A textura do sertão
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Palavras-chave

Fotografia
Poesia
Metaimagem
Metalinguagem
Fotografia baiana

Como Citar

RABELO, Elson de Assis. A textura do sertão: metalinguagem e metaimagem na obra de Euvaldo Macedo Filho. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 75–92, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8663917. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663917. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

Neste texto, analisamos um recorte da produção escrita e fotográfica do artista baiano Euvaldo Macedo Filho (1952-1982), objetivando problematizar a recorrência de outros textos escritos e imagens, particularmente em suas fotografias, que constituem uma metalinguagem e uma metaimagem. Pela seleção metodológica de escritos e de séries de imagens, indagamos o olhar do artista, informado por suas referências poéticas e visuais, em busca de interpretar, além de seus processos criativos, certos processos sociais por que passavam os espaços do Nordeste brasileiro entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Dando a ver o corpo-a-corpo entre sujeitos, em suas diferentes práticas sociais, e os textos e imagens que povoavam os espaços, o artista, que trabalhava nas duas frentes criativas da poesia e da fotografia, deslocava a noção de arte, que já vinha sendo questionada, desde os anos 1960, pela fotografia.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8663917
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