Melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão
PDF

Palavras-chave

Bienal Internacional de Arte de São Paulo
Arte e tecnologia
György Kepes
Guerra fria
USIA

Como Citar

NUNEZ, German Alfonso. Melhor acender uma vela do que maldizer a escuridão: o boicote da representação estadunidense à X Bienal de São Paulo, entre dominantes e dominados. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 272–291, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664199. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Por meio de materiais encontrados em arquivos e de uma análise da literatura recente, esse artigo esmiúça o boicote da representação estadunidense para a X Bienal de São Paulo, em 1969. Realizada no auge da Guerra Fria e da repressão do governo militar brasileiro, a X Bienal se apresenta como objeto de estudo privilegiado para a elucidação das diferentes estratégias de conservação ou ganho de capital simbólico por diferentes agentes do campo artístico. Aqui argumentamos que é justamente por meio da condenação do evento e atitudes que essa Bienal em particular propícia uma janela para observarmos as diferentes relações de poder dentro do campo artístico. Chamando assim atenção para o caráter aglutinador de eventos como as bienais, onde as mais variadas demandas e trocas são exercidas, iluminamos também as diferentes estratégias empregadas por governos, mecenas, artistas e críticos para acusarem as posições contrárias e justificarem a suas próprias atitudes, que muitas vezes denegam os motivos de engajamento com o evento. Por fim, focamos na figura de György Kepes, organizador e diretor da mostra estadunidense, como exemplo de como posições precárias nas estruturas do campo inclinam a alguns a combaterem o boicote.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664199
PDF

Referências

ALAMBERT, F.; CANHÊTE, P. Bienais de São Paulo: da era dos museus à era dos curadores (1951-2001). 1a ed. São Paulo: Bienal Internacional de São Paulo; Boitempo Editorial, 2004.

AMARAL, A. Bienais ou Da impossibilidade de reter o tempo. Revista USP, São Paulo, n.52, p.16–25, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i52p16-25. Acesso em: 26 de maio de 2021

AMARAL, A. O boicote à X Bienal: extensão e significado. In: Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. 2a edição. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 400–405.

BARNHISEL, G. Cold War Modernists: Art, Literature, and American Cultural Diplomacy. New York: Columbia University Press, 2015.

BAUMANN, S. A general theory of artistic legitimation: How art worlds are like social movements. Poetics, Toronto, v.5, n.1, p.47–65, feb.2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.poetic.2006.06.001. Acesso em: 26 de maio de 2021

BINGHAM, L. A. International Art Program plans for X Sao Paulo Bienal. Series 16; Box 156; Folder 68-05 SAO PAULO X – CORRESPONDENCE. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 1969a.

BINGHAM, L. A. Letter to Mr. Mario Gibson Barbosa. Series 16; Box 155; Folder 05 [Carta para Mario Gibson Barbosa]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 27 de mar. 1969b.

BLAKINGER, J. R. Gyorgy Kepes: Undreaming the Bauhaus. Massachusetts: The MIT Press, 2019.

BOURDIEU, P. As Regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BOURDIEU, P. A produção da crença contribuição para uma economia dos bens simbólicos. G. J. de F. Teixeira & M. da G. J. Setton, Trads. Porto Alegre: Zouk, 2008.

CAVALCANTI SIMIONI, A. P. Modernismo brasileiro: Entre a consagração e a contestação. Perspective. Actualité en histoire de l’art, Paris, n.2, p.1–17, 2013. Disponível em : https://doi.org/10.4000/perspective.5539 . Acesso em: 26 de maio de 2021

COELHO, T. Bienal de São Paulo: O suave desmanche de uma idéia. Revista USP, São Paulo, n.52, p.78–91, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i52p78-91. Acesso em: 26 de maio de 2021

CORRIGAN, R.; ELBRICK, C. Confidential Sao Paulo 785. Country Files for Brazil 1953-1971; Box 22; Folder EXH 1 SAO PAULO BIENAL BRAZIL 1969 [Letter]. Records of the U.S. Information Agency, 1900-2003; Record Group 306; National Archives Building, Washington, DC, 12 ago. 1969.

CULL, N. J. The Cold War and the United States Information Agency: American propaganda and public diplomacy, 1945-1989. Cambridge: Cambridge University Press, 2008.

DIZARD, W. P. Inventing public diplomacy: The story of the U.S. Information Agency. Boulder: Lynne Rienner Publishers, 2004.

