d is for democracy?
PDF (English)

Palavras-chave

Documenta
História da exposição transnacional
Historiografia da abstração
Continuidades nazistas
Americanização
Werner Haftmann

Como Citar

BUURMAN, Nanne. d is for democracy? : documenta and the Politics of Abstraction between Aryanization and Americanization. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 338–355, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665413. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665413. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Como parte de um estudo mais amplo sobre a documenta como uma exposição assombrada, meu artigo propõe uma revisão da historiografia produzida pela e sobre esta exposição recorrente de grande escala, fundada em 1955, em Kassel. Ao reabilitar parte da arte abstrata moderna que foi condenada ao ostracismo no "Terceiro Reich" como degeneração "judeu-bolchevique", as primeiras edições da documenta contribuíram para a construção de um conto de fadas historiográfico binário de abstração "boa" (i.e., democrática) versus realismo 'ruim' (i.e., totalitário), que tem sido frequentemente discutido em relação à política cultural norte-americana de reeducação na Alemanha. Olhando mais de perto as biografias dos pais fundadores da documenta e as genealogias "germânicas" de suas práticas historiográficas procuro, porém, complicar esta história bem-sucedida da documenta como árbitro da democracia, cujos criadores afirmavam uma ruptura radical com o passado nazista. Destacando as continuidades da mostra com o nacionalismo alemão antes, durante e depois do regime Nacionalista Socialista, tanto em um nível ideológico quanto pessoal, argumentarei que a documenta não só serviu como uma 'arma da Guerra Fria', mas também como uma máquina de lavar para a história (da arte) alemã, incluindo as biografias de seus historiadores e curadores, que assim conseguiram desviar a atenção de suas antigas associações nazistas ao implantar a abstração como um detergente, cuja capacidade de ressignificação política permitiu sua recuperação por diferentes regimes ideológicos. O artigo traça as contínuas tentativas de uma rede de cofundadores nacionalistas da documenta de marcar a abstração como algo especificamente alemão antes, durante e depois do NS e discute como essa parte da história da arte moderna na Alemanha foi amplamente substituída pela percepção geral de uma “Americanização” da abstração após a Segunda Guerra Mundial.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665413
PDF (English)

Referências

BARNHISEL, G. Cold War Modernists. Art Literature and American Cultural Diplomacy, Columbia University Press, 2015.

BARR, A. Is Modern Art Communistic?, The New York Times, December 14, 1952.

BLOCH, E. Heritage of our Time (1935/1962). Transl. by Neville and Stephen Plaice. Oxford and Cambridge: Polity Press 1991.

BRENNER, H. Die Kunst im politischen Machtkampf der Jahre 1933/34, Vierteljahresheft 2/1, 1962.

BUDE, H.; WIELAND, K. Kompromisslos und gewaltbereit, in: Die Zeit, March 10, 2021.

BUURMAN, N. The Exhibition as a Washing Maschine? Some Notes on Historiography, Contemporaneity and (Self-)Purification in documenta's Early Editions. In: TSIARA, S.; AVITA, L. (eds.) Stasis: Taking a Stance, Reader of the 7th Thessaloniki Biennale of Contemporary Art. Thessaloniki: MOMUS 2020a, pp. 103-108.

BUURMAN, N.. Northern Gothic: Werner Haftmann’s German Lessons, or A Ghost (Hi)Story of Abstraction. documenta studies 11, December 2020b. Online at: https://documenta-studien.de/media/1/documenta_studies__11_nanne_buurman.pdf

BUURMAN, N.. d is for diversity? documenta and the Politics of (Re-)Presentation. FIELD. Journal of Socially Engaged Art Criticism, Special Issue Learning from documenta, forthcoming 2021a.

BUURMAN, N.. Un/Curating Nazi Continuities. documenta’s Chronopolitics of the Contemporary or Clipping the Rotten Roots of Modern Art in Werner Haftmann’s Historiography. In: HANDBERG, K. (ed.). Curating the Contemporary in the Art Museum, Routledge, forthcoming 2021b.

BUURMAN, N.; RICHTER, D. documenta. Curating the History of the Present. Introduction to OnCurating, Issue 33, June 2017. Online at: https://www.on-curating.org/issue-33-reader/documenta-curating-the-history-of-the-present.html.

COCKCROFT, E. Abstract Expressionism, Weapon of the Cold War. In: FRASCINA, F. (ed.) Pollock and After. The Critical Debate. Routledge: London & New York, 2000 [1985], pp. 147-154.

CONZE, E.; FREI, N.; HAYES, P.; ZIMMERMANN, M.; WEINKE, A.; WIEGESHOFF, A. Das Amt und die Vergangenheit. Deutsche Diplomaten im Dritten Reich und in der Bundesrepublik, Munich, 2010.

DOSSIN, C. To Drip or to Pop. The European Triumph of American Art. Artl@as Bulletin, vol 3, Issue 1, 2014, pp. 80-103.

FISCHER-DEFOY, C; NÜRNBERG, K, Gute Geschäfte. Kunsthandel in Berlin 1933-45, 2013.

FLOYD, K. d is for documenta: Institutional Identity for a Periodic Exhibition, In: BUURMAN, N; RICHTER, D. documenta. Curating the History of the Present, 2017.

GERMER, S. Kunst der Nation. Zu einem Versuch, die Avantgarde zu nationalisieren. In: BROCK, B.; PREIß, A. (eds.) Kunst auf Befehl 1933-1945, München 1990, pp. 21-40.

GUILBAUT, S. How New York stole the Idea of Modern Art. Abstract Expressionism, Freedom and the Cold War, The University of Chicago Press: Chicago/London 1983.

GRASSKAMP, W. Becoming Global: From Eurocentrism to North Atlantic Feedback. documenta as an ‘International Exhibition’ (1955-1972). In: BUURMAN, N; RICHTER, D. documenta. Curating the History of the Present, 2017.

GREENBERG, C. The Situation at the Moment. Partisan Review, 5 January 1948, pp. 81-84.

HAFTMANN W. Malerei im 20. Jahrhundert, Vol. I, Prestl; Munich 1954.

HAFTMANN W. Malerei im 20. Jahrhundert, Vol. II, Prestl; Munich 1955.

HAFTMANN W. Painting in the Twentieth Century. Revised and extended English Edition, Frederick A. Praeger. New York, 1960.

HERZ, J. Denazification and Related Policies, in From Dictatorship to Democracy: Coping with the Legacies of Authoritarianism and Totalitarianism, Political Science, 92, Westport, CT: Greenwood Press, 1982.

HOFFMANN, M. Von Kunsthandel bis Propaganda. Hildebrand Gurlitt und das Deutsche Institut in Paris. In: HOFFMANN, M.; SCHOLZ, D. (eds.). Unbewältigt? Ästhetische Moderne und Nationalsozialismus, Kunst, Kunsthandel, Ausstellungspraxis, Verbrecher Verlag Berlin, 2020, pp. 158-177.

HOLTHUSEN, H. E. Der Unbehauste Mensch, Pieper und Co: Munich 1951.

JACHEC, N. Transatlantic Cultural Politics in the late 1950s: the Leaders and Speicalists Grant Program, Art History, vol. 26, September 2003, pp. 533-555.

KIMPEL, H. documenta. Mythos und Wirklichkeit, Cologne 1997.

KOZLOFF, M. Abstract Painting during the Cold War, Artforum, 11/9, May 1973, pp.43-54.

KRAUSS, R. The Optical Unconscious, MIT Press 1993.

KRENN, M. Fall-Out Shelters for the Human Spirit, The University of North Carolina Press, 2005.

LITTLETON, T. D.; SYKES, M. Advancing American Art: Painting, Politics, and Cultural Confrontation at Mid-Century, Fire Art Books, 2012.

McCOMAS, J. Reconstruction Cold War Cultural Diplomacy Exhibitions. The Case of Advancing American Art, Stedelijk Studies, 2, Spring 2015. Online at: https://stedelijkstudies.com/journal/reconstructing-cold-war-cultural-diplomacy-exhibitions.

MENAND, L. Unpopular Front. American Art and the Cold War. The New Yorker, October 17, 2015. Online at: https://www.newyorker.com/magazine/2005/10/17/unpopular-front.

MITTING, H-E. Art and Oppression in Fascist Germany. In: ROGOFF, I. (ed.). The Divided Heritage: Themes and Problems in German Modernism, Cambridge and New York: Cambridge University Press 1991, pp. 191-215.

MÜHLMANN, H. Der Kunstkrieg. Das Haus der Deutschen Kunst, die Documenta und die CIA-Moma-Connection, Wilhelm Fink: Essays 2014.

POENSGEN, G.; ZAHN, L. Abstrakte Kunst - Eine Weltsprache, Baden Baden: Woldemar Klein, 1958.

REDZINSKI, J. Bad Art. Propaganda. No Art at All: The Struggle of German Art History to Come to Terms with the Art (Politics) of National Socialism. In: Acta Academiae Artium Vilnensis, n. 94, 2019, pp.16-38.

RICHTIE, A. C. (ed.). German Art of the Twentieth Century. New York: Simon & Schuster 1957.

ROHN, M. Clement Greenberg and the Postwar Modernist Canon: Minimizing the Role of Germany and Northern Europe. In: MCBRIDE, P; MCCORMICK, R; ZAGAR, M. (eds). Legacies of Modernism. Art and Politics in Northern Europe, 1890-1950, Palgrave New York, 2007, pp. 163-173.

SAUNDERS, F. S. Who Paid the Piper. The CIA and the Cultural Cold War. Granta Books: London, 1999.

SCHULTHEIß, G. ‘Gegenständlich‘ oder ‘ungegenständlich‘. Kapitel zur Kleinen Waffenkunde. In: GROßPIETSCH, S.; HEMKEN, K-U. (eds.). documenta 55, Kassel University Press, 2018.

SCHÖNE, D. Freie Künstler in einer Freien Stadt. Die Amerikanische Förderung der Berliner Nachkriegsmoderne, De Gruyter, Berlin/Boston, 2016.

SCHILLER, D. Die Expressionismus-Debatte 1937 -1939, vol 42, Pankower Vorträge; Berlin, 2002.

UBL, R. Clement Greenberg (1909-1994), in: PFISTERER, U. (ed.) Klassiker der Kunstgeschichte, 2 vol., CH Beck 2007.

WARD, L.; SCHAPIRO, M. Race, Nationality and Art. In: Artists against Fascism and War. First American Artists’ Congress, 1936, pp. 38-41.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Nanne Buurman

Downloads

Não há dados estatísticos.