A origem das megaexposições internacionais e a arte do Brasil no Reino Unido
PDF

Palavras-chave

Exposição Internacional de 1862 em Londres
Neoconcretismo
Century city
Tate modern brazilian art today

Como Citar

SPRICIGO, Vinicius. A origem das megaexposições internacionais e a arte do Brasil no Reino Unido. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 158–176, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i2.8664197. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8664197. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Após o impacto da exposição Magiciens de la terre (1989) e das mudanças geopolíticas que aconteceram depois do fim da Guerra Fria, as megaexposições periódicas de arte contemporânea, como a documenta de Kassel e a Bienal de São Paulo, têm se engajado num esforço para revelar a existência de “múltiplas modernidades”. Um exemplo notável é a exposição inaugural da Tate Modern, em Londres. Century City (2001) re-inscreveu o neoconcretismo nos cânones da história da arte ocidental e a arte do Brasil nas instituições britânicas. Neste artigo, para compreender esse fenômeno contemporâneo, eu me volto ao passado, olhando para a origem dessas megaexposições no século XIX e o seu o papel na definição de hegemonias construídas historicamente no campo das artes. Analiso, portanto, o caso da Exposição Internacional de 1862, em Londres, por ter sido a primeira a utilizar o modo de representação nacional por países em escala mundial. A partir da documentação consultada na National Art Library do Victoria and Albert Museum, reconstruo a primeira representação artística brasileira em Londres, com ênfase na galeria de pinturas. Por fim, eu argumento que o Império do Brasil buscava atender às expectativas cosmopolitas dos organizadores e do público e, ao mesmo tempo, responder às demandas internas que diziam respeito ao próprio processo de formação de uma arte nacional.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i2.8664197
PDF

Referências

ADAM, R. Grã-Bretanha. IN: I Bienal do Museus de Arte Moderna de São Paulo. 2 ed. Fundação Bienal de São Paulo, 1951.

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ALLWOOD, J. The Great Exhibitions: 150 years. 2 ed. (revised by Allan, T.; Reid, P.). London: Exhibition Consultants Ltd., 2001.

ALTICK, R. The shows of London. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

ASBURY, M. Some Notes on the Contamination and Quarantine of Brazilian Art. In: BACHMANN, Pauline et al. (Ed.). Art/Histories in Transcultural Dynamics: narratives, concepts, and practices at work, 20th and 21st Centuries. Paderborn: Wilhelm Fink Verlag, 2017, p.141-152.

ASBURY, M. The Uroborus Effect. Brazilian Contemporary Art as Self-Consuming. Third Text, 26:1, 2012.

ASBURY, M. Neo-concretism and Minimalism: on Ferreira Gullar’s theory of the non-object. In MERCER, K. (Ed.) Cosmopolitan Modernisms. London: InIVA / MIT), 2005 p.168-189.

BANHAM, M.; HILLIER, B.; STRONG, R. A Tonic to the Nation: The Festival of Britain 1951. London: Thames & Hudson, 1976.

BARBUY, H. A exposição universal de 1889 em Paris. São Paulo: Loyola, 1999.

BLAZWICK, I.; JOHAL, R. Curating the Cosmopolis/ British Art Studies, Issue 13, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.17658/issn.2058-5462/issue-13/johal-blazwick. Acesso: 22 mar. 2021.

BRETT, G. Brazilian artists in Britain. In: GUTTERIDGE, J.; ROGERS, B. (Ed.). Britain and the São Paulo Bienal 1951-1991. London: British Council, 1991.

BRYANT, J. The progress and present condition of Modern Art: Fine Art at the 1862 Exhibition. The Journal of the Decorative Arts Society 1850 - the Present, n. 38, Almost Forgotten: the International Exhibtion of 1862, 2014, pp. 58-81.

CAVALCANTI, A. M. et al. (org.). Histórias da Arte em Exposições - Modos de Ver e Exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2016.

CARDOSO, R. Histories of nineteenth-century Brazilian art: a critical review of bibliography, 2000-2012, Perspective, 2, 2013. Disponível em: http:// perspective.revues.org/3891. Acesso: 10 jan. 2018.

CONEKIN, B. “The Autobiography of a Nation”: The 1951 Festival of Britain. Manchester: Manchester University Press, 2003.

DAVIS, J. R. The Great Exhibition. Stroud: Sutton, 1999.

DISHON, D. South Kensington's Forgotten Palace: The Rise and Fall of the 1862 Exhibition. The Journal of the Arts Society 1850 - the Present, n. 38, 2014, p. 20-43.

