Paris’ Biennale (1959-85)

an impossible encounter between the French State and the avant-garde art scene

Autores

  • Jérôme Glicenstein Universidade de Paris 8

DOI:

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665537

Palavras-chave:

Bienal, Exposição, Arte contemporânea, Diplomacia cultural, Crítica de arte

Resumo

A Bienal de Paris foi criada em 1959, no início da gestão de André Malraux como Ministro da Cultura. Pretendia ser uma maneira de promover os interesses da França no cenário artístico global e sua principal diferença para com outros eventos desse tipo era sua ênfase nos artistas emergentes. As primeiras edições da Bienal foram organizadas por Raymond Cogniat e Jacques Lassaigne, ambos funcionários públicos e cuja carreira começou em uma época em que o papel de Paris era considerado central no mundo da arte. No final da década de 1960, quando obviamente não era mais o caso, a Bienal de Paris evoluiu para outra direção, a de um evento de natureza mais experimental e política, sobretudo depois que o crítico de arte Georges Boudaille substituiu Lassaigne em 1971. Após a criação do Centro Pompidou, em 1977, e a chegada de Jack Lang como o novo Ministro da Cultura no início dos anos 1980, a Bienal entrou em uma grande crise de identidade que acabou levando ao seu encerramento em 1985, após a tentativa de expansão em sua última edição.

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Biografia do Autor

Jérôme Glicenstein , Universidade de Paris 8

Professor da Universidade de Paris 8 (França). Membro da equipa de investigação em Estética, Prática e História da Arte (EPHA) do Laboratório de Arte da Imagem e Arte Contemporânea (AIAC).

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

GLICENSTEIN , J. Paris’ Biennale (1959-85): an impossible encounter between the French State and the avant-garde art scene. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 143–156, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665537. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665537. Acesso em: 18 jan. 2022.

Edição

Seção

Dossiê - Uma ocorrência recorrente: bienais e exposições periódicas