Resumo
Este artigo narra a história de Jaime Fernandes a partir de imaginários que se formam em torno da noção de art brut, conformando-lhe qualidades específicas enquanto sujeito louco e artista. Neste sentido, trabalha-se com os discursos produzidos pela crítica de arte portuguesa, em especial entre os anos de 1970 e 1980 do século XX, em encontro com as teorias psiquiátricas que fundamentam noções e qualificativos para as expressões dos sujeitos asilados. O caso de Jaime Fernandes é peculiar no sentido em que dá origem a estas discussões em Portugal, sendo ele considerado o primeiro grande artista descoberto nos termos da art brut no país. Propõe-se, sobretudo, conhecer o sujeito Jaime Fernandes a partir do cruzamento destes discursos e proposições conceituais, colaborando numa perspectiva mais ampla para o debate de noções como art brut e outsider art.
Referências
A. S. O. [1952]. Pequeno escândalo no Chiado: a arte não resolve problemas mas sugere novos problemas - dizem-nos três pintores surrealistas. In: Colóquio. Lisboa. S. 2, a. 34, n. 94 (Set. 1992), p. 8.
AZEVEDO, Fernando. Os desenhos de Jaime. In: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. Jaime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980, s/p.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COELHO, Eduardo Prado. Vinte anos de cinema português (1962-1982). Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983. (Coleção Biblioteca Breve, vol.78).
COLÓQUIO. ARTES. Revista De Artes Visuais, Música E Bailado. Lisboa. S. 2, a. 34, n. 94 (Set. 1992).
DUBUFFET, Jean. L’art brut préféré aux art culturel. Paris: Galerie René Drouin, 1949.
______. Notices sur la Compagnie de L’Art Brut. Cidade : Editora, 1948.
______. Prospectus et tous écrits suivants. Paris: Gallimard, 1967 (tomo 1).
FRANÇA, José Augusto. Dubuffet, ‘o bad’. Diário de Lisboa. Lisboa, p. 3, 8 jun.1985.
______. “Jaime”. In: Colóquio das Artes, Lisboa, n. 47, 2ª série, 22º ano, p. 71, dez.1980.
FROIS, João P. ‘Animals portrayed as princes’: the ballpoint-pen drawings of Jaime Fernandes. Epidemiology and Psychiatric Sciences, Cambridge, n. 25, p. 211-213, 2016.
______. The Bestiary Art of Jaime Fernandes. Raw Vision, n. 90, p. 30-34, 2016a.
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. Jaime. Lisboa: 1980.
HALL, Michael D. & METCALF, Eugene W. The artist outsider: creativity and boundaries of culture. Washington: Smithsonian Institution Press, 1994.
JAEGER, Frédéric. As metamorfoses do homem comum. In: CULTURGEST. Jean Dubuffet. Lisboa: Culturgest, 2000.
JAIME. Direção António Reis e Margarida Cordeiro. Lisboa. Centro Português de Cinema e Telecine-Moro. 1974 (37minutos).
MACGREGOR, John. M. The Discovery of the art of the insane. New Jersey: Princeton University Press, 1989.
MOUTINHO, Anabela; LOBO, Maria da Graça. António Reis e Margarida Cordeiro: a poesia da terra. Faro: Cineclube de Faro, 1997.
PAREDES, Carlos [1974]. Jaime. In: MOUTINHO, Anabela; LOBO, Maria da Graça. António Reis e Margarida Cordeiro: a poesia da terra. Faro: Cineclube de Faro, 1997.
PESSOTTI, Isais. Os nomes da loucura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PRINZHORN, Hans [1922]. Artistry of the mentally ill. A contribution to the psychology a psychopathology of configuration. New York/ Wien, Allemagne: Springer-Verlag, 1995.
SANTOS, João dos. É talvez abusivo expor Jaime. In: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. Jaime. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980, s/p.
SCHREINER, Gérard (ed.). Outsiders, a collection of art brut. Vol. I. New York: Editora, 1988.
SOARES, Fernando Luso. Jaime. In: MOUTINHO, Anabela; LOBO, Maria da Graça. António Reis e Margarida Cordeiro: a poesia da terra. Faro: Cineclube de Faro, 1997.
THÉVOZ, Michel. Jaime Fernandes. In: L’art brut. Gèneve: Editions d’Art Albert Skira, 1997, p.5-13.
______. L'art brut. Genève: Albert Skira, 1975.
ZANINI, Walter (curador geral). Art Incomum. 16ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1981. Disponível em: em http://www.bienal.org.br/publicacoes/2129. Acesso em: 04 ago. 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 MODOS