Gêneros artísticos em discussão através de coleções de objetos asiáticos
PDF

Palavras-chave

Conceitos de arte
Gêneros artísticos
Coleção de arte japonesa no Brasil

Como Citar

HASHIMOTO CORDARO, Madalena; OKANO, Michiko. Gêneros artísticos em discussão através de coleções de objetos asiáticos. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 3, p. 197–221, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i3.8665547. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665547. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

A partir de pesquisas de levantamento e de campo já realizadas das principais coleções asiáticas no Brasil – Ema Klabin, Instituto Moreira Salles, Museu Oscar Niemeyer e Museu da Imigração Japonesa – analisaremos e refletiremos sobre o alargamento de gêneros artísticos baseado na história da arte japonesa em contraponto à eurocêntrica. Assim, a metodologia utilizada será qualitativa, dentro de uma abordagem historiográfica, indutiva e analítica. As coleções estudadas foram formadas por mobilidades e conexões pessoais estabelecidas sem uma pré-agenda institucional, por dois empresários e um diplomata brasileiros bem como por imigrantes japoneses. Externam a não hierarquização de gêneros artísticos e descortinam a compreensão oriental tradicional de arte.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i3.8665547
PDF

Referências

AZEVEDO, O.; AVANO, R.; LOSNAK, M. Haruo Ohara. Londrina: Positivo, 2008.

BELTING, H. O fim da história da arte. Tradução: Rodnei Nascimento. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BURGI, S. (Org.). Haruo Ohara. Rio de Janeiro: IMS, 2008. Disponível em: https://ims.com.br/exposicao/haruo-ohara-fotografias/.

COELHO, J. T. Gesto e detalhe. In: MUSEU OSCAR NIEMEYER. Ásia, a terra, os homens, os deuses. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2018. Catálogo da exposição, p. 15-28.

CONRAD, S. Historia global: una nueva visión para el mundo actual. Tradução: Gonzalo García. Barcelona: Editorial Planeta, 2017.

COSTA, P. de F. Sinfonia de objetos: a coleção de Ema Gordon Klabin. São Paulo: Iluminuras, 2007.

DE WAAL, E. A lebre com olhos de âmbar. Tradyção: Alexandre Barbosa. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.

INSTITUTO MOREIRA SALLES (Ed.). Ukiyo-e pinturas do mundo flutuante. Coordenação, estudo iconográfico, textos e revisão do catálogo de Madalena Hashimoto Cordaro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008.

HASHIMOTO CORDARO, M. N. O sistema das artes no período Edo. In: PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO (Ed.). O florescer das cores – a arte do período Edo. Tradução: Madalena Hashimoto Cordaro. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Agência de Cultura do Japão, 2008, p. 319-325.

KAUFMANN, T. D. Towards a geography of art. Chicago: The University of Chicago Press, 2004.

KYLE CROSSLEY, P. O que é história global. Tradução: Vera Joscelyne. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

NAKATSUKA, H. Nippon vs bijutsu. Oboegaki [Japão vs belas-artes. Memorando]. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE OSAKA. Nippon vs bijutsu – kindai nihonga to gendai bijutsu: Taikan, Seihō kara Murakami Takashi made (Japão vs belas-artes – da nihonga moderna à arte contemporânea: de Taikan, Seihō até Takashi Murakami. Osaka: Tōhō Shuppan, 2006.

OKANO, M. A arte do Japão e da China. In: COSTA, P.F. (Org.). A coleção Ema Klabin. São Paulo: Fundação Cultural Ema Gordon Klabin, 2017, p. 127-139.

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO. O florescer das cores – a arte do período Edo. Tradução: Madalena N. Hashimoto Cordaro. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, Agência de Cultura do Japão, 2008 [Textos de: Aoki Tamotsu, Célia Oi, Kobayashi Ayako, Saitō Takamasa, Madalena Hashimoto Cordaro].

ROUSMANIERE, N. C. (Ed.). KAZARI Decoration and display in Japan 15th-19th centuries. New York: Japan Society, 2002.

SAID, E. W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução: Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

SATŌ, D. Modern Japanese art and the Meiji state: the politics of beauty. Tradução: Hiroshi Nara. Los Angeles: Getty Research Institute, 2011.

TSUJI, N. History of art in Japan. Tradução: Nicole Coolidge Rousmaniere. New York: Columbia University Press, 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Madalena Hashimoto Cordaro, Michiko Okano

Downloads

Não há dados estatísticos.