Resumo
Nesse artigo analisaremos a 13ª edição da documenta de Kassel, realizada em 2012. De maneira inédita, parte da exposição ocorreu fora da Alemanha, com a realização de um seminário e de uma exposição reduzida em Cabul, no Afeganistão. A análise da exposição aqui apresentada pertence a uma pesquisa voltada a problematizar a relação das megaexposições com o contexto de crise global no século XXI, com atenção especial à reorganização da geopolítica mundial com a Guerra ao Terror. Daí nosso interesse particular por essa exposição realizada no Afeganistão, poucos anos após a invasão militar norte-americana. Analisaremos o discurso curatorial de Carolyn Christov-Bakargiev, diretora artística desta edição, momentos da recepção, e trabalhos de artistas que expuseram tanto em Kassel quanto em Cabul – apoiando-nos para tanto nos catálogos e em materiais do documenta archiv de Kassel. Procuraremos, por fim, posicionar essa edição específica com relação à história da documenta, ou melhor, demonstrar como a curadoria ressignifica essa história em mito, no movimento de legitimação de sua ação no presente.
Referências
BHANDARI, S.; KAKAR, H. Ein wenig Hoffnung auf Wandel. HNA Zeitung, 2. Juli 2012.
BOURRIAUD, N. Estética relacional, trad. Denise Bottmann, SP: Martis Fontes, 2009.
BUURMAN, N. Angels in the White Cube? Rhetorics of Curatorial Innocence at dOCUMENTA(13). Curating in Feminist Thought, oncurating.org, n. 29, may 2016, pp.146-160.
BUURMAN, N.; RICHTER, D. documenta – Curating the History of the Present, oncurating.org, n. 33, June 2017.
CHRISTOV-BAKARGIEV, C. Arte Povera. London: Phaidon, 2005.
CHRISTOV-BAKARGIEV, C. dOCUMENTA(13). Catalog 1/3. The Book of Books. Ostfildern: Hatje Cantz, 2012.
GARDNER, A.; GREEN, C. Biennials, Triennials and documenta, Wiley / Blackwell, 2016.
GLICENSTEIN, J. L’art, une histoire d’expositions. Paris: PUF, 2009.
KURZ, R. Weltordnungskrieg. Das Ende der Souveränität und die Wandlungen des Imperialismus im Zeitalter der Globalisierung. Horlemann Verlag, Bad Honnef, 2003.
MARIAM GHANI, A brief history of collapses (2012). Disponível em: https://www.mariamghani.com/work/357. Acesso em 08/07/2019
NESHITOV, T. Krieg schafft Fakten – Kunst auch. Süddeutsche, 14. Juli 2012.
ZACARIAS, G. F. No espelho do terror: jihad e espetáculo, SP: Elefante, 2018.
ZACARIAS, G. “documenta: exposição para uma época de crises?”, Periódico Permanente, n. 8, 2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Gabriel Ferreira Zacarias