DERRIDA, J. Monolingualism of the other; or the prosthesis of origin. Redwood City: Stanford University Press, 1998.

GALE, M. A View from São Paulo: Abstraction and Society. Disponível em: https://www.tate.org.uk/visit/tate-modern/display/artist-and-society/view-sao-paulo-abstraction-and-society. Acesso: 20 mar. 2019.

GARLAKE, M. The British Council and the São Paulo Bienal. In: Gutteridge, Joanna, Rogers, Brett (Ed.). Britain and the São Paulo Bienal 1951-1991. London: British Council, 1991.

GREENHALG, P. Ephemeral vistas: the expositions universelles, great exhibitions and world’s fairs: 1851-1938. Manchester: University Press 1988.

GILMORE HOLT, E. The Art of All Nations, 1850-1873. New Jersey: Princeton University Press, 1982.

JONES, C. The Global Work of Art: World’s Fairs, Biennials, and the Aesthetics of Experience. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2016.

JONES, C. Biennial Culture: a longer history. In FILIPOVIC,, Elena; et al. (ed.). The Biennial Reader: Anthology of essays on the global phenomena of biennials. Ostfildern: Hatje Cantz, 2010, p. 66-86.

KRETSCHMER, W. Geschichte der Weltausstellungen. Frankfurt: Campus, 1999.

LONDON INTERNATIONAL EXHIBITION. Remarks on the Foreign Pictures Now in London. London,1862, p. 50-57.

LONDON INTERNATIONAL EXHIBITION. On the Fine Arts at the International Exhibition. London, 1862, p. 245-253.

LONDON INTERNATIONAL EXHIBITION. Threepenny Guide to the Pictures, English and Foreign, Etc. London: John Murray, 1862c.

LONDON INTERNATIONAL EXHIBITION. The Popular Guide to the International Exhibition 1862. London: W.H.Smith & Son, 1862d.

LONDON INTERNATIONAL EXHIBITION. The London Illustrated News, Nov. 15, 1862e.

LONDON INTERNATIONAL EXHIBITION. Pictures, British and Foreign. Edinburgh: Blackwood, 1862f, p. 353-371.

MACHADO, L. G. Apresentação. I Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo. 2.ed. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1951.

MARTINS, S. Bursting on the Scene, Third Text, 26: 1, 2012, p.1-4.

NITTVE, L. Foreword. In BLAZWICK, Iowa (ed.) Century City: art and culture in the modern metropolis. London: Tate Publishing, 2001.

REZENDE, L. The Raw and the Manufactured: Brazilian Modernity and National Identity as Projected in International Exhibitions (1862–1922). PhD thesis, Royal College of Art, 2010.

PESAVENTO, S. Exposições Universais: espetáculos da modernidade de século XIX. São Paulo: Hucitec, 1997.

SCOVINO, F. Moacir dos Anjos and Agnaldo Farias in Conversation with Felipe Scovino. Third Text, 26:1, 2012, p. 5-15.

SEARLE, A. Guardian Weekly, February, 2001. Disponível em: https://www.theguardian.com/arts/critic/feature/0,1169,728585,00.html. Acesso: 20 de março 2019.

SQUEFF, L. Uma galeria para o Império: A Coleção Escola brasileira e as origens do Museu nacional de belas artes, São Paulo: Edusp, 2012.

SOUZA NEVES. M. de. Los escaparates del progreso: Brasil en las exposiciones internacionales del siglo XIX, in SCHUSTER, Sven (Ed.). La nación expuesta. Cultura visual y procesos de formación de la nación en América Latina. Bogotá: Editorial Universidad del Rosario, Escuela de Ciencias Humanas, 2014, p 83-100.

SCHUSTER, S. The ‘Brazilian Native’ on Display: Indianist Artwork and Ethnographic Exhibits at the World's Fairs, 1862-1889, RIHA Journal, 0127, 2015. Disponível em: http://www.riha-journal.org/articles/2015/2015-jul-sep/schuster-the-brazilian-native- on-display.

SPRICIGO, V. Anthropophagisme et historiographie. Marges, revue d'art contemporain, v. 23, 2016a, 10-22; Rumo a uma arqueologia das exposições, in CYPRIANO, F.; OLIVEIRA, M. (Ed.). São Paulo: Educ, 2016b, p 53-68.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Vinicius Spricigo

Downloads

Não há dados estatísticos.