A figuração do artista como configuração da modernidade
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Palavras-chave

Modernidade
transmodernidade
arte europeia
arte japonesa
estética moderna.

Como Citar

MEDEIROS, Afonso. A figuração do artista como configuração da modernidade. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 44–53, 2019. DOI: 10.24978/mod.v3i2.4141. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663035. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este artigo pretende reiterar o papel do artista e de seu contexto profissional para a configuração da ideia de modernidade. Para tanto, parte-se de uma percepção alargada de modernidade, defendida, entre outros, por Jack Goody e Philadelpho Menezes para, através do método comparativo e transcultural, sublinhar a importância do artista na conceituação da modernidade. Comparando-se especificamente o papel sociocultural do artista na Europa e no Japão no período que se convencionou chamar de “era moderna” e evitando conjecturas excessivamente etnocêntricas, aponta-se para uma revisão do caráter monolítico da modernidade tratando-a, finalmente, como transmodernidade.

 

https://doi.org/10.24978/mod.v3i2.4141
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