Ruídos da Casa de Vidro
PDF

Palavras-chave

Cildo Meireles
Voz
Silêncio
Pietro Bo
Casa de Vidro

Como Citar

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. Ruídos da Casa de Vidro: Pietro Bo . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 179–199, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673441. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673441. Acesso em: 11 maio. 2024.

Resumo

A Casa de Vidro inaugurou, em 2013, sua primeira exposição, The Insides Are on the Outside / O interior está no exterior, com a curadoria de Hans Ulrich Obrist e com obras de 35 artistas e arquitetos. Cildo Meireles (1948-) participou da mostra com Pietro Bo (2013), um disco de vinil que, em uma vitrola posicionada perto da lareira da sala de estar, tocava a repetição de uma frase na voz de Pietro Maria Bardi direcionada à Lina Bo, intercalada com períodos de silêncio. Entre um silêncio e outro, um artefato pulverizava no ambiente o aroma de café. Neste artigo, partimos da escuta de um sujeito fenomenológico para analisar o registro sonoro da obra de Cildo Meireles, lançando no texto a repetição criada pelo artista em Pietro Bo. Recorremos às noções de voz (Derrida, 2012; 2014), de gravação sonora (Caesar, 2012) e de silêncio (Cage, 2013a; 2013b) para investigar os atravessamentos no tempo que permitem a Pietro Bo contar uma estória desde a Casa de Vidro.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673441
PDF

Referências

CAESAR, R. O som como é: imagem; água e ar, seus suportes. In: Pelas Vias da dúvida: 2o Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2012, p. 32-45.

CAGE, J. De Segunda a um Ano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013a.

CAGE, J. Silence. (50Th Anniversary Edition). Middletown (Connecticut): Wesleyan University Press, 2013b.

CARRANZA, E. G. Casa Valéria Cirell e o nacional-popular. Pós: revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, São Paulo, v. 21, n. 35, p. 118-138, jun. 2014.

DERRIDA, J. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.

DERRIDA, J. A voz e o fenómeno: introdução ao problema do signo na fenomenologia de Husserl. Lisboa: Edições 70, 2012.

FELICIANO, F. Y. K. Museu-casa e a arte contemporânea: diálogos com o fetiche. Revista Belas Artes: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, v. 5, n. 13, p. 1-24, set./dez. 2013.

GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

HALL, J. Lina Bo Bardi, o intelectual orgânico e a Revista Habitat. In: PEDROSA, A. et al. (orgs.). Lina Bo Bardi: Habitat. Catálogo de exposição realizada no Museu de Arte de São Paulo, no Museo Jumex (Cidade do México) e no Museum of Contemporary Art (Chicago). São Paulo: MASP, 2019, p. 72-79.

HALLEY, P. [1985] After Art. In: HALLEY, P. Peter Halley Collected Essays 1981-1987. Zurich: Bruno Bischofberger, 1988.

MEIRELES, C. “Esse universo dos sons que a gente não escuta”: entrevista com Cildo Meireles. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Revista Poiésis, Niterói, v. 21, n. 36, p. 175-206, jul./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.22409/poiesis.v21i36.42766. Disponível em https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/42766. Acesso em: 20 jul. 2022.

MEIRELES, C. Cildo Meireles: entrevista em três partes. Entrevistador: Hans Ulrich Obrist. In: OBRIST, H. U. Hans Ulrich Obrist: entrevistas brasileiras (v. 1). Rio de Janeiro: Cobogó, 2018, p. 409-436.

MEIRELES, C. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista com participação de Rubens Teixeira dos Santos. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro, 31 jan. 2019. (não publicado)

MEIRELES, C. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista. Entrevistadora: Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro, 30 nov. 2021. (não publicado)

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

MEYER, E. C. Tornando-se Lina Bo Bardi: uma odisseia ideológica. In: PEDROSA, A. et al. (Orgs.). Lina Bo Bardi: Habitat. Catálogo de exposição realizada no Museu de Arte de São Paulo, no Museo Jumex (Cidade do México) e no Museum of Contemporary Art (Chicago). São Paulo: MASP, 2019, p. 48-57.

MÚLTIPLO. Cildo Meireles: múltiplos singulares. Catálogo de exposição. Rio de Janeiro: Múltiplo, 2019.

PEDROSA, A. et al. (orgs.). Lina Bo Bardi: Habitat. Catálogo de exposição realizada no Museu de Arte de São Paulo, no Museo Jumex (Cidade do México) e no Museum of Contemporary Art (Chicago). São Paulo: MASP, 2019.

SCHAEFFER, P. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. (Nouvelle édition) Paris: Du Seuil, 1966. E-book.

SESC BELENZINHO. Lado B: O disco de vinil na arte contemporânea brasileira. Catálogo de exposição. São Paulo: Sesc Belenzinho, 2019.

SUGIMOTO, L. Pietro Maria Bardi, fundador do Masp, é retirado do esquecimento por sua assistente. Jornal da Unicamp, Campinas, Arte e Cultura, 31 ago. 2020.

TATANI, C. Informações sobre a mostra The Insides are outsides/O interior está no exterior. (Correspondência eletrônica à autora) São Paulo: Instituto Bardi/Casa de Vidro, 10 fev. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Caroline Alciones de Oliveira Leite

Downloads

Não há dados estatísticos.