Lapidários
PDF

Palavras-chave

Publicação de artista
Sessão expositiva
Pedra
Mesa
Horizontalidade

Como Citar

MARQUÉZ-ELUL, Fercho. Lapidários: da seção da biblioteca à sessão expositiva e reprodutiva das pedras – publicação, pedra, mesa. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 777–805, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673507. Acesso em: 11 maio. 2024.

Resumo

Este artigo reflete o processo em andamento do projeto artístico Lapidários: uma sessão expositiva e reprodutiva das pedras, em especial, o deslocamento de um acervo constituído privadamente, uma seção da biblioteca,  de publicações de artistas  e de autores do campo das humanidades tendo a pedra e suas interlocuções com outros campos para o espaço de exposição, uma sessão expositiva, em junho de 2022, da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo em Porto Alegre, contando com a interação dos visitantes, bem como uma encontro com artistas que doaram ao projeto publicação. Valendo como base teórica reflexões sobre a biblioteca de Georges Perec, o colecionismo segundo Walter Benjamin, bem como a histografia da mesa através de Leo Steinberg, Georges Didi-Huberman, Yves Alain-Bois e Rosalind Krauss e poéticas como as de Rachel Whiteread e Robert Rauschenberg, objetiva, a partir da sessão expositiva ocorrida, refletir brevemente sobre a organização e o locus em que uma biblioteca se instala e mais detidamente sobre a mesa como dispositivo de apresentação e exposição do conhecimento sobre pedras condensado a partir de ínumeros exemplares impressos e entre si postos em articulação, bem como as questões de horizontalidade que permeia as produções contemporâneas e a visualidade da imagem.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673507
PDF

Referências

BENJAMIN, W. Passagens. Trad. Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

BENJAMIN, W. Peinture et grafisme. De la peinture ou le signe et la marque. Traduction au français: Pierre Pénisson. In: BOIS, Y-A. [Ed.]. Le Dessin [dossier]. La part de l'œil, Bruxelles, n. 6, p. 11-15.1990.

BOIS, Y-A. (Ed.). Le Dessin. La part de l'œil, Bruxelles, n.6, 1990.

BOIS, Y-A.; KRAUSS, R. L’informe: mode d’emploi. Paris: Centre Pompidou, 1996.

DIDI-HUBERMAN, G. ATLAS: portar el mundo entero de los sufrimientos, 2010. Disponível em: https://www.museoreinasofia.es/sites/default/files/publicaciones/textos-en-descarga/19GD_es.pdf. Acesso em: 19 set 2022.

DURHAM, J. Entre el mueble y el inmueble (Entre una roca y un lugar sólido). Ciudad de Mexico: Alias, 2010.

HUCHET, S. O historiador e o artista na mesa de (des)orientação: alguns apontamentos numa certa atmosfera warburguiana. Revista Ciclos, Florianópolis, v. 1, n. 1, [p.1-16], set 2013.

MARQUÉZ, F. Convocatória para um mobiliário brasileiro. INSCRIÇÃO 69 – Estocagem #8. Disponível em: https://www.convocatoriamobiliario.com.br/. Acesso em: 15 dez 2017.

MARQUÉZ-ELUL, F. Lapidários: uma sessão expositiva e reprodutiva das pedras [texto de exposição], 2022.

OTTINGER, D. (Org.). Dictionnaire de l'objet surréaliste. Paris: Gallimard, 1993.

PEREC, G. Notas breves sobre a arte e o modo de arrumar os livros. Trad. Heloisa Jahn. 2016. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/notas-breves-sobre-arte-e-o-modo-de-arrumar-os-livros/. Acessado em: 18 ago 2022.

RIBEIRO, A. E. Dicionário de imprecisões. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2020.

SCHNEIDER, N. Naturezas-mortas. Trad. Adelaide Cervaens Rodrigues; Teresa Carvalho. Köln: Taschen, 2009.

STEINBERG, L. Outros critérios: confrontos com a arte do século XX. Trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Fercho Marquéz-Elul

Downloads

Não há dados estatísticos.