O retorno à ilha-memória
PDF

Palavras-chave

Diáspora africana
Arte contemporânea
Ilha Gorée
Memória da escravidão
Patrimônio

Como Citar

MOURA, Sabrina. O retorno à ilha-memória: imagens e histórias de Gorée entre os artistas da diáspora africana . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 564–582, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667415. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667415. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo toma como base a questão do “retorno à África” a fim de tecer uma leitura sobre um conjunto de obras produzidas por artistas visuais da diáspora negra – entre os quais, Chester Higgins Jr., Ayrson Heráclito, Carrie Mae Weems e Maria Magdalena Campos Pons – que desembarcaram no Senegal e encontraram na Ilha Gorée um dos pontos culminantes de suas jornadas em solo africano. Para tanto, analiso como o emprego de certos recursos narrativos – tais como a contemplação do passado, a continuidade histórica, e a expurgação ritualística – ensaiam um retorno metafórico a esse lugar de memória. Ao longo do texto, demonstrarei ainda como as imagens gestadas nesses ensaios visuais se relacionam com os processos de patrimonialização de Gorée, perturbando a historiografia acerca da escravidão sem, contudo, invalidá-la.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8667415
PDF

Referências

AKOMFRAH, J. The Stuart Hall Project, 2013.

ARAUJO, A. Welcome the Diaspora: Slave Trade Heritage Tourism and the Public Memory of Slavery. Ethnologies, v. 32, n. 2, p. 145–178, 2010.

ARAUJO, A. Sites of Disembarkation and the Public Memory of the Atlantic Slave Trade. In: GUEYE, A.; MICHEL, J. (Eds.). A stain on our past: slavery and memory. Trenton: Africa World Press, 2018. p. 137–169.

BOCOUM, H. TOULIER, B. “La fabrication du Patrimoine : l’exemple de Gorée (Sénégal)”, In Situ 20, 2013. Disponível em: <https://doi.org/10.4000/insitu.10303>. Acesso em: 15 de março de 2020.

COHEN, H. Duke Ellington’s America. Chicago: University of Chicago Press, 2010

DE ROUX, E. “Le mythe de la Maison des esclaves qui résiste à la réalité”. Le Monde, 27 dez. 1996.

DU BOIS, W. E. B. The souls of black folks. Chicago: A. C. McClurg & Co, 1903. Disponível em: <https://docsouth.unc.edu/church/duboissouls/menu.html>

ELLINGTON, D. La plus belle africaine, 1969. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WRkFfyCdzzs>. Acesso em: 21 de agosto de 2020

ELLINGTON, D. Music is my mistress. Genève: Slatkine et Cie, 2016.

FESMAN. Premier festival mondial d’arts nègres (Livre d’or). Dacar; Paris: Premier festival mondial d’arts nègres; Secrétariat d’État aux Affaires étrangères chargé de la Coopération, 1966a.

FINLEY, C. Authenticating Dungeons, Whitewashing Castles: The Former Sites of the Slave Trade on the Ghanaian Coast. In: LASANSKY, D. M.; MCLAREN, B. (Eds.). Architecture and tourism: perception, performance, and place. English ed. Oxford ; Nova York: Berg, 2004. p. 109-128.

HALL, S. Cultural identity and diaspora. In: WILLIAMS, P.; CHRISMAN, L. (Eds.). Colonial discourse and post-colonial theory: a reader. Nova York: Columbia University Press, 1994. p. 222-237.

HASSAN, S. M.; FINLEY, C. (Eds.). Diaspora memory place: David Hammons, Maria Magdalena Campos-Pons, Pamela Z. Munich; Nova York: Prestel : Prince Claus Fund Library, 2008.

HIGGINS, Chester. Pilgrimage to the Past. Archaeology Magazine. Volume 53 Number 1, January/February 2000. Disponível em: <https://archive.archaeology.org/0001/abstracts/africa.html> Acesso em: 15 de outubro de 2020

MOTT, L. Bahia: inquisição e sociedade [online]. Salvador: EDUFBA, 2010. 294p. Disponível em: SciELO Books <http://books.scielo.org>.

MURPHY, David. Performing Global African Culture and Citizenship: Major Pan-African Cultural Festivals from Dakar 1966 to FESTAC 1977. Tate Papers, n.30, Autumn 2018. Disponível em: <https://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/30/performing-global-african-culture-and-citizenship> Acesso em: 15 de outubro de 2020

RAFAEL DE CARVALHO, M.; MARINS DE OLIVEIRA, M. Places of memory in the work of Ayrson Heráclito. DAT Journal, v. 5, n. 2, p. 345-354, 19 jun. 2020.

SANTOZ, H. Ayrson Heráclito. Fórum Permanente, 2018. Disponível em: <http://www.forumpermanente.org/convidados/ayrson-heraclito> Acesso em: 15 de outubro de 2020.

TILLET, S. In the Shadow of the Castle: (Trans)Nationalism, African American Tourism, and Gorée Island. Research in African Literatures, vol. 40, n. 4, Indiana University Press, 2009, pp. 122–41, Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/40468165>. Acesso em: 15 de outubro de 2020

UNESCO. Gorée: 40 ans de Patrimoine Mondial 1978-2018. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/fileadmin/MULTIMEDIA/FIELD/Dakar/pdf/Goree40ansPatrimoine.pdf>

WOIDECK, C. Authentic Synthetic Hybrid: Ellington's Concepts of Africa and Its Music. In J. Howland (Ed.), Duke Ellington Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 2017. Disponível em: Acesso em: 15 de outubro de 2020.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Sabrina Moura

Downloads

Não há dados estatísticos.