 2004), pp. 52-78. Disponível: http://www.teamgal.com/production/1701/SS04October.pdf (consultado em 4 abr. 2008).

BISHOP, C. (ed.). Participation. London / Cambridge: Whitechapel / MIT Press, 2006.

BISHOP, C. Artificial hells. Participatory art and the politics of spectatorship. London / New York: Verso, 2012.

BLANCHOT, M. La parole quotidienne. In: L´entretien infini, Paris: Gallimard, 1969.

BOIS, Y. The paper tigress. In : MACEL, Christine (ed.). Sophie Calle: M'as-tu vue? Berlim/ Londres/ Munique / Nova Iorque: Prestel, 2003.

BORER, A. A lament for Joseph Beuys. In: SCHIRMER, Lothar (ed.). The essential Joseph Beuys. Cambridge, MA: MIT Press, 1997.

BORRIAUD, N. Relational aesthetics. Dijon-Quetigny: Les Presses du Réel, 2002.

CAMART, C. Sophie Calle, alias Sophie Calle. Artpress, Paris, (nº especial), abr. 2002.

CALLE, S. Suite vénitienne. Paris: Éditions de l'Étoile, 1983.

CALLE, S. True stories. Steidl: Hasselblad Fondation, 2010.

CALLE, S. Le carnet d'adresse. Arles: Actes Sud, 1998.

CERTEAU, M. de. L´Invention du quotidien, Paris: Gallimard, 1980.

COULTER-SMITH. G. Sophie Calle, Take Care of Yourself, 2007 Venice Biennale. In: Art Intelligence (25 ago. 2007). Disponível: http://artintelligence.net/review/?p=147 (consultado em 3 mar. 2016).

DANTO, A. After the end of art – contemporary art and the pale of history. Princeton / New Jersey: Princeton University Press, 1997.

DANTO, A. What art is. New Haven / London: Yale University Press, 2013.

DEBORD, G. La société du spectacle, Paris: Buchet / Chastel, 1967.

DEWEY, J. Art as experience. New York: Perigee, 1980.

FINKELPEARL, T. What we made: conversations on art and social cooperation. Durham: Duke University Press, 2013.

FOSTER, H. The return of the real. Cambridge-Massachusetts: The MIT Press, 1996.

JOHNSTONE, S. (ed.). Introduction. Recent art and the everyday. In: The everyday. London: The MIT Press/ Whitechapel Gallery, 2008.

KELLEY, J. (ed.). Allan Kaprow – essays on the blurring of art and life. Berkeley / Los Angeles / London: University of California Press, 2003.

KWON, M. One place after another. Site-specific art and locational identity. Cambridge (MA): The MIT Press, 2004.

LARSEN, L. B. Social Aesthetics: 11 examples to begin with, in the light of parallel history. In: Afterall, nº 1. London: Central Saint Martins School of Art and Design, 1999, pp. 77-87.

LÁZÁR, E. Educational turn. In: tranzit.org Curatorial dictionary, 2012. Disponível: http://tranzit.org/curatorialdictionary/index.php/dictionary/educational-turn (consultado em 1 mar. 2015).

LEFEBVRE, H. La critique de la vie quotidienne I: introduction. Paris: Grasset, 1957.

LEFEBVRE, H. La critique de la vie quotidienne, II: fondements d´une sociologie de la quotidienneté. Paris: L´Arche, 1962.

MACEL, C. Sophie Calle, M´as-tu vue ? Paris: Centre National d´Art et de Culture Georges Pompidou, 2004.

NERI, L. Sophie Calle. Interview Magazine (24 mar. 2009). Disponível: http://www.interviewmagazine.com/art/sophie-calle#_ (consultado em 8 mar. 2016).

NOVERO, C. Antidiets of the avant-garde. from futurist cooking to eat art. Minneapolis / London: University of Minnesota Press, 2010.

PEREC, G. Tentative d´inventaire des aliments liquides et solides que j´ai ingurgité au cours de l´année mil neuf cent soixante-quatorze. L´infra-ordinaire. Paris: Seuil, 1989.

PODESVA, K. L. A pedagogical turn: brief notes on education as art. In: Fillip 6/2007; fillip.ca, Fillip. Web. 2012. szept. 9. Disponível: http://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn (consultado em 4 abr. 2015).

RESTANY, P. 60/90. Trente ans de Nouveau Réalisme. Paris: Éditions de la Différence, 1990.

SHERINGHAM, M. Everyday life. Theories and practices from Surrealism to the present. Oxford: Oxford University Press, 2006.

Sophie Calle: douleur exquise (Rotunda 1 de Bonnevoie, Luxembourg Cultural Capital 2007) [Press release]. Disponível: http://www.ernahecey.com/files/Project_calle_gehry_EN.pdf (consultado em 4 mar. 2016)

VERGARA, C. Double-blind de Sophie Calle y Greg Shephard. In: laFuga, 12, 2011. Disponível: http://2016.lafuga.cl/double-blind-de-sophie-calle-y-greg-shephard/437 (consultado em 9 mar. 2016).

ZUYLEN, M. van. Monomanie à deux: 'Mademoiselle Bistouri' et le dialogue de Baudelaire avec l’insensé. In : Études françaises, vol. 40, n° 2, 2004, pp. 115-130. Disponível: http://id.erudit.org/iderudit/008814ar (consultado em 7 mar. 2016).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.