Bienais e os giros epistemológicos
PDF

Palavras-chave

Bienais
Bienalização
Covid-19
História das exposições
Giro decolonial
Giro epistemológico

Como Citar

OLIVEIRA , Mirtes Marins de. Bienais e os giros epistemológicos: pandemia e decolonialidade. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 212–220, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665703. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665703. Acesso em: 21 jun. 2024.

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir de maneira panorâmica e introdutória sobre a constituição das bienais e outras exposições que são elaboradas dentro da lógica da bienalização. Como contexto incontornável há a necessidade de considerar o momento atual, com a epidemia de Covid-19 e suas restrições físicas. Para a finalidade, apresenta uma possível narrativa sobre as histórias das exposições a partir da perspectiva das bienais que incorporam pressupostos de um debate relacionado ao giro decolonial. Considera-se que tanto a pandemia quanto a decolonialidade exigem também uma virada ou giro epistemológico.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665703
PDF

Referências

ANELLI, R. Gosto Moderno: O Design da Exposição e a Exposição do Design. ARQtexto, n. 14, p.92-109, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/pdfs_revista_14/04_RA_gosto%2 0moderno_070210.pdf. Acesso em: 22 de abril de 2021.

BAYER, H. Fundamentals of Exhibition Design. PM, New York, v.6, n.2, p.17-25, dec .1939/jan. 1940.

BENNETT, T. The Birth of the Museum: History Theory, Politics. New York: Routledge, 1995.

BIRKETT W. To Infinity and Beyond: A Critique of the Aesthetic White Cube. Theses Setton Hall University, 2012.

DAY, G.; EDWARDS, S. Global Dissensus: art and contemporary capitalism In: EDWARDS, S.; WOOD, P. (Ed.). Art & Visual Culture. 1850-2010. Modernity to Globalisation. London: Tate Publising & Open University, 2012, p.285-315.

MENESES, U.B. A exposição museológica e o conhecimento Histórico In: FIGUEIREDO, B.G.; VIDAL, D.G. (Orgs.). Museus: dos gabinetes de curiosidades à museologia moderna. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2013, p.15-88.

MUÑIZ-REED, I. Pensamentos sobre práticas curatoriais no giro decolonial. Apresentação em contexto do projeto Arte e descolonização, a partir de pesquisas realizadas pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) e pelo Centro de Pesquisa Afterall, 2019. Disponível em: https://masp.org.br/arte-e-descolonizacao. Acesso em: 22 de abril de 2021.

O'NEILL, P. The culture of curating and the curating of culture(s): the development of contemporary curatorial discourse in Europe and North America since 1987. PhD thesis, Middlesex University. 2007. Accepted Version Available from Middlesex University’s Research. Acesso em: http://eprints.mdx.ac.uk/10763/.

ROGERS, T. Museus da Europa começam a reabrir com novas regras para era da Covid-19, Folha de São Paulo, 14 de maio de 2020. Publicado inicialmente no New York Times. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ ilustrada/2020/05/museus-da-europa-comecam-a-reabrir-com-novas-re-gras-para-a-era-da-covid-19.shtml. Acesso em: jun. 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Mirtes Marins de Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.