Letter from Brazil

P. M. Bardi to Valentino Bompiani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/modos.v5i3.8666881

Palavras-chave:

Publicação de arte. Design de livro. Fotografia. Redes culturais. Museu de Arte de São Paulo.

Resumo

A pesquisa aborda um segmento até então desconhecido da trajetória do jornalista e marchand Pietro Maria Bardi, destacando a centralidade do tema editorial em sua atividade como organizador da cultura artística. A partir das cartas trocadas com o editor Valentino Bompiani de 1946 - data da chegada de Bardi ao Brasil, juntamente com Lina Bo - até o início da década de 1950, este artigo traça os projetos comuns, entre Itália e a América do Sul, numa perspectiva transnacional, abrindo portanto novos insights sobre o papel de Bardi dentro da indústria editorial de arte ilustrada daquele momento e detendo-se no planejamento de seus primeiros anos no Brasil à frente do projeto modernista do Museu de Arte de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviana Pozzoli , Universidade de Milão

Pós-doutorado em História da Arte Contemporânea na Universidade de Milão.

Referências

AGUILAR, N. (ed.). Pietro Maria Bardi: constructor de um novo paradigma cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

AMADO, J. Terre del finimondo: romanzo. Milan: Bompiani, 1949.

ARRUDA, M. A. do N. Metrópole e cultura: São Paulo no meio século XX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015, 2 ed.

As edições do Museu de Arte. Letras e arte, suplemento de A Manhã, n. 178 (1950): 10.

Atividades editoriais. Diário de Pernambuco, n. 15 (1950): 11.

[BARDI, P. M.]. Il palazzo per uffici Montecatini. Milan: (Pizzi & Pizio), 1938.

BARDI, P. M. Il Fotocolor nell’arte della stampa. L’Industria della stampa, n. 11-12 (1941): 419-432.

BARDI, P. M. La Primavera di Sandro Botticelli (“Apologie dei capolavori dell’arte italiana riprodotti nelle misure originali” series). Milan: Bompiani, 1946.

BARDI, P. M. A Primavera de Sandro Botticelli (“Apologia das obras-primas da arte italiana reproduzidas no tamanho original” series). São Paulo; Milan: Instituto Progresso Editorial; Bompiani, 1947.

BARDI, P. M. L’experiénce didactique du Museu de Arte de São Paulo. Museum 1, n. 3-4 (1948): 138-142.

BARDI, P. M. The arts in Brazil. A new museum at São Paulo. Milan: Il Milione, 1956.

BARDI, P. M. Em torno da fotografia no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris, 1987.

BARDI, P. M. História do MASP. São Paulo: Instituto Quadrante, 1992.

BENTO, A. Livros de Arte. Diário Carioca, n. 6700 (1950): 6.

Bompiani 1947 [novelty catalogue]. Milan: Bompiani, 1947.

BOMPIANI, V. Via privata. Milan: Mondadori, 1973.

Catalogo generale Bompiani, 1929-2009. Milan: Bompiani 2009.

Catalogue de reproductions en couleurs de peinture de 1860 à 1949 / Catalogue of colour reproductions of painting from 1860 to 1949 / Catálogo de reproducciones en color de la pintura de 1860 a 1949. Paris: UNESCO, 1949.

Catalogue de reproductions en couleurs de peintures antérieures à 1860 / Catalogue of colour reproductions of paintings prior to 1860 / Catálogo de reproducciones en color de pinturas anteriores a 1860. Paris: UNESCO, 1950.

[CECCHI, E.] E.C. Masolino da Panicale, photographs by BARDI, P. M. Civiltà, n. 1 (1940): 74-80.

COLOMBO, D. Lucio Fontana e Leonardo da Vinci: un confronto possibile. Milan: Scalpendi, 2017.

COSTA, H. Espaços da arte: fotografia e representação em Peter Scheier. In: COSTA, H.; FABRIS, M. Modernismos em diálogo: o papel social da arte e da fotografia na obra de Hans Gunter Flieg. São Paulo: MAC USP, 2015: 99-114.