DURAND, J. C. G. Arte, privilégio e distinção: artes plásticas, arquitetura e classe dirigente no Brasil, 1855/1985. São Paulo: Editora Perspectiva, Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

FICO, C. Reinventando o otimismo: ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1997.

FISHER, E.; AMConsul Sao Paulo. UNCLAS SAO PAULO 855. Series 16; Box 160; Folder 68-05 Sao Paulo X CANCELATION [Carta para USIA Washington]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 3 set. 1969.

GLUECK, G. A “Binuclear” Show For The Bienal. The New York Times, 28D, 18 mai. 1969a.

GLUECK, G. No Rush for Reservations. The New York Times, D21, 6 jul. 1969b.

GOODYEAR, A. C. Gyorgy Kepes, Billy Klüver, and American Art of the 1960s: Defining Attitudes Toward Science and Technology. Science in Context, Cambridge, v.17, n.4, p.611–635, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S0269889704000286. Acesso em: 26 de maio de 2021

GOODYEAR, A. C. From Technophilia to Technophobia: The Impact of the Vietnam War on the Reception of “Art and Technology”. Leonardo, Cambridge, v.41, n.2, p.169–173, 2008.

GREEN, J. N. We cannot remain silent: Opposition to the Brazilian military dictatorship in the United States. Durham: Duke University Press, 2010.

HAACKE, H. 1969 April 22, New York. ICAA Record ID 774427 [Carta para Gyorgy Kepes]. International Center for the Arts of the Americas (ICAA), 22 abr. 1969. Disponível em: https://icaa.mfah.org/s/en/item/774427#?c=&m=&s=&cv=&xywh=-981%2C18%2C4913%2C2750. Acesso em: 26 de maio de 2021

HAINES, G. K. Americanization of Brazil: A Study of U.S. Cold War Diplomacy in the Third World, 1945-1954. Lanhan: Rowman & Littlefield Publishers, 1997.

HULTÉN, P. The machine as seen at the end of the mechanical age. New York: The Museum of Modern Art, 1968.

JACOBSEN JR., W. L. Telegram to RUEHIA/USIA WASHDC. Series 16; Box 161; Folder 68-05 SAO PAULO X - INCOMING & OUTGOING MESSAGES [Carta para USIA Washington]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 7 nov. 1967.

JACOBSEN JR., W. L. Letter to Arnie (Series 16; Box 155; Folder 05) [Carta para Arnie]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 17 abr. 1969a.

JACOBSEN JR., W. L. Letter to Lois Bingham. Series 16; Box 156; Folder 68-05 SAO PAULO X - CORRESPONDENCE. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 1969b.

JAREMTCHUK, D. A Bienal de São Paulo no contexto da Guerra Fria. In: COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE. 32., 2005. Anais... Brasília: CBHA, 2013, p.1591-1604.

JAREMTCHUK, D. Arte, política e geopolítica nos anos 1960. MODOS, Campinas, v.1, n.2, p.47-57, maio/ago. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.24978/mod.v1i2.758. Acesso em: 26 de maio de 2021

KEPES, G. Letter to Mrs. Esther G. Harmon. Series 16; Box 155; Folder 05 [Carta para Esther G Harmon]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 13 jan. 1969a.

KEPES, G. Letter too Hans Haacke. Gyorgy Kepes Papers 1909-2003; Box 3; Folder 29 [Letter para Hans Haacke]. Archives of American Art, Smithsonian Institution, 28 abr. 1969b.

KEPES, G. Memo to Artists participating in the United States exhibition of the X Bienal de Sao Paulo. Series 16; Box 155; Folder 07 [Memo]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 1969c.

KEPES, G. CAVS Press Release. Gyorgy Kepes Papers 1909-2003; Box 4; Folder 32. Archives of American Art, Smithsonian Institution, 1969d.

KRENN, M. L. Fall-out shelters for the human spirit: American art and the Cold War. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2005.

LESLIE, S. W. The Cold War and American science: The military-industrial-academic complex at MIT and Stanford. New York: Columbia University Press, 1993.

MATARAZZO SOBRINHO, F. Letter to Mrs Lois A. Bingham. Series 16; Box 155; Folder 05 [Carta para Lois A. Bingham]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 22 abr. 1969.

