Emoções estéticas das cenografias rituais afro-cubanas

Autores

  • Katerina Kerestetzi Centre National de la Recherche Scientifique

DOI:

https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8667529

Palavras-chave:

Estética ritual, Cenografias rituais, Emoções estéticas, Consultas, Religiões afro-cubanas

Resumo

Este artigo examina os impactos emocionais da estética das religiões afro-cubanas. Ele trata do caso particular das consultas, as sessões organizadas por especialistas rituais do palo monte, santería, ifá ou espiritismo, visando a resolver os males de seus clientes. O artigo revela que cada cenografia ritual (contextos interativos, estilos decorativos, dispositivos materiais, ferramentas) conduz o consulente a um percurso emocional que está no cerne da eficácia da sessão. Nesse sentido, cada culto oferece uma combinação emocional única, uma espécie de assinatura emocional que o distingue inequivocamente das outras modalidades religiosas subsumidas sob o nome de religião afro-cubana. Trata-se de uma constatação interessante no momento em que alguns pesquisadores se perguntam se ainda faz sentido estudar separadamente essas religiões, cujas fronteiras são tão porosas que elas compartilham seguidores, conceitos, cosmologias...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katerina Kerestetzi, Centre National de la Recherche Scientifique

Laboratoire d’Anthropologie Sociale, Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), Paris, França.

Referências

ARGYRIADIS, K. La Religion à la Havane. Paris: Archives Contemporaines, 1999.

DIESSNER, R.; GENTHÔS, R.; SIMMONS, H.; LYSNE, H.; ARTHUR, K. Altar-ing Aesthetic Emotions: Exploring Responses to Ecologically Valid Beauty Stimuli and Their Relationship to Trait Engagement With Beauty. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1037/aca0000368

ESPÍRITO SANTO, D. Spiritist boundary-work and the morality of materiality in Afro-Cuban religion. Journal of Material Culture, v. 15, n. 1, p. 64-82, 2010.

FINGERHUT, J.; PRINZ, J. Aesthetic Emotions Reconsidered. The Monist, 103, p. 223-239, 2020.

GOBIN, E. Un complexe sacerdotal cubain: les santeros, les babalaos et la réflexivité critique. Thèse de doctorat, Université Paris Ouest Nanterre La Défense, 2012.

HALLOY, A. Gods in the Flesh. Outline of an emotional learning process in the Xangô possession cult (Recife, Brazil). Ethnos, v. 77, n. 2, p. 177-202, 2012.

HALLOY, A. L’odeur de l’axé. Journal de la Société des américanistes, 104 (1), p. 117-148, 2018.

HANKS, W. F. Copresence and Alterity in Maya ritual practice. In: HANKS, W. F. Intertexts: writings on language, utterance, and context. Lanham, Rowman & Littlefield, 2001, p. 221-248.

HOUSEMAN, M. Comment comprendre l’esthétique affectée des cérémonies New Age et néopaïennes? Archives de sciences sociales des religions, 174, p. 213-237, 2016.

HOWES, D. The varieties of sensory experience. A sourcebook in the Anthropology of the senses. Toronto: University of Toronto Press, 1991.

HOWES, D. Sensual relations: Engaging the Senses in Culture and Social Theory. Ann Arbor: University of Michigan Press, 2003.

JAMES FIGAROLA, J. El principio de la representación múltiple. Del Caribe, v. 12, p. 19-32, 1988.

KERESTETZI, K. La maison aux esprits: configurations spatiales, pluralit religieuse et syncrétismes dans l’espace domestique afro-cubain. Journal de la société des américanistes, 104 (1), p. 75-116, 2018.

KERESTETZI, K. Making a nganga, begetting a god: materiality and belief in the Afro-Cuban religion of Palo Monte. Ricerche di storia sociale e religiosa, 87, 145-173, 2015.

KONEN, A. Rites divinatoires et initiatiques à La Havane: la main des dieux. Paris: L’Harmattan, 2009.

LÓPEZ VALDÉS, R. L. Componentes africanos en el etnos cubano. La Havana: Ciencias, 1985.

MEYER, B. Aesthetic Formations. Media, Religion and the Senses. Palgrave: New York, 2009.

MEYER, B. How to capture the ‘wow’: R. R. Marett’s notion of awe and the study of religion. Journal of the Royal Anthropological Institute, 22, p. 7-26, 2015.

PALMIÉ, S. Wizards & Scientists: explorations in Afro-Cuban modernity & tradition, Durham-London: Duke University Press, 2002.

PANAGIOTOPOULOS, A. The Island of Crossed Destinies : human and other-than-human perspectives in Afro-Cuban divination, Department of Social Anthropology, University of Edinburgh (Phd Dissertation), 2011.

PINK, S. Doing Sensory Ethnography, London/Los Angeles: Sage Publications, 2009.

PINNEY, C. Photos of the Gods. The printed image and political struggle in India. London: Reaktion, 2004.

RODAWAY, P. Sensuous Geographies: Body, Sens and Place. London: Routledge, 1994.

SILVIA, P. J. Emotional responses to art: From collation and arousal to cognition and emotion, Review of General Psychology, 9(4), p. 342-357, 2005.

SILVIA, P. J. Looking past pleasure: Anger, confusion, disgust, pride, surprise, and other unusual aesthetic emotions, Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 3(1), p. 48-51, 2009.

STÉPANOFF, C. Dessins chamaniques et espace virtuel dans le chamanisme khakasse. Gradhiva, 17, p. 144-169, 2013.

STOLLER, P. The Taste of Ethnographic Things: the Senses in Anthropology, Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1989.

WIRTZ, K. Making sense of unintelligible messages in divine communication. Text & Talk, 27 (4), p. 435–462, 2007.

WIRTZ, K. Materializations of oricha voice through divinations in Cuban Santería. Journal de la société des américanistes, 104 (1), p. 149-17, 2018.

Publicado

2022-01-06

Como Citar

KERESTETZI, K. Emoções estéticas das cenografias rituais afro-cubanas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 267–338, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667529. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667529. Acesso em: 11 ago. 2022.

Edição

Seção

Dossiê - Arte e diáspora africana: conflitos, cânones, recomeços