Melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão
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Palavras-chave

Bienal Internacional de Arte de São Paulo
Arte e tecnologia
György Kepes
Guerra fria
USIA

Como Citar

NUNEZ, German Alfonso. Melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão: o boicote da representação estadunidense à X Bienal de São Paulo, entre dominantes e dominados. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 272–291, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664199. Acesso em: 5 nov. 2024.

Resumo

Por meio de materiais encontrados em arquivos e de uma análise da literatura recente, esse artigo esmiúça o boicote da representação estadunidense para a X Bienal de São Paulo, em 1969. Realizada no auge da Guerra Fria e da repressão do governo militar brasileiro, a X Bienal se apresenta como objeto de estudo privilegiado para a elucidação das diferentes estratégias de conservação ou ganho de capital simbólico por diferentes agentes do campo artístico. Aqui argumentamos que é justamente por meio da condenação do evento e atitudes que essa Bienal em particular propícia uma janela para observarmos as diferentes relações de poder dentro do campo artístico. Chamando assim atenção para o caráter aglutinador de eventos como as bienais, onde as mais variadas demandas e trocas são exercidas, iluminamos também as diferentes estratégias empregadas por governos, mecenas, artistas e críticos para acusarem as posições contrárias e justificarem a suas próprias atitudes, que muitas vezes denegam os motivos de engajamento com o evento. Por fim, focamos na figura de György Kepes, organizador e diretor da mostra estadunidense, como exemplo de como posições precárias nas estruturas do campo inclinam a alguns a combaterem o boicote.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664199
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