Embates da Revista Fundamentos com a Abstração
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Palavras-chave

Bienal de São Paulo, Abstração, Revista Fundamentos, Crítica de Arte, Colonialismo.

Como Citar

LOPES, Almerinda Silva. Embates da Revista Fundamentos com a Abstração: da intransigência à tentativa de compreensão. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 291–310, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8664177. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664177. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este texto reflete sobre os embates travados por intelectuais de esquerda, defensores do realismo, contra a linguagem abstrata e a sua premiação na I Bienal Internacional de São Paulo (1951), com base nas matérias publicadas na Revista Fundamentos, fundada em São Paulo (1948) por Monteiro Lobato. As críticas eram dirigidas também ao empresário Francisco Matarazzo Sobrinho (1898-1977), fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo e da Bienal, e ao norte-americano Nelson Rockefeller (1908-1979), ligado ao Museu de Arte Moderna de Nova York. Os colaboradores da revista suspeitavam que o apoio do empresário estrangeiro às instituições culturais brasileiras empanasse outros propósitos: aproximar-se do governo brasileiro, visando ampliar aqui seus negócios e lucros; submeter antidemocraticamente a área artística e cultural à política expansionista e colonialista da Guerra Fria, inaugurando um inusitado ciclo de debates no Brasil.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i1.8664177
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