Harald Szeeman, o colecionador de obsessões
PDF

Palavras-chave

Harald Szeeman
Curadoria
Colecionismo
História da Arte

Como Citar

MARTINS, Tatiana da Costa. Harald Szeeman, o colecionador de obsessões. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 527–552, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673307. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673307. Acesso em: 11 maio. 2024.

Resumo

As artes visuais e suas narrativas envolvem vários agentes. O colecionador possui destaque por congregar conjuntos materiais que permitem arranjos quase infinitos como fontes históricas, além de inscrever-se na própria fatura do discurso histórico e na visualidade contemporânea. A análise da Exposição Grandfather: a Pioneer like us, de 1974, procura compreender a dupla prática de Harald Szeeman: curatorial e colecionista. Essa perspectiva, aliada aos temas benjaminianos, abre vias para redimensionar a História da Arte.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673307
PDF

Referências

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos editora Unachapecó, 2009.

AGAMBEN, G. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BENJAMIM, W. Desempacotando minha biblioteca: um discurso sobre o colecionador. In: Idem. Rua de mão única. Obras Escolhidas. Vol. 2. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIM, W. O Colecionador. In: Idem. Passagens, Belo Horizonte: UFMG, 2018.

CALVINO, I. Coleção de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FILIPOVIC, E. The apparently marginal activities of Marcel Duchamp. Cambridge, MA: The MIT Press, 2016.

FOUCAULT, M. A tentação de Santo Antão, de Flaubert [1964]. In: Idem. Ditos e escritos III. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

KRAUSS, R. L’Originalité de l’avant-garde et autres mythes modernistes. Paris: Macula, [1985] 1993.

PHILLIPS, G.; CHON, D.; RIGOLO, P. Harald Szeeman: Museum of Obssessions. Los Angeles: The Getty Research Institute, 2018a.

PHILLIPS, G.; CHON, D.; RIGOLO, P. Harald Szeeman: select writings. Los Angeles: The Getty Research Institute, 2018b.

POMIAN, K. Collectors and curiosities: Paris and Venice 1500-1800. Cambridge: Polity Press, 1990.

PREZIOSI, D. The Art of Art History: a critical Anthology. Nova York: Oxford, 2009.

OBRIST, H. U. Uma breve história da curadoria. São Paulo: BEI, 2010.

OBRIST, H. U. Caminhos da Curadoria. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Tatiana da Costa Martins

Downloads

Não há dados estatísticos.