Denegação da história, exportação do mito
PDF

Palavras-chave

Documenta
História das exposições
Curadoria
Arte global
Crise global

Como Citar

ZACARIAS, Gabriel Ferreira. Denegação da história, exportação do mito: a dOCUMENTA(13) entre Kassel e Cabul . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 320–336, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665317. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665317. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Nesse artigo analisaremos a 13ª edição da documenta de Kassel, realizada em 2012. De maneira inédita, parte da exposição ocorreu fora da Alemanha, com a realização de um seminário e de uma exposição reduzida em Cabul, no Afeganistão. A análise da exposição aqui apresentada pertence a uma pesquisa voltada a problematizar a relação das megaexposições com o contexto de crise global no século XXI, com atenção especial à reorganização da geopolítica mundial com a Guerra ao Terror. Daí nosso interesse particular por essa exposição realizada no Afeganistão, poucos anos após a invasão militar norte-americana. Analisaremos o discurso curatorial de Carolyn Christov-Bakargiev, diretora artística desta edição, momentos da recepção, e trabalhos de artistas que expuseram tanto em Kassel quanto em Cabul – apoiando-nos para tanto nos catálogos e em materiais do documenta archiv de Kassel. Procuraremos, por fim, posicionar essa edição específica com relação à história da documenta, ou melhor, demonstrar como a curadoria ressignifica essa história em mito, no movimento de legitimação de sua ação no presente.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665317
PDF

Referências

BHANDARI, S.; KAKAR, H. Ein wenig Hoffnung auf Wandel. HNA Zeitung, 2. Juli 2012.

BOURRIAUD, N. Estética relacional, trad. Denise Bottmann, SP: Martis Fontes, 2009.

BUURMAN, N. Angels in the White Cube? Rhetorics of Curatorial Innocence at dOCUMENTA(13). Curating in Feminist Thought, oncurating.org, n. 29, may 2016, pp.146-160.

BUURMAN, N.; RICHTER, D. documenta – Curating the History of the Present, oncurating.org, n. 33, June 2017.

CHRISTOV-BAKARGIEV, C. Arte Povera. London: Phaidon, 2005.

CHRISTOV-BAKARGIEV, C. dOCUMENTA(13). Catalog 1/3. The Book of Books. Ostfildern: Hatje Cantz, 2012.

GARDNER, A.; GREEN, C. Biennials, Triennials and documenta, Wiley / Blackwell, 2016.

GLICENSTEIN, J. L’art, une histoire d’expositions. Paris: PUF, 2009.

KURZ, R. Weltordnungskrieg. Das Ende der Souveränität und die Wandlungen des Imperialismus im Zeitalter der Globalisierung. Horlemann Verlag, Bad Honnef, 2003.

MARIAM GHANI, A brief history of collapses (2012). Disponível em: https://www.mariamghani.com/work/357. Acesso em 08/07/2019

NESHITOV, T. Krieg schafft Fakten – Kunst auch. Süddeutsche, 14. Juli 2012.

ZACARIAS, G. F. No espelho do terror: jihad e espetáculo, SP: Elefante, 2018.

ZACARIAS, G. “documenta: exposição para uma época de crises?”, Periódico Permanente, n. 8, 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Gabriel Ferreira Zacarias

Downloads

Não há dados estatísticos.