Resumo
O artigo busca contribuir para os estudos sobre o campo ampliado da escultura no Brasil, pouco historicizado entre nós, tomando como objeto o conjunto de obras tridimensionais feitas por artistas mulheres premiadas nos Panoramas da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo e que foram incorporadas ao acervo do museu. O recorte sobre a produção tridimensional das artistas Mary Viera, Valquíria Chiarion, Ada Yamaguishi e Lídia Sano, Eliane Prolik, Nazareth Pacheco, Vera Chaves Barcellos, Rosana Paulino e Marilá Dardot fortalece o crescente interesse pelos estudos feministas que buscam visibilizar a atuação das mulheres. A pesquisa sobre as aquisições de obras expostas nos Panoramas sinaliza a importância do programa institucional para o fomento e a difusão da produção nacional, e foi viabilizada por meio do Edital Laboratório de Pesquisa do museu em 2022.
Referências
ANJOS, M. dos. Contraditório. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Panorama da Arte Brasileira 2007. São Paulo: MAM, 2007, p. 24-63.
AMARAL, A. Escultura brasileira. Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Editora 34, 2013, p. 348-351.
BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. (Arte e Cultura XII). São Paulo: Banco Sudameris/Raízes Artes Gráficas, 1989.
BEVILACQUA, J. R. S. O vazio na obra de Rosana Paulino. In: PICCOLI, V.; NERY, P. (cur.). Rosana Paulino: a costura da memória. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2018, p. 150-161.
BIENAL DO MERCOSUL, 5. História da Arte e do Espaço. Da escultura à instalação / ed. Gaudêncio Fidelis e Paulo Sergio Duarte. Porto Alegre: Bienal do Mercosul, 2005.
BITTENCOURT, F. Arte-dinamite. Org. Fernanda Lopes e Aristóteles A. Predebon. Rio de Janeiro: Tamanduá_Arte, 2016.
CAMPOS, M. Escultura contemporânea no Brasil: reflexões em dez percursos. Rio de Janeiro: Caramurê, 2017.
CERCHIARO, M. M. Escultoras e Bienais: a construção do reconhecimento artístico no pós-guerra. Tese (Doutorado em Teoria e Crítica de Arte). Programa Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-17062021-114037/pt-br.php. Acesso em 18 de abril de 2023.
CHIARELLI, T. Panorama 97: a experiência do artista como parâmetro. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Panorama de Arte Atual Brasileira 97. São Paulo: MAM, 1997a, p. 12-14.
CHIARELLI, T. Uma realidade dilacerante: a produção de Nazareth Pacheco. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Panorama da Arte Brasileira 97. São Paulo: MAM, 1997b, p. 116-117.
CHIARELLI, T. Panorama 99: o acervo como parâmetro. In: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Panorama da Arte Brasileira 99. São Paulo: MAM, 1999, p. 24-43.
FERRAZ, T. O espaço delas: a participação de artistas mulheres nos panoramas tridimensionais do MAM-SP (1972-1991). ARS, São Paulo, n. 43, ano 19, p. 155-226, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188228. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/188228/179101. Acesso em 20 jun. 2023.
FRASER, N. Mapeando a imaginação feminista: da redistribuição ao reconhecimento e à representação. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 291-308, maio-ago. 2007.
GUIMARÃES, M. Panorama contemporâneo. Gazeta do Povo, 3 set.1995.
ITAÚ CULTURAL. Tridimensionalidade: arte brasileira no séc. XX. São Paulo: Instituto Cultural Itaú/Cosac Naify, 1999.
KRAUSS, R. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
KRUSE, O. Escultura, da seriedade à provocação. O Estado de S. Paulo, 12 nov. 1985.
LOPES, A. da S. A escultura cinética de Mary Vieira e a conexão entre arte e tecnologia. Ouvirouver, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 78-94, jan.-jun. 2014.
MENDONÇA, Casimiro Xavier de. Safra de hoje. Com 50 artistas, um painel da escultura brasileira. Veja, 1985.
MORAES, Angélica de. Hiato no caos: duas escultoras salvam o Panorama paulista. Veja, 7 dez. 1988, p. 167.
POLLOCK, G. A modernidade e os espaços da feminilidade [1988]. In: PEDROSA, A.; CARNEIRO, A.; MESQUITA, A. (orgs.). História das mulheres, histórias feministas: antologia. São Paulo: MASP, 2019, p.121-150.
READ, H. Escultura moderna: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
SANTOS, P. A. V. Preservação e restauro das obras de Mary Vieira em espaços públicos no Brasil. Dissertação (Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo). Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, São Paulo, 2005. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-09092015-105553/pt-br.php. Acesso em 18 setembro 2023.
SIGNORELLI, P. R. A. O Panorama da Arte Brasileira do MAM SP: da formação de acervo aos projetos curatoriais. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte). Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte do MAC-USP, São Paulo, 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-29062018-103759/pt-br.php. Acesso em 18 setembro 2023.
TUCKER, W. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac Naify, 1999.
ZANINI, W. Tendências da escultura moderna. São Paulo: Cultrix, 1971.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Tatiana Sampaio Ferraz