(Re) existências afro…
DOI:
https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8668137Palavras-chave:
Arte afro-brasileira, Arte africana, Arte diaspóricaResumo
A presente edição da Revista MODOS: Revista de História da Arte conta com vinte textos inéditos em português, inglês e espanhol. Destaca-se o dossiê "Artes e diáspora africana: conflitos, cânones, recomeços", sob organização de Arthur Valle e Roberto Conduru.
Downloads
Referências
ALENCAR, A. .; DA CRUZ, J.; ROSA DE SOUZA, J. . Mil Litros de Preto: nossos olhares negros sobre a performance de Lucimélia Romão. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 515–538, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8666534.
ALMEIDA, A. Uma flor de silêncio e assombro: memórias entrelaçadas na Coleção Perseverança. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 150–173, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667476.
BURNHAM, R.; KAI-KEE, E. Teaching in the Art Museum: Interpretation As Experience. Los Angeles: J. Paul Getty Museum, 2011.
CUNHA, M. C. Arte afro-brasileira. In: ZANINI, W. (org.). História geral da arte no Brasil, vol. 2. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983, p. 973-1033.
CARDOSO, R. Imaginação diaspórica ou apropriação cultural?: a afro-brasilidade nas obras de Dimitri Ismailovitch e Maria Margarida Soutello. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 378-410, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667205.
CASTRO, M. B. de; SANTOS, M. S. dos. Abdias do Nascimento e o Museu de Arte Negra. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 174-189, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i3.4235.
CONDURU, R. Ogum historiador? Emanoel Araújo e a historiografia da arte afrodescendente no Brasil. In: XXIX COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE, Vitória, Anais [...], Vitória: Comitê Brasileiro de História da Arte, 2009. Disponível em: http://www.cbha.art.br/pdfs/cbha_2009_conduru_roberto_art.pdf. Acesso em dez.2021.
CONDURU, R. Esse “troço” é arte? Religiões afro-brasileiras, cultura material e crítica. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 3, p. 98–114, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i3.4309.
CONDURU, R. Pérolas negras – primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
CONDURU, R. O agente preto como fator da modernização brasileira. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 412–431, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667440.
DINIZ, C. L. Corpo, etnicidade e arte contemporânea: uma reflexão sobre a obra de Antonio Obá. Monografia do curso de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília. Brasília, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/24447. Acesso em dez. 2021.
FARIAS, J. Revendo nós historiográficos: apontamentos sobre as esculturas de santos-amuletos do Vale do Paraíba e suas origens africanas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 202–229, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8666566.
GERALDO, S. C. Heitor dos Prazeres: a imensa riqueza interna e a instauração da arte. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 54–73, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i1.8664022.
JAREMTCHUK, D. Abdias do Nascimento nos Estados Unidos: um “pintor de arte negra”. Estudos Avançados, 32(93), 2018, 263-282. Disponível em: https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180044. Acesso em dez.2021.
KERESTETZI, K. Emoções estéticas das cenografias rituais afro-cubanas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 267–338, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667529.
LAFONT, A., BENETTI, L., & RIVETTI, L. Como a cor de pele tornou-se um marcador racial: perspectivas sobre raça a partir da história da arte. ARS (São Paulo), 19(42), 1289-1355, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.192433. Acesso em dez. 2021.
LAPIN DARDASHTI, A. Abdias do Nascimento in New York: Migration, Resistance, and Transnational Black Art, 1968–70. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 471–493, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8666899.
MATTOS, N.C.S.B. Arte afro-brasileira: identidade e artes visuais contemporâneas. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2020.
MÉNDEZ SÁNCHEZ, J. E. África y art brut en el siglo XXI: una reflexión desde los márgenes. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 495–513, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8664898.
MUNANGA, K. Arte Afro-brasileira: o que é afinal? In: AGUILAR, N. (org.) Mostra do Redescobrimento: arte afro-brasileira. Catálogo de exposição. São Paulo Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000, p. 98-111.
MUNANGA, K. Arte afro-brasileira: o que é afinal?, PARALAXE, 6(1), 5–23, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/paralaxe/article/view/46601. Acesso em dez. 2021.
MOURA, S. O retorno à ilha-memória: imagens e histórias de Gorée entre os artistas da diáspora africana . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 564–582, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667415.
MOURÃO, T. Acima de tudo, as Mães: tradições artísticas e cosmológicas negras nas pencas de balangandãs. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 231–265, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667809.
O’NEILL , E. Travessias atlânticas e “arte negra”: contextos, coleções e desafios . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 175–200, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667206.
PINHEIRO, B. Moenda de Heitor dos Prazeres, medalha de prata na I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Revista de História da Arte e da Cultura, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 119–141, 202. DOI: 10.20396/rhac.v2i2.15139.
PROCTER, A. The Whole Picture: The Colonial Story of the Art in Our Museums & Why We Need to Talk About. Cassel: London, 2020
QUERIN, C. We Write Samba on the Wild Asphalt: Malandragem as Practice of Resistance in the Work of Heitor dos Prazeres and Hélio Oiticica. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 433–469, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8668051.
RIBEIRO DA SILVA BEVILACQUA, J. Histórias entrelaçadas: um panorama das exposições de arte africana no MASP. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 122–148, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667204.
RODRIGUES, T. R. Mestiçagem como problema visual: notas sobre a colonialidade do ver na América Latina. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 540–562, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8666346.
SALUM, M. H.L. Cem anos de arte afro-brasileira. In: AGUILAR, N. (org.) Mostra do Redescobrimento: arte afro-brasileira. Catálogo de exposição. São Paulo Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000, p.112-121.
SALUM, M. H.L. Vistas sobre arte africana no Brasil: lampejos na pista da autoria oculta de objetos afro-brasileiros em museus. Anais Do Museu Paulista: História e Cultura Material, 25(2), 2017, 163-201. https://doi.org/10.1590/1982-02672017v25n02d07. Acesso em dez. 2021.
SANTOS, B.A. dos. Museu-Terreiro: o sagrado afro-brasileiro em um ambiente museológico. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
SILVA, N. F. I. da. Museu afro Brasil no contexto da diáspora: dimensões contra-hegemônicas das artes e culturas negras. Tese Doutorado. Programa de Pós-graduação em Arte. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
SILVA DOS SANTOS, M. O afro nas artes visuais : conceituação e abordagem em livros escolares de Arte, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 51–81, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667606.
SMYTHE-JOHNSON, N. . Amplifying syncretism: Antonio Obá’s dialectical conception of Brazil. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 584–602, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8668110.
SOBRINHO, M. Arquiescultura: um modo de abordagem da obra de Cristina Iglesias. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 83–104, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667449.
TAVARES, M. Arte sob ataque: os usos e abusos da arte pelas redes reacionárias durante a censura da exposição Queermuseu. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 18–49, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667547.
VALLE, A. “Exu, c’est pour vous”: Benjamin Péret visita locais de culto afro-brasileiros em 1930. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 340–376, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667466.
VALLE, A.; CONDURU, R. Artes e diáspora africana: conflitos, cânones, recomeços. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 106–120, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667936.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira Oliveira, Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso.
-
Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.