v. 5 n. 2 (2021)

Editorial

1-15
Agendas e agentes no mundo da arte : as bienais na sala de aula
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665820
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665820

Artigos - Colaborações

Carolina Vanegas
16-35
Modelos involuntarios: Víctor de Pol y los desafíos de la escultura de tema étnico en Argentina
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665039
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665039
Cláudia Oliveira
37-57
Centralizando Angelina Agostini no cânone: rumo a uma história da arte feminista
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665321
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665321
Maria de Fátima Medeiros de Souza
59-85
Viajar, observar e registrar: coleção e circulação da produção visual de Maria Graham
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664763
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664763
Priscila Arantes
87-98
Waldemar Cordeiro e a Arteônica: reescrituras da arte digital no Brasil e na América Latina
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8663931
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8663931
Bianca Andrade Tinoco, Juan Albarrán Diego
100-117
La institucionalización y el coleccionismo de performance en museos españoles
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664764
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664764

Dossiê - Uma ocorrência recorrente: bienais e exposições periódicas

Gabriel Ferreira Zacarias, Vinicius Spricigo
119-131
Uma ocorrência recorrente: bienais e exposições periódicas de arte contemporânea
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665717
PDF PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665717
Nora Sternfeld
133-141
Assembling and Disassembling: biennials between boycott and counter-hegemony in the second decade of the 21st century
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665519
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665519
Jérôme Glicenstein
143-156
Paris’ Biennale (1959-85): an impossible encounter between the French State and the avant-garde art scene
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665537
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665537
Vinicius Spricigo
158-176
A origem das megaexposições internacionais e a arte do Brasil no Reino Unido
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664197
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664197
Joaquin Barriendos
178-192
La bienal de la Habana en el imaginario geopolítico de la revista Third Text
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665179
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665179
Juliana Caffé
194-210
I Bienal de Havana e II Bienal de Johannesburgo: considerações para uma metodologia de pesquisa sobre bienais
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664156
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664156
Mirtes Marins de Oliveira
212-220
Bienais e os giros epistemológicos: pandemia e decolonialidade
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665703
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665703
Luiz Sérgio da Cruz de Oliveira
222-237
“Curatorship is about power”: arte e autoria negociada no inSite_05
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664203
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664203
Leonor Veiga
239-251
Southeast Asian biennales: local and global interactions
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665187
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665187
Marcos Pedro Magalhães Rosa
253-270
Cartografia imaginária e geopolítica das artes: as Bienais de São Paulo da década de 1950, Paris e as periferias do mundo artístico
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664153
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664153
German Alfonso Nunez
272-291
Melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão: o boicote da representação estadunidense à X Bienal de São Paulo, entre dominantes e dominados
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664199
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664199
Angélica González Vázquez
293-305
La biennale di Venezia: perspectivas históricas y coyunturas recientes
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665180
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665180
Tiago Machado
307-318
O espaço social da arte contemporânea e os trabalhos in situ nas exposições periódicas: as indicações de Daniel Buren
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665258
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665258
Gabriel Ferreira Zacarias
320-336
Denegação da história, exportação do mito: a dOCUMENTA(13) entre Kassel e Cabul
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665317
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665317
Nanne Buurman
338-355
d is for democracy? : documenta and the Politics of Abstraction between Aryanization and Americanization
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665413
PDF (English)
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665413

Ex-posições / Resenhas

Renata Dias Ferraretto Moura Rocco
357-372
Notas sobre a exposição Transbordar: transgressões do bordado na arte
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665171
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665171
Rafael Marino
374-383
Dança e ritmo em Oiticica: sobre a ginga de Hélio
https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664836
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664836