Continuum histórico e normatizações em acervos de arte e datasets
PDF
PDF (English)

Palavras-chave

Visão computacional
História da arte
Aprendizado de máquinas
Inteligência artificial
Museu paulista

Como Citar

MORESCHI, Bruno; JURNO, Amanda; BEIGUELMAN , Giselle. Continuum histórico e normatizações em acervos de arte e datasets : experimentos com inteligência artificial no museu paulista. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 202–267, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i2.8667715. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667715. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta um conjunto de experimentos no campo da História da Arte com tecnologias de Inteligência Artificial (visão computacional) realizados no âmbito do demonumenta, um projeto de pesquisa e extensão universitária que busca tensionar crítica e criativamente políticas públicas de memória. A partir do entendimento de que datasets (conjuntos de dados organizados) e acervos artísticos são práticas análogas, questionamos como trabalhar nesta intersecção para subverter os pressupostos normativos que caracterizam a organização de coleções de arte, bancos de dados e os discursos que suas ferramentas enunciam. Acreditamos que parte desta resposta está na ativação crítica de acervos públicos para reformular o modo como hoje treinamos as máquinas. Para tanto, elaboramos um dataset, com base nas obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP) disponíveis no seu GLAM (Galleries, Libraries, Archives & Museums) nos projetos Wiki. A sistematização desse dataset foi a base para a realização de cinco experimentos analíticos com algoritmos de Inteligência Artificial. São eles: Naturezas Numéricas, Paisagens Possíveis, Arqueologia das Cores, Álbum Afirmativo e Ignorância Animada. Tais experimentos evidenciam o continuum colonialista que elabora a narrativa histórica a partir de parâmetros e padrões visuais normatizantes.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i2.8667715
PDF
PDF (English)

Referências

BARABAS, C. To Build a Better Future, Designers Need to Start Saying ‘No’. In: One Zero. 13 out. 2020. Disponível em: https://onezero.medium.com/refusal-a-beginning-that-starts-with-an-end-2b055bfc14be. Acesso em: 26 nov. 2021.

BEIGUELMAN, G. Políticas da imagem: vigilância e resistência na dadosfera. São Paulo: Ubu Editora, 2021.

BUOLAMWINI, J.; GEBRU, T. Gender shades: Intersectional accuracy disparities in commercial gender classification. In: Conference on fairness, accountability and transparency. PMLR, 2018. p. 77-91. Disponível em: https://proceedings.mlr.press/v81/buolamwini18a.html

CALLON, M. Techno‐economic networks and irreversibility. The Sociological Review, v. 38, n. S1, p. 132-161, 1990.

COULDRY, N.; MEJIAS, U. A. The Costs of Connection: How Data Is Colonizing Human Life and Appropriating It for Capitalism. Stanford: Stanford University, 2019.

CRAWFORD, K.; PAGLEN, T. Excavating AI. Disponível em: https://www.excavating.ai. Acesso em: 23 set. 2020.

CRAWFORD, K. Atlas of Ai: power, politics, and the planetary costs of artificial intelligence. New Haven: Yale University Press, 2021.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2000.

DIFALLAH, D.; FILATOVA, E.; IPEIROTIS, P. Demographics and Dynamics of Mechanical Turk Workers. Proceedings of the Eleventh ACM International Conference on Web Search and Data Mining - WSDM ’18.

INTERNATIONAL CONFERENCE. Marina Del Rey, CA, USA: ACM Press, 2018. Disponível em: http://dl.acm.org/citation.cfm?doid=3159652.3159661. Acesso em: 24 set. 2020

FETTER, B. W. Das reconfigurações contemporâneas do(s) sistema(s) da arte. MODOS: Revista de História da Arte, v. 2, n. 3, p. 102-119, 11 set. 2018.

FINN, E. What algorithms want: imagination in the age of computing. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.

FOUCAULT, M. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 8ª edição. 1999.

HARAWAY, D. Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies, v. 14, n. 3, p. 575, 1988.

IRANI, L. The cultural work of microwork. New Media & Society, v. 17, n. 5, p. 720–739, maio 2015.

KOUTSOUKOS, S. S. M. Negros no estúdio do fotógrafo: Brasil, segunda metade do século XIX. Campinas, SP, Brasil: Editora Unicamp, 2010.

LATOUR, B. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2001.

LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Editora 34, 4a edição, 2019.

LATOUR, B. On technical mediation. Common knowledge, v. 3, n. 2, 1994.

LIMA, S. F. DE; CARVALHO, V. C. DE. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 1, n. 1, p. 147-178, 1993.

LOBATO, P. Modos de ler, Modos de Desaprender – Os Livros e o Ensino de Arquitetura no Brasil. Dissertação de Mestrado, Escola de Arquitetura, UFMG. Belo Horizonte, 227 p., publicação prevista para 2021.

MINTZ, A. et al. Interrogating Vision APIs. Relatório do Smart Data Sprint. disponível em https://smart. inovamedialab. org/smart-2019/project-reports/interrogating-vision-apis, 2019.

MORESCHI, B. et al. The History of _rt, 2017. Disponível em: https://brunomoreschi.com/Historyof_rt.

NOBLE, S. U. Algorithms of oppression: how search engines reinforce racism. New York: New York University Press, 2018.

O’DOHERTY, B. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

O’NEIL, C. Weapons of math destruction: how big data increases inequality and threatens democracy. First edition ed. New York: Crown, 2016.

PARKER, R.; POLLOCK, G. Old mistresses: women, art and ideology. New edition ed. London: I.B. Tauris, 2013.

PASQUINELLI, M.; JOLER, V. The Nooscope Manifested: AI as Instrument of Knowledge Extractivism. Disponível em: http://nooscope.ai/. Acesso em: 20 set. 2020.

PEREIRA, G. Towards Refusing as a Critical Technical Practice: Struggling With Hegemonic Computer Vision. A Peer-Reviewed Journal About, v. 10, n. 1, p. 30-43, 13 ago. 2021.

QUIJANO, A. Ensayos en torno a la colonialidad del poder. 1a ed ed. Buenos Aires, Argentina: Ediciones del Signo, 2019.

RICAURTE, P. Data Epistemologies, The Coloniality of Power, and Resistance. Television & New Media, v. 20, n. 4, p. 350-365, maio 2019.

TURING, A. M. I.—Computing Machinery and Intelligence. Mind, v. LIX, n. 236, p. 433–460, 1 out. 1950.

WHOSE KNOWLEDGE. Re-imagining and re-designing the internet to be for and by us all. Report. 01 jan. 2021. Disponível em: https://whoseknowledge.org/wp-content/uploads/2021/04/WK-Prospectus-2021.pdf. Acesso em 26 nov. 2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Bruno Moreschi, Amanda Jurno, Giselle Beiguelman

Downloads

Não há dados estatísticos.