DI NICOLA, L. Mercurio: storia di una rivista 1944-1948. Milan: Il Saggiatore, 2012. Enciclopedia pratica Bompiani. Milan: Bompiani, 1938.

FERNANDES, F. Deslocamentos Milão-São Paulo: estrangeiros na cidade. In: LANNA, A. L. D. et.al. (eds.) São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo: Alameda, 2011: 497-520.

GRILLO, G. Il libro fotografico italiano 1931-1941: sperimentazione, industria, propaganda. Ravenna: Danilo Montanari Editore, 2020.

HAMBER, A. Communicating colour: advances in reprographic technology 1840-1967. Visual Resources 15 (1990): 355-370

KOLOKYTHA, C. The art press and visual culture in Paris during the Great Depression. Visual resources 29, n. 3 (2013): 184-215.

LEON, E. IAC. Primeira escola de design do Brasil. São Paulo: Blucher, 2014.

Livros. Correio da Manhã, n. 17459 (1950): 12.

Livros. Correio da Manhã, n. 17521 (1950): 9.

LONGHI, R. Pittura-Colore-Storia e una domanda. Paragone, n. 33 (1952):3-6.

MAGALHÃES, A. G. (ed.). Classicismo, realismo, vanguarda: pintura italiana no entreguerras. São Paulo: MAC USP, 2013.

_____. Classicismo moderno: Margherita Sarfatti e a pintura italiana no acervo do MAC USP. São Paulo: Alameda, 2016.

Masaccio. UNESCO Courier 2, n. 3 (1949): 12.

Massaguassú: figuras e paisagens pintadas no Brasil por Roberto Sambonet. São Paulo: Museu de Arte São Paulo Editor, 1949.

MIGLIACCIO, L. Pietro Maria Bardi no Brasil: história, crítica e crônica de arte. In: MAGALHÃES, A. G. (ed.). Modernidade Latina. Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano. São Paulo: MAC USP, 2014. Online at: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade/pdfs/LUCIANO_PORT.pdf

MONOTTI, F. Un museo al tropico. In: Atti del Primo Convegno Internazionale per le Arti Figurative. Firenze: Edizioni U, 1948: 182-187.

[NEGRI, M.] M.N. Massaguassú. Domus, n. 247 (1950): 17.

NEVES, J. São Paulo no segundo pós-guerra: imprensa, mercado editorial e o campo da cultura na cidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais 26, n. 75 (2011). Online at:https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/fdRMmS9YV7KVJgKbPMJ8Gmg/?lang=pt

Noticiário. Diário de Notícias, n. 8367 (1950): 3.

Notiziario. Fiera Letteraria, n. 3 (1947): 5.

Notizie d’arte. Fiera Letteraria, n. 33 (1948): 5

O Museu de Arte de São Paulo. Habitat, n. 1 (1950): 17-51.

PIAZZONI, I. Valentino Bompiani: un editore italiano tra fascismo e dopoguerra. Milan: LED, 2007.

POLITANO, S. Exposição didática e vitrine das formas. A didática do Museu de Arte de São Paulo. Master diss., Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 2010.

Portinari: exposição de sua obra de 1920 até 1948: Museu de Arte São Paulo. São Paulo: Instituto Progresso Editorial, 1948.

POZZOLI, V. 1946! Por que Pietro Maria Bardi decide deixar a Itália e partir para o Brasil? In: MAGALHÃES, A. G. (ed.). Modernidade Latina. Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano. São Paulo: MAC USP, 2014. Online at:: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade/pdfs/VIVIAN_PORT.pdf

POZZOLI, V. Lo Studio d’Arte Palma: storia di un’impresa per il commercio artistico nell’Italia del dopoguerra. ACME 69, n. 2 (2016): 145–73. Online at: https://riviste.unimi.it/index.php/ACME/article/view/7952/7611

POZZOLI, V. Dall’Archivio Bompiani: pagine illustrate nell'editoria d’arte degli anni Quaranta. In: BRIGATTI, V.; CAVAZZUTI, A.L.; MARAZZI, E; SULLAM, S. (ed.). Archivi editoriali: tra storia del testo e storia del libro. Milan: Unicopli, 2018: 111-131.

R.S. Un italiano ha creato il più grande museo del Sud-America. Tempo, n. 16 (1951): 15.

RAGGHIANTI, C.L. La Deposizione di Raffaello Sanzio (“Apologie dei capolavori dell’arte italiana riprodotti nelle misure originali” series). Milan: Bompiani, 1947.

Roberto Sambonet di P. M. Bardi. Pesci Rossi, n. 4 (1950): 12-13.

RUSCONI, P. La divulgazione dell'arte contemporanea nelle riviste popolari illustrate di Rizzoli (1931-1934). In: DE BERTI, R.; PIAZZONI, I., Forme e modelli del rotocalco italiano tra fascismo e guerra. Milan: Cisalpino, 2009: 527-573.

RUSCONI, P. Rua Brera n. 16: A galeria de Pietro Maria Bardi, In: MAGALHÃES, A. G. (ed.). Modernidade Latina. Os Italianos e os Centros do Modernismo Latino-americano. São Paulo: MAC USP, 2014. Online at: http://www.mac.usp.br/mac/conteudo/academico/publicacoes/anais/modernidade/pdfs/PAOLO_PORT.pdf

RUSCONI, P. Nella tipografia di “Quadrante”: le pagine, i caratteri di stampa e una copertina. In: PATEY, C.; ESPOSITO, E. I modernismi delle riviste: tra Europa e Stati Uniti. Milan: Led, 2017: 193-213.

RUSCONI, P. Pietro Maria Bardi. In CELANT, G. (ed.). Post Zang Tumb Tuum: Art Life Politics: Italy 1918-1943. Milan: Fondazione Prada, 2018: 172-75.

RUSCONI, P. “Un’idea del Brasile”. Pietro Maria Bardi’s second life. MODOS 4, n. 1 (2020): 241-253. Online at: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662868/24580.

RUSCONI, P. Pietro Maria Bardi’s first journey to South America: a narrative of travel, politics and architectural utopia. In: GALIMI, V.; GORI, A. (ed.) Intellectuals in the Latin Space during the Era of Fascism. Crossing borders. London; New York: Routledge, 2020: 57-84.

Sambonet: exposição de sua obra 1948-49: Museu de Arte São Paulo. São Paulo: Museu de Arte São Paulo, 1949.

SCHNEIDER, O. Uma palestra com o Prof. Bardi. Pensamento da America, suplemento panamericano de A Manhã, n. 11 (1946): 160. Sete dias literários. Diario de São Paulo, October 3, 1948.

SILVA, A. Monitores para o “Museu de Arte”, photographs by SCHEIER, P. O Cruzeiro, n. 48 (1947): 54-57.

TENTORI, F. Pietro Maria Bardi con le cronache artistiche de “L’Ambrosiano” 1930-1933. Milano: Mazzotta, 1990.

[TOESCA, P.] P.T. Gioventù di Giotto, photographs by BARDI, P. M. Civiltà, n. 8 (1942): 29-50.

Archives

Bompiani Publishing Company’s Historical Archive, Corriere della Sera Foundation, Milan.

Gio Ponti’s Archive, Milan.

Giuseppe Ungaretti’s Archive, G.P. Vieusseux Scientific and Literary Cabinet’s Contemporary Archive, Florence.

Marcello Piacentini’s Archive, Faculty of Architecture’s Library, University of Florence.

MASP’s Historical Archive, MASP Research Center, São Paulo.

Ministry of Education’s Papers, Central State Archive, Rome.

Pietro Maria Bardi’s Archive, Civic Historical Archive and Trivulziana Library, Milan.

Roberto Sambonet’s Archive, CASVA, Milan.

Valentino Bompiani’s Personal Archive, Apice Center, University of Milan.

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

POZZOLI , V. Letter from Brazil: P. M. Bardi to Valentino Bompiani. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 3, p. 15–41, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i3.8666881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8666881. Acesso em: 4 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Colaborações