O global é aqui
PDF
PDF

Palavras-chave

Global
Arte
Visualidade

Como Citar

MALTA, M.; COUTO, M. de F. M.; OLIVEIRA, E. D. O global é aqui. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 3, p. 1–13, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i3.8667178. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667178. Acesso em: 1 jun. 2023.

Resumo

Como aquilo que é considerado global, pode estar associado a um lugar específico, como o Brasil ou a cidade em que nascemos ou moramos no Brasil, ou seja, um local? Por que podemos afirmar que o global é aqui? Um país “descoberto”, colonizado, no Atlântico Sul, periférico, “exótico”, que, a partir do século XIX ainda buscou civilizar-se aos moldes europeus, assumindo como modelos instituições do Velho Mundo e suas formas de pensamento, legando uma herança construída a partir da colonização do pensamento?

https://doi.org/10.20396/modos.v5i3.8667178
PDF
PDF

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Lisboa: KKYM + EAUM, 2014.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.

CHEN, Kuan-Hsing. Asia as method: toward deimperialization. Durham: Duke University Press, 2010.

DABASHI, Hamid. Os não-europeus pensam? Amadora: Elsinore, 2017.

ELKINS, James (Ed.). Is art history global? New York: Routledge, 2007.

LOOMBA, Ania. Colonialism, post-colonialism. London, New York: Routledge, 2005.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? The lives and loves of images. Chicago, London: The University of Chicago Press, 2005.

SAID, Edward. Orientalismo - o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto, Emerson Dionisio Oliveira

Downloads

Não há dados estatísticos.