Resumen
Vários são os sinais emitidos por Aby Warburg, nos escritos da fase final de sua vida, sobre a importância de Jacob Burckhardt como um guia tanto para a compreensão do Renascimento como época histórica autônoma (e, portanto, como campo específico dos estudos históricos), quanto na forma de abordar as relações possíveis entre palavra e imagem nesse período. Há, porém, uma etapa da obra de Warburg em que o historiador suíço se faz presente de modo mais intenso. Trata-se do período dos estudos warburguianos sobre arte e cultura em Florença na segunda metade do século XV, que coincide com a fase final da produção de Burckhardt. Sobre esta problemática coloca-se o presente artigo.
Citas
BOLL, F. Sphaera. Neue griechische Texte und Untersuchungen zur Geschichte der Sternbilder. Leipzig: Teubner, 1903.
BURCKHARDT, J. Die Cultur der Renaissance in Italien. Basel, 1860.
_____. A Cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
_____. Die Malerei nach Inhalt und Aufgaben. In: Jacob Burckhardt Werke. Band 16. München; Basel: C.H. Beck; Schwabe, 2006.
_____. Beiträge zur Kunstgeschichte von Italien: das Altarbild; das Porträt in der Malerei; die Sammler. In: Jacob Burckhardt Werke. Band 6. München; Basel: C. H. Beck; Schwabe & Co., 2000.
_____. Gesammelte Werke. Band II. Die Baukunst der Renaissance in Italien. Basel/Stuttgart: Schwabe & Co. Verlag, 1978.
_____. Gesammelte Werke. Band III. Die Kultur der Renaissance in Italien. Basel/Stuttgart: Schwabe & Co., 1978.
_____. L’arte italiana del Rinascimento. Volume II. Pittura: I generi. (A cura di Maurizio Ghelardi). Venezia: Marsilio Editori, 1992.
_____. Lettere (1838-1893). Palermo: Sellerio, 1993.
_____. Sobre a História da Arte como objeto de uma cátedra acadêmica. Tradução e apresentação de Cássio Fernandes. In: MARTINS, Estevão Rezende (org.). A História Pensada. Teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Editora Contexto, 2010.
FERNANDES, C. S. Aby Warburg e o problema da mudança do estilo na arte do Renascimento. In: Figura. Studi sull`immagine nella tradizione classica, v. 5, p. 71-101, 2017.
_____. Aby Warburg e Franz Boll: a astrologia no Renascimento. In: RAGAZZI, Alexandre; MENESES, Patrícia D.; QUÍRICO, Tamara (org.). Ensaios Interdisciplinares sobre o Renascimento Italiano. São Paulo: Editora da UNIFESP, 2017, p. 231-256.
_____. De Arsenal a Laboratório (1927), de Aby Warburg: Apresentação e tradução. In: Figura. Studi sull`immagine nella tradizione classica, v. 4, p. 163-196, 2016a.
_____. Jacob Burckhardt e os colecionadores no Renascimento italiano. In: HOFFMANN, Ana Maria Pimenta; BRANDÃO, Angela; SCHIAPPACASSE, Fernando Guzmán; SOLAR, Macarena Carroza (org.). História da Arte: Coleções, Arquivos e Narrativas. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2016b, p. 47-60.
_____. Jacob Burckhardt e o Renascimento na Itália. In: LOPES, Marcos A. & BENTIVOGLIO, Julio. (org.). A constituição da história como ciência: de Ranke a Braudel. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 59-90.
_____. Jacob Burckhardt e Aby Warburg: da arte à civilização italiana do Renascimento. Revista Locus, v. 12. Juiz de Fora: Editora da UFJF, p. 127-143, 2007.
GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: una biografía intelectual. Madrid: Alianza, 1992.
MÜNTZ, E. Les collections des Médicis au quinzième siècle. Paris, 1888.
VILLANI, F. Vite degli uomini illustre fiorentini. Trieste: Sezione Letterario-Artistica del Lloyd Austriaco, 1848.
WARBURG, A. A Presença do Antigo. Escritos Inéditos. Vol. 1 (organização, introdução e tradução: Cássio Fernandes) Campinas: Editora da UNICAMP, 2018.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Derechos de autor 2020 MODOS