Não há neutralidade
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Montagem
Fragmento
Exposição
História da arte
Autoria.

Cómo citar

SIMÕES, Igor Moraes. Não há neutralidade: Montagem fílmica e exposição para escritas de histórias da arte. MODOS, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 67–83, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i3.1051. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663231. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumen

O artigo situa a montagem fílmica e sua analogia com a exposição de arte como disparador de escritas para a história da arte. Essas escritas tomam as obras de arte como fragmentos que se articulam nas exposições, assim como acontece com o processo de montagem no campo do cinema. Seus sentidos continuamente negociados são considerados disparadores para histórias da arte em constante movimentação, assumindo o seu caráter artificial, o qual é baseado em escolhas, recortes e associações que nunca são neutros e nem fixos.
https://doi.org/10.24978/mod.v2i3.1051
PDF (Português (Brasil))

Citas

AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó. Argos: 2009.

______. Sobre o que podemos não fazer. In: AGAMBEN, G. Nudez. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo. São Paulo: CosacNaify, 2002.

AMIEL, Vincent. Estética da montagem. Lisboa: Texto e Grafia, 2011.

ANTELO, Raúl. Um atlas contra o vento. In: Alea. vol. XIII, n. 1, jan/jun, 2011.

AUMONT, Jacques. A estética do filme. São Paulo: Papirus, 2013.

BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: CosacNaify, 2006.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.

BISHOP, Claire. Radical Museology: or What´s “Contemporary”. In: Museums of Contemporary Art. London: Koenig Books, 2014.

CANCLINI, Néstor García. A sociedade sem relato: antropologia e estética da eminência. São Paulo: Ed. Edusp, 2012.

CARVALHO, Ana Maria Albani de. A exposição como dispositivo na arte contemporânea: conexões entre o técnico e o simbólico. In: Museologia e Interdisciplinaridade, vol II, n. 2, jul/dez, 2012.

CIPRYANO, F.; OLIVEIRA, M. (orgs.). História das exposições: casos exemplares. São Paulo: Ed. Educ, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Ed. Contraponto, 2013.

______. Diante da imagem. Belo Horizonte: Humanitas, 2015.

______. Diante do tempo. São Paulo: Ed. 34, 2013.

EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

FOCAULT, Michel. Polêmica, política e problematizações. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

GROYS, Boris. Arte poder. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 2013.

MENEZES, Hélio. O lado negro da arte: sobre “Territórios artistas afrodescendentes na no acervo da Pinacoteca”. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FCultura%2FO-lado-negro-da-arte-sobre-Territorios-artistas-afrodescendentes-no-acervo-da-Pinacoteca-%2F39%2F35408; acesso: jan. 2018.

POINSOT, Jean-Marc. A Exposição como máquina interpretativa. In: CAVALCANTI, A.; OLIVEIRA, E.; COUTO, M.; MALTA, M. (orgs). História da arte em exposições: modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Riobooks, 2016.

RAUNIG, G.; GENE, R. (org.). Art and Contemporary Critical Practice: Reinventing Institutional Critique. Londres: Mayfly Books, 2009.

RIGHT-MAGNI, I. Os museus do futuro: mais que uma nota de rodapé. Disponível em https://www.goethe.de/ins/br/pt/kul/mag/21129224.html; acesso: jan. 2018.

WARBURG, Aby. A renovação da antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

WINCKELMANN. History of the Art of Antiquity. Los Angeles: Texts and Documents, 2006.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Derechos de autor 2018 MODOS

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.