MCKNIGHT, J. P.; USIS Buenos Aires. Post Sponsors Art Exhibit of U.S. Painter Andy Warhol (Series 5; Box 25; Folder 5) [Field MEssage para USIA Washington]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 19 jul. 1965.

MOWINCKEL, J. W. São Paulo X Bienal. Series 16; Box 161; Folder 68-05 SAO PAULO X - INCOMING & OUTGOING MESSAGES [Carta para USIA Washington]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 2 dez.1968.

NUNEZ, G. A. Between Technophilia, Cold War and Rationality: A Social and Cultural History of Digital Art [PhD]. London: University of the Arts London, 2016.

NUNEZ, G. A. Between Worshipers, Priests and the Nuke: An Introduction to the Cultural and Social History of Early Computer Art. In: CANDY, L.; EDMONDS, E. & POLTRONIERI, F. (Orgs.), Explorations in Art and Technology. London: Springer, 2018, p.31-38. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-7367-0_2. Acesso em: 26 de maio de 2021

OLIVEIRA, R. A. Bienal de São Paulo: Impacto na cultura brasileira. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.15, n.3, p.18–28, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-88392001000300004. Acesso em: 26 de maio de 2021

PONTUAL, R. Arte brasileira contemporânea: Coleção Gilberto Chateaubriand. Rio de Janeiro: Edições Jornal do Brasil, 1976.

RESTANY, P. Boicote à X Bienal: A anticarreira ou as especulações sobre a cultural impossível. Correio da Manhã, 1., 31 jul.1969.

RIPLEY, D. Letter to William P. Rogers. Series 16; Box 155; Folder 05 [Carta para Willian P. Rogers]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 2 mai. 1969.

ROGERS, W. P.; SECRETARY OF STATE. Telegram to American Embassy Paris REF 1043. Series 16; Box 160; : Folder 68-05 Sao Paulo X CANCELATION [Carta para AMEmbassy Paris]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 25 de jul. 1969.

SANTOMAURO, F. A atuação política da Agência de Informação dos Estados Unidos no Brasil (1953-1964). São Paulo: Editora Unesp, 2015.

SAUNDERS, F. S. The Cultural Cold War: The CIA and the World of Arts and Letters (Second). New York: The New Press, 2013.

SCHROEDER, C. S. X Bienal de São Paulo: Sob os efeitos da contestação. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicação e Arte, Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.27.2011.tde-26112011-133939. Acesso em: 26 de maio de 2021

SCOTT, D. Mr. Challinor’s Memo, Feb. 19, 1969. Series 5; Box 21; Folder 5 [Carta para Blitzer]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 3 out. 1969.

SHANKEN, E. A. Art in the Information Age: Cybernetics, Software, Telematics and the Conceptual Contributions of Art and Technology to Art History and Aesthetic Theory [PhD]. Durhan: Duke University, 2001.

SMITHSONIAN/NCFA. Reference FM70, Dec. 2, 1968. Series 16; Box 161; Folder 68-05 SAO PAULO X - INCOMING & OUTGOING MESSAGES [Carta para USIS Rio de Janeiro]. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321. 2 dez. 1968.

SPRICIGO, V. Modos de representacão da Bienal de São Paulo: A passagem do internacionalismo artístico à globalizacão cultural. São Paulo: Hedra, 2011.

TAYLOR, G. D. When the machine made art: The troubled history of computer art. New York: Bloomsbury Academic, 2014.

USIA; DEPARTMENT OF STATE. Circular 14607. Series 16; Box 160; Folder 68-05 Sao Paulo X CANCELATION. Smithsonian Institution Archives, Washington, D.C.; Record Unit 321, 29 ago. 1969.

VALLYE, A. Design and the Politics of Knowledge in America, 1937-1967: Walter Gropius, Gyorgy Kepes. PhD. New York: Columbia University, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.7916/D883401H. Acesso em: 26 de maio de 2021.

WANG, A. R. R. Collaboration as camouflage: The mobilization of art during Cold War scientific exceptionalism. Master of Arts. British Columbia: University of British Columbia, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14288/1.0380774. Acesso em: 26 de maio de 2021.

WHITELEGG, I. The Bienal Internacional de São Paulo: A concise history, 1951-2014. Perspective. Actualité en Histoire de l’art, Paris, n.2, p.380–386, 2013. Disponível em : https://doi.org/10.4000/perspective.3902. Acesso em: 26 de maio de 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 German Alfonso Nunez

Downloads

Não há dados estatísticos.