A montagem de ontem ou relembrando disposições
PDF

Palavras-chave

Exposição
experiência
história.

Como Citar

FRANCA-HUCHET, Patricia Dias. A montagem de ontem ou relembrando disposições. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 260–275, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i1.907. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663353. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O texto que se apresenta discute a montagem de forma reflexiva, histórica e a partir de experiências com o espaço expositivo. Interessam os fatos históricos sobre a montagem que, apesar de serem um detalhe dentro da história das exposições, constituem um vasto terreno a ser analisado e revelado. O artigo lembra algumas notáveis exposições que introduziram a montagem como recurso assim como experiência da autora como espectadora e como artista. 

https://doi.org/10.24978/mod.v2i1.907
PDF

Referências

BOGALHEIRO, José. Empatia e Alteridade: a figuração cinematográfica como jogo. Lisboa: Documenta, 2014.

BROWN, Milton. The Armory Show: un événement médiatique. New York-Chicago 1913. In: L’art de l’exposition: une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siècle. Paris: Ed. du Regard, 1998.

DRUMMOND DE ANDRADE, Carlos. Sobre Manfredo Souzanetto. Jornal do Brasil, 10 jul. 1975.

DERRIDA, Jacques. Politiques de l’amitié. Paris: Galilée, 1994.

HEGEWISCH, Katharina. Un médium à la recherche de sa forme: les expositions et leurs déterminations. In: L’art de l’exposition: une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siècle. Paris: Ed. du Regard, 1998.

HEINICH, Nathalie. Le paradigme de l’art contemporain. Paris: Ed. Gallimard, 2014.

ISKUSSTVA, Mir. Les débuts de la modernité russe: Saint-Peterbourg 1899. In: L’art de l’exposition: une documentation sur trente expositions exemplaires du XXe siècle. Paris: Ed. du Regard. 1998.

KABAKOV, Ilya. Über die 'Totale' Installation / On the 'total' installation. Berlim: Cantz Verlag, 1995.

LOCUS SUSPECTUS: La ligne/L’objet. Catálogo de exposição. Élida Tessler, Elyeser Szturm, Hélio Fervenza, Patricia França. Curadoria de Arthur Piza. Texto de Stéphane Huchet. Paris : Espace Latino-Américain, 1992.

RECHT, Roland. La mise en ordre : note sur l’histoire du catalogue. In: Les Cahiers du Musée National d’Art Moderne. Paris: Centre Georges Pompidou, éte-automne 1996, nº 56-57, p. 20-35.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.