Uma ocorrência recorrente
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Bienais
Documenta
História das exposições
Virada global

Como Citar

ZACARIAS, Gabriel Ferreira; SPRICIGO, Vinicius. Uma ocorrência recorrente: bienais e exposições periódicas de arte contemporânea. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 119–131, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8665717. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8665717. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O texto apresenta as principais linhas historiográficas e teóricas que orientam a organização do dossiê, bem como uma síntese das abordagens e dos temas tratados, oferecendo ao leitor algumas sugestões de percurso através do material reunido.  

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8665717
PDF
PDF (English)

Referências

BELTING, H.; BUDDENSIEG, A.; WEIBEL, P. (Eds.), The Global Contemporary, Art Worlds after 1989, ZKM Center for Art and Media Karlsruhe, Sept. 17, 2011 – Feb. 5, 2012. Cambridge, MA: The MIT Press, 2013.

BRUCE, A. Biennials and Beyond: Exhibitions that Made Art History. Volume 2: 1962–2002. London: Phaidon, 2013.

BRUCE, A. Salon to Biennial: Exhibitions that Made Art History. Volume 1: 1863-1959. London: Phaidon, 2008.

CAVALCANTI, A.; COUTO, M.F.M.; MALTA, M.; OLIVEIRA, E. (Orgs.). Histórias da Arte em Exposições - Modos de Ver e Exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016.

CYPRIANO, F.; MARINS, M. Histórias das exposições: casos exemplares. São Paulo: EDUC, 2016.

ESCHE, C. A good place or a no place? In: WEISS, Rachel. Making Art Global (Part 1): The Third Havana Biennial. London, Afterall Books, 2013, p.08-13.

GREEN, C.; GARDNER, A. Biennials, Triennials and documenta. The exhibitions that created contemporary art. Chicester, UK: Wiley/ Blackwell, 2016.

KOMPATSIARIS, P. Curating Resistances: Ambivalences and Potentials of Contemporary Art Biennials, Communication. Culture & Critique, nº 7, Oxford, 2014, p.76-91.

LAGNADO, L.; LAFUENTE, P. Cultural Anthropophagy: The 24th Bienal de São Paulo 1998. London: Afterall Books, 2015.

MARCHART, O. The Globalization of Art and the ‘Biennials of Resistance’: A History of the Biennales from the Periphery., World Art 4, no. 2, 2014, p. 263–76. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21500894.2014.961645. Acesso em: abril de 2021.

NIEMOJEWSKI, R. Venice or Havana: A Polemic on the Genesis of the Contemporary Biennial. In: FILIPOVIC, E.; VAN HAL, M., ØVSTEBØ, S. (Eds.). The Biennial Reader: Anthology of essays on the global phenomena of biennials.: Berlin: Hatje Cantz, 2010, pp.88-103.

SPRICIGO, V. Anthropophagisme et historiographie. Marges, revue d'art contemporain, v.23, dossier Globalismes, 2016, p.10-22.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Gabriel Ferreira Zacarias, Vinicius Spricigo

Downloads

Não há dados estatísticos.