Modelos de Modernidade
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Imagem do artista
Artista moderno
(Auto)promoção do artista.

Cómo citar

DAZZI, Camila. Modelos de Modernidade. MODOS, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 145–160, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i2.4197. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662989. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumen

No século XIX o artista precisava se diferenciar para se destacar. Mas a imagem pessoal que construíam para si, por mais inovadora que fosse, era o resultado de um processo que tinha como referencial artistas já bem sucedidos. Nosso propósito com esse artigo é analisar alguns dos possíveis modelos de modernidade que os artistas brasileiros possuíram no século XIX, e o modo como, pautados nesses modelos, construíram as suas imagens públicas de artistas modernos. Para realizarmos essa análise, lançamos mão da fortuna crítica sobre o tema, de escritos redigidos no século XIX e de (auto)retratos dos artistas contemplados no artigo. Foi possível verificarmos que os artistas, instintivamente, ou conscientemente, entendiam a necessidade de projetar publicamente uma imagem pessoal convincente, para se diferenciarem e garantirem a atenção pública necessária para adquirir uma vantagem competitiva. A (auto)construção da imagem pública do artista era estruturada em função das circunstâncias, do país onde se encontrava, dos modelos e representações em voga, da opinião dos críticos e do mercado de arte.

https://doi.org/10.24978/mod.v3i2.4197
PDF (Português (Brasil))

Citas

BÄTSCHMANN, Oskar. The artist in the modern world – The conflict between market and self-expression. Yale: Yale University Press, 1997.

BILLETER, Erika. L'autoportrait à l'age de la photographie: peintres et photographes en dialogue avec leur propre image. Lausanne: Musée Cantonal des Beaux-Arts, l985.

BONNET, Alain. La transfiguration de l´artiste. L'artiste en représentation. Images des artistes dans l'art du XIXe siècle. Paris: Fage, 2013.

CAMARATE, Alfredo. Ao visitante. Catálogo dos quadros de Henrique Bernardelli e Nicolao Facchinetti, expostos na Imprensa Nacional em 1886.

CASTIGLIONE, Baldassare. O cortesão. Tradução de Carlos Nilson Moulin Louzada. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

CHIRTANI, Luigi. Esposizione Nazionale di Belle Arti. Corriere della Sera. Milano, maggio 1881.

COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas - o que dizem nossos pintores, escultores, arquitetos e gravadores, sobre as artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & Cia, 1927.

CUMMING, Laura. A face to the world. London, HarperCollins Publishers, 2009.

D`ANNUNZIO, Gabriele. Dell´arte di Francesco Paolo Michetti [1896]. Gabriele D`Annunzio: Prose scelte. Milano: Mandadori, 1906.

DAMIGELLA, Anna Maria. Michetti, Dipinti, Pastelli, Disegni. Napoli: Electa, 1999.

DAZZI, Camila. Geografia dos ateliês de artistas brasileiros em Roma (1880-1900). Oitocentos - Tomo IV: O ateliê do artista. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017.

DAZZI, Camila. O moderno no Brasil ao final do século 19. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 11, 2012.

DI TIZIO, Francesco. Francesco Paolo Michetti nella Vita e nell´arte. Pescara: Ianieri Editore, 2006.

DUQUE, Gonzaga. Impressões de um amador: textos esparsos de crítica (1882-1909). Vera Lins (org.). Belo Horizonte: Editora UFMG; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2001.

ECKERMANN, Johann Peter: Conversações com Goethe nos últimos anos de sua vida 1823-1832. São Paulo: UNESP, 2016.

ESNER, Rachel. In the artist's studio with l'illustration. RIHA Journal, n. 69, 18 March, 2013.

GOUPIL & CIE. Galerie Contemporaine. Littéraire. Artistique. Paris: L. Baschet, 1876.

KAUSCH, Michael. August Rodin, l`image du tailleur d`images. L'artiste en représentation. Images des artistes dans l'art du XIXe siècle. Paris: Fage, 2013.

KRISTELLER, Paul Oskar. The modern system of the arts: a study in the history of aesthetics. Part I. Journal of the History of Ideas, Vol. 12, n. 4, Oct., 1951.

LEMEUX-FRAITOT. Girodet, une figure romanesque. L'artiste en représentation. Images des artistes dans l'art du XIXe siècle. Paris: Fage, 2013.

LEVI, Primo. Abruzzo forte e gentile. Roma: Stabilimento tipografico italiano, 1882.

MILNER, Max. Le peintre fou. Folie de l'art. Romantisme, n. 66, 1989.

MIQUEL, Salvador Sanpere y. Mariano Fortuny: álbum colección escogida de cuadros, bocetos y dibujos desde el principio de su carrera artística hasta su muerte, reproducidos por los modernos sistemas de foto-litografía y foto-tipia. Barcelona: Imprenta e Librería Pblo Riera, 1880.

MIRAGLIA, Marina. Francesco Paolo Michetti. Il cenacolo delle arti. Napoli: Mondadori Electa, 1999.

NICOLÁS, María del Mar. Mariano Fortuny y Madrazo. Entre la modernidad y la tradición. Madrid, Fundación Universitaria Española, 2001.

O'REGAN, Ava-Anne. Art, advertising and modernism: the transfiguration of the artist in the age of capitalism. University of Western Australia, 2012.

ROQUE, Maria-Àngels. Mariano Fortuny Madrazo: the luminous and cosmopolitan mediterranean. Quaderns de la mediterrània, European Institute of the Mediterranean, n. 15, 2011.

WEISZ, Suely de Godoy. Rodolpho Bernardelli, um perfil do homem e do artista segundo a visão de seus contemporâneos, 19&20, Rio de Janeiro, v. II, n. 4, out. 2007.

ZACCHI, Iosé Benlliure. Rassegna contemporanea, anno VI, serie II, 10 gennaio 1913.

ZUCKER, Wolfgang M. The artist as a rebel. The Journal of Aesthetics and Art Criticism, vol. 27, n. 4, summer, 1969.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2019 MODOS

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.