Museus de arte, das práticas coloniais aos desafios da virada digital
DOI:
https://doi.org/10.20396/modos.v6i2.8668410Palavras-chave:
Sistema da arte, Instituições museológicas, Internet, Colonial - DecolonialResumo
Os museus de arte, que trazem em sua gênese as sementes das práticas de dominação colonial, apresentaram bastante resistência aos diferentes tipos de pluralidade e inclusão, entre eles aqueles promovidos pelo uso da internet. Com a pandemia da COVID-19 e o afastamento social imposto para seu controle, ocorreu uma virada digital, que coloca grandes desafios neste cenário institucional. Propomos uma análise dessas mudanças, apontando as emergentes e inúmeras possibilidades que se evidenciam e os grandes riscos a serem enfrentados.
Downloads
Referências
BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.
BULHÕES, M. A. Arte Contemporânea no Brasil. Belo Horizonte, C/Arte, 2019.
BULHÕES, M.A.; FETTER, B.; ROSA, N.; RUPP, B. As novas regras do jogo: o sistema da arte contemporânea. Porto Alegre: Zouk, 2014.
CANCLINI, N. G. (coord.). A institucionalidade da cultura e as mudanças socioculturais. Cadernos de Pesquisa, julho 2021, Cátedra Olavo Setúbal de Arte Cultura e Ciência, São Paulo, IEL/USP/Amavisse. DOI: https://doi.org/10.11606/9786588152102
CANCLINI, N. G. Sociedade sem relato. Antropologia e estética da iminência. São Paulo: Edusp, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Ed. 34, 2014.
ESCOBAR, T. Aura Latente/Estética/Ética/Política/Técnica. Asunción: Ed. Tinta Limón, 2021.
LAUER, M. Crítica do artesanato: plástica e sociedade nos Andes peruanos. São Paulo: Nobel, 1983.
MORIN, E. É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
OLIVEIRA, E. D. G. de. O museu no Instagram: arte, exposição e a visibilidade de práticas museológicas. Museologia & Interdisciplinaridade, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasília, v. 9, n. especial, p. 103-131, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.31740
SHINER, Larry. La invención del arte – Una historia cultural. Barcelona, Buenos Aires, México: Paidós, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Amélia Bulhões

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
-
Atribuição — Você deve dar o crédito adequado,fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de forma alguma que sugira que o licenciador endossa você ou seu uso.
-
Não Derivados — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você não poderá distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.