“A ambas as extremidades da cadeia”
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Palavras-chave

Arte e feminismos
Arte contemporânea em Portugal
Arte e ditadura

Como Citar

LAMONI, Giulia. “A ambas as extremidades da cadeia”: algumas reflexões sobre as relações entre artes plásticas e feminismos nos anos setenta em Portugal . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 493–517, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i2.8672673. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8672673. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumo

Através da problematização de uma retórica da separação associada ao termo feminismo no discurso de algumas artistas portuguesas, este texto procura pensar as estratégias próprias ensaiadas por mulheres artistas em Portugal nos anos 70 para afirmar a sua agência em âmbito cultural. Estas estratégias, que poderão ser talvez entendidas como de não separação, ganham sentido à luz da história política, social e cultural portuguesa desses anos, distinguindo-se nitidamente das estratégias de intervenção, de orientação feminista, desenvolvidas por mulheres artistas nos mesmos anos em outras geografias, e em particular no contexto anglo-saxónico – contexto que, neste campo de estudos, se tem tornado de referência.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8672